Steampunk Vs. FC: Dois Shoot ’em Ups em análise
Hoje trazemos uma batalha entre dois Shoot ’em Up (ou shmup), um é remake e o outro totalmente novo, quem ganhará? As análises aThe Legend of Steel Empire e Nephenthesys.
The Legend of Steel Empire (Switch)
Em The Legend of Steel Empire – uma nova versão do original Steel Empire, lançado para a Mega Drive em 1992. Em The Legend of Steel Empire, assumimos o papel de um piloto da República de Silverhead, a única nação com poder e bravura suficientes para impedir que o Império Motorhead subjugue todas as outras nações, com o mundo praticamente já todo aos seus pés.
A história não vai muito além deste contexto, já de si mais interessante que o habitual num shmup, em que o importante é a jogabilidade e o design dos níveis. Neste aspeto, o jogo brilha ao presentear-nos com a possibilidade jogarmos com dois estilos diferentes, na forma de um avião (para um jogo mais ágil e rápido, embora mais frágil) e um dirigível (mais lento, mas mais poderoso) — pessoalmente, visto que tenho os reflexos iguais aos de uma alforreca, preferi o dirigível, que me permitiu aguentar o dano constante e acumular poder de fogo suficiente para varrer tudo do mapa.
A ação é intensa, os níveis dinâmicos foram desenhados com intencionalidade e os inimigos são tão interessantes quanto diversificados, a atacar-nos tanto pelo ar como pela terra.
Em termos de gráficos e som, o jogo segue um estilo steampunk de um século XIX alternativo com uma palete de cores a seguir os seus habituais tons mais cobre e com uma apresentação sóbria, mas bonita. Os sons e a música não são inovadores nem impressionam, mas conseguiram realizar o truque de magia de me transportar para a infância e para os sons nostálgicos dos jogos de consola do início dos anos 90.
Os fãs de schmups mais maduros vão adorar este jogo desenvolvido pela Starfish-SD, embora a United Games Entertainment lhe tenha colocado uma etiqueta com um preço mais pesado. The Legend of Steel Empire está disponível para a Nintendo Switch por 24,99 €.
Plataforma testada: Nintendo Switch
Classificação: 7/10 (André Fachada)
Nephenthesys (PC, PS4, PS5, Switch, Xbox One, Xbox Series X|S)
Agora totalmente novo temos Nephenthesys (um nome complicado demas), onde após a construção da Base de Lançamento Lunar, a primeira missão a Marte foi iniciada. Contudo, ela foi interrompida quando a tripulação se deparou com um objeto não identificado com assinaturas de energia incomuns. Imediatamente, a missão mudou seu foco para recuperar o objeto e levá-lo em segurança de volta à base lunar, onde seria avaliado se era seguro transportá-lo para os laboratórios da Terra.
Portanto temos o tema favorito dos shoot ’em up, a ficção cientifica e temos de controla a nossa nave que podemos escolher entre 3, cada uma com um tipo de disparo diferente, para completar a missão a todo custo contra uma horda de inimigos extraterrestres!
Nephenthesys é um jogo de tiro vertical apresentado em estilo 3D de cima para baixo em ecrã panorâmico.
De resto, novidades temos muito poucas. Em vez de vidas temos uma barra de energia dividida em 4 que funciona exatamente como vidas e, por cada power up que apanhamos, a nossa capacidade de tiro vai aumentando assim como ganhamos uma barra de energia. Por isso temos 4 melhoramentos que correspondem às 4 vidas. Se formos atingidos pelo fogo inimigo, perdemos uma dessas “vidas” e o nosso poder de fogo também reduz para o anterior.
Temos ainda um canhão que nos dá um poder especial e mata tudo o que aparece no ecrã, mas a cena estúpida é que também perdemos quando ao acionamos, o que não sentido em usar. Para isso prefiro arriscar o pescoço e continuar a jogar normalmente porque pode ser que consiga passar os grandes apuros sem ser atingido.
A jogabilidade é muito boa. Os movimentos são rápidos sem ser demasiado, a velocidade de controlo e das naves inimigas equilibradas e corre tudo de forma fluida até chegarmos ao nível 3 onde o primeiro minuto tem um lag incompreensível e que o torna muito difícil de passar sem morrer várias vezes por falta de precisão de controlo.
Os gráficos são simples, tanto nos nos cenários como nas naves, mas infelizmente é tudo muito repetitivo. Não só a variedade de inimigos é curta e com pobre design, como também as coreografias vão se repetindo não só pelo nível fora, como também vão passando para os níveis seguintes, o que torna tudo muito maçador.
A banda sonora embora também um pouco repetitiva adequa-se bem ao jogo.
Conclusão, se o nome Nephenthesys é difícil de recordar, o próprio jogo também não irá ficar na memória de ninguém
É mais um produto fraco da Eastasiasoft, a €5.99
Plataforma testada: PS4
Classificação: 5/10 (Hugo Jesus)
Para terminar, queremos dizer para trazer algumas novidades aos shoot ’em up, porque se não, já temos centenas que jogar desde o Space Invaders de 1978!
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Co-criador e administrador do Central Comics desde 2001. É também legendador e paginador de banda desenhada, e ocasionalmente argumentista.