Novo filme dos Trolls lucrou mais em VOD que anteriores nos cinemas!

Enquanto as salas de cinema se mantêm encerradas, os grandes estúdios foram forçados a repensar o lançamento de alguns dos filmes que tinham estreia marcada para o grande ecrã durante esta altura, onde o mundo está a lutar contra a pandemia Covid-19. Neste contexto, a Universal Pitures decidiu arriscar ao lançar Trolls: Tour Mundial directamente em VOD, acessível nas casas norte-americanas.

O aluguer do filme, com um valor de $19,99 dólares (cerca de 18,40€) para um acesso de 48 horas, provou ser um sucesso, tendo quase cinco milhões de alugueis em apenas três semanas, gerando mais receitas que as cinco semanas que o primeiro filme esteve em sala, de acordo com um artigo do Wall Street Journal.

Jeff Shell, executivo da NBCUniversal, diz que

os resultados de Trolls: Tour Mundial excederam as nossas expectativas e mostraram a viabilidade do VOD. Assim que os cinemas reabrirem, contamos em lançar filmes em ambos formatos.

Enquanto que as suas declarações são ambíguas o suficiente para prever qualquer estratégia de mercado, a verdade é que esta situação única forçou os estúdios a repensarem as suas formas de lançarem os filmes que distribuem.

Trolls: Tour Mundial já fez mais de 100 milhões de dólares, com a Universal a ficar com uma fatia maior das receitas, cerca de 80%, em contraste se tivesse estreado nas salas de cinema, que ronda os 50%, provando ser um modelo muito mais lucrativo.

  Notícias do IndieLisboa, Curtas de Vila do Conde e a estreia de "Anteu"

É igualmente importante realçar que nos E.U.A., Trolls: Tour Mundial, não teve qualquer tipo de competição a nível de lançamentos em VOD, sendo este um factor a ter em conta.

Entretanto a cadeia de cinemas multinacional AMC já ameaçou que não iria exibir mais nenhum filme da Universal nas suas salas dos Estados Unidos, da Europa (ao qual incluem os Cinemas UCI em Portugal) e do Médio Oriente. Em resposta, a Universal justificou a decisão sob o pretexto de impedir que o público tivesse a experiência de ver o filme, como também não impactar negativamente os seus parceiros e colaboradores.

O que isto significa a longo-prazo para as estreias? Ainda é muito cedo para sabermos, mas parece-nos que poderá ser uma alternativa a aliviar as muitas estreias semanais, podendo os estúdios dominar o grande ecrã e o cinema em casa, com filmes e públicos diferentes. As cadeias de cinema estão numa eterna luta contra os serviços de streaming, não querendo perder as parcerias estabelecidas pelos grandes estúdios.

Em Portugal, Trolls: Tour Mundial tem estreia marcada para 20 de Outubro.


O Guardião – Agente Secreto do Vaticano 1 – O Anjo de Malta

Ricardo Du Toit

Fã irrepreensível de cinema de todos os géneros, mas sobretudo terror. Também adora queimar borracha em jogos de carros.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *