Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Rugas, de Paco Roca

Rugas é um dos livros mais premiados de Paco Roca, recebeu por exemplo o Prémio Nacional del Cómic 2008Prémio Gran Guinigi Festival Lucca 2008 (Itália) ou entre outros o Excellence Award 2012 Japan Media Art Festival. Nele são abordados temas como a velhice, o Ahlzeimer, a demência senil, a solidão ou o abandono. A 5 de abril a Levoir edita esta obra magistral que vai deixar o leitor surpreendido, pelo modo sensível, mas não sentimentalista com que o autor aborda os temas.

Vejam a galeria de imagens:

  • Rugas
  • Rugas
  • Rugas
  • Rugas
  • Rugas
  • Rugas

Emilio, é um antigo executivo bancário de 72 anos que ao começar a sofrer os primeiros sinais de Ahlzeimer, confundindo a casa com o banco e os familiares com os clientes, é internado num lar de idosos. Ali conhece outros idosos, cada um com o seu passado e com uma história de vida que já não interessa a ninguém. Miguel um dos utentes fica encarregado de lhe mostrar a casa e a rotina do lar, é deste modo que vamos conhecendo mais personagens como Antónia, ou Modesto, que está num avançado estado da doença e que brevemente subirá para o segundo piso da residência para onde vão as pessoas na fase final da doença.

A memória, esse componente tão frágil do corpo humano. Tão igual em todos os seres humanos e ao mesmo tempo tão diferente em cada um é tratada neste livro de um modo comovente, não sem por vezes com algum toque de humor negro provocando sorrisos no leitor.

O livro já foi adaptado ao cinema de animação:

Ao desenhar um casal de idosos num anúncio publicitário, Paco Roca vê-se na obrigação de os eliminar a pedido da agência que tinha encomendado o trabalho, porque os considerava antiestéticos. Explicaram-lhe que ninguém quer ver “velhos”. É então que o autor se dá conta de uma tremenda verdade: se a publicidade, que é o reflexo da sociedade vira as costas à velhice é porque o resto da sociedade também o faz. Para se vingar faz uma novela gráfica repleta de anciãos. Assim nasce Rugas.

Jiro Taniguchi refere-se deste modo à obra de Paco Roca. “Fiquei surpreendido com Paco Roca pela valentia e a sua técnica para abordar temas difíceis como a demência senil e a vida nos lares. Rugas é uma grande obra que se manifesta no poder que a arte do comic tem”

Rugas

Rugas
de Paco Roca
Levoir
112 págs, cor, capa dura
Formato: 170 mm x 240 mm
PVP: 21,90€
Compra Aqui com 10% de Desconto e Portes Grátis

Rugas Wook
Compra Aqui com 10% de Desconto e Portes Grátis

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.