Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Tex Vol. 1 – A Chicotada

TEX vol. 1: A CHICOTADA

Sempre com o objectivo de trazer o que de melhor a Nona Arte tem para oferecer, A SEITA orgulha-se de publicar Tex em Portugal, juntando-se assim a outras prestigiadas editoras que já editam as aventuras do mítico ranger em língua portuguesa. E, para isso, nada melhor do que esta coleção constituída por álbuns em formato franco-belga, que tem vindo a conquistar a adesão dos leitores e a recolher os favores da crítica. Histórias essencialmente auto-contidas, que podem ser lidas e apreciadas por todos, quer os mais familiarizados com a série, quer os que não a conhecem, e que, desta forma, têm a oportunidade de mergulhar no universo fascinante do maior herói do fumetto italiano, que preenche o imaginário de milhões desde 1948.

TEX vol. 1: A CHICOTADA

As histórias desta colecção seguem o ideário essencial de Tex como personagem, mas são apresentadas em aventuras extremamente dinâmicas e de uma qualidade gráfica excepcional, que se afastam dos cânones habituais da série. A dimensão épica das aventuras de Tex encontra-se nas longas viagens e cavalgadas, nos saborosos diálogos entre os protagonistas, com as sequências a estenderem-se página após página, mas nesta nova coleção existe outro ritmo narrativo e uma estrutura gráfica em tudo diferente (mais alta e ampla), com uma planificação menos rígida que privilegia uma maior velocidade dos acontecimentos, tudo com o firme objectivo de conquistar um público mais moderno e captar os leitores mais habituados a uma narração cinematográfica e televisiva.

E começamos com este A Chicotada, um álbum que estava previsto ter sido lançado em Fevereiro de 2020 em Itália, mas que acabou por ser adiado para o Verão e que, menos de um ano depois, A SEITA traz para Portugal. Uma aventura escrita por Pasquale Ruju, um dos autores fixos da equipa de Tex, e desenhada por Mario Milano, autor que os mais habituados já puderam apreciar num par de histórias do herói, mas que, desta vez, e nas palavras do editor Davide Bonelli “…pode exprimir ao máximo o seu talento na construção visual, com um estilo digno do grande Jean Giraud de Blueberry…”, sem esquecer as magníficas cores do veterano Matteo Vattani.

Sejam então bem-vindos ao universo de Tex Romanzi a Fumetti e desfrutem da edição portuguesa de A Chicotada, enriquecida, no seu interior, com um desenho original de Tex, feito propositadamente por Mario Milano para a edição portuguesa, bem como entrevistas aos autores e estudos de capas.

TEX vol. 1: A CHICOTADA  TEX vol. 1: A CHICOTADA

Nascido em 1962, Pasquale Ruju entra na equipa de autores de Dylan Dog em 1995, escrevendo um curto episódio, e estreia-se na série mensal em Maio de 1997 com Il richiamo della foresta, desenhado por Luigi Piccatto. Em seguida, escreve para Nathan Never, Martin Mystère e Tex, série onde se irá estrear em 2004. Firma-se na série a partir de 2010 com a aventura La prova del fuoco, desenhada por Ernesto García Seijas. Desde há uns anos, é um dos autores mais prolíficos de Tex. Em 2016, publica para as Edizioni E/O o seu primeiro romance, Un caso come gli altri, que se torna finalista do Premio Scerbanenco (que distingue o melhor policial publicado em cada ano em Itália) em 2016. Em 2017 e 2018 escreve, ainda para as Edizioni E/O, os romances Nero di mare e Stagione di cenere, ambos protagonizados pelo repórter Franco Zanna.

Mario Milano nasceu em Foggia em 1968. Depois da licenciatura, alterna a sua actividade de cenógrafo com a de autor de banda desenhada. A sua estreia propriamente dita ocorre em 1994, quando Milano começa a colaborar com a Sergio Bonelli Editore. Desenha para Zona X e, a partir de 1999, para Nick Raider, a que se seguirá Magico Vento. Para além do mercado italiano, colabora também com o mercado francês, nomeadamente com trabalhos para La Compagnie des ténèbres, para a Glénat, e Tuna Mara, para a Humanoïdes Associés. Entra na equipa de Tex desenhando Il villaggio assediato, uma aventura para a série mensal, e La pista dei Sioux, para um Color Tex. Paralelamente à sua actividade de desenhador, dedica-se também à ilustração e à pintura com aerógrafo.

Segundo MangaForever, um dos principais sites de BD de Itália:

…uma história amarga que se inclui na mais clássica tradição texiana. No centro da trama, seca e concisa, está o tema da vingança, um dos mais caros na literatura do western, especialmente a da Fronteira.

 

TEX vol. 1: A CHICOTADATEX vol. 1: A CHICOTADA

TEX vol. 1: A CHICOTADA
Argumento de PASQUALE RUJU e desenho de MARIO MILANO

A Seita
56 páginas a cores, capa dura, formato 20 x 28
ISBN 978-989-54880-3-2
PVP: 14€

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *