Prémios Sophia 2022: os nomeados
Já são conhecidos os nomeados para os Prémios Sophia 2022, anunciou a Academia Portuguesa de Cinema.
Aos prémios, que reconhece o melhor da produção audiovisual em Portugal, O Último Banho, de David Bonneville, lidera a lista de nomeados ao receber 13 indicações, incluindo Melhor Filme, onde concorre com Bem Bom, de Patrícia Sequeira, nomeado em 12 categorias, Terra Nova, de Artur Ribeiro, com 9 indicações, e Sombra, de Bruno Gascon, que recebeu 8 nomeações. O Som Que Desce na Terra, de Sérgio Graciano, também recebeu 8 nomeações, e A Metamorfose dos Pássaros, de Catarina Vasconcelos, com 5.
Na apresentação dos nomeados, transmitida em directo nas redes sociais, foram entregues os prémios Nico que distinguem jovens talentos, atribuídos à actriz Bárbara Branco, à realizadora Catarina Vasconcelos, ao editor de som (pós-produção) Ivan Neskov, e ao actor José Condessa.
Os prémios Arte & Técnica foram para o realizador de animação Manuel Matos Barbosa e Cine Caravana, de Vanessa Alvarez. Já o Prémio Carreira foi atribuído ao realizador de animação Abi Feijó. O Prémio Sophia de Melhor Filme Europeu, que foi escolhido “por um colégio de críticos e jornalistas de cinema”, foi para Mais Uma Rodada, do realizador Thomas Vinterberg.
A cerimónia de entrega dos prémios da 11ª edição dos Prémios Sophia, que este ano celebra o cinema português de animação, vai decorrer no dia 18 de junho no Casino Estoril.
LISTA COMPLETA DE NOMEADOS
MELHOR FILME
Bem Bom
O Último Banho
Sombra
Terra Nova
MELHOR REALIZADOR
Bruno Gascon (Sombra)
Catarina Vasconcelos (A Metamorfose dos Pássaros)
David Bonneville (O Último Banho)
Patrícia Sequeira (Bem Bom)
MELHOR ACTRIZ PRINCIPAL
Ana Moreira (Sombra)
Anabela Moreira (O Último Banho)
Gabriela Barros (O Som Que Desce na Terra)
Lia Carvalho (Bem Bom)
MELHOR ACTOR PRINCIPAL
José Condessa (O Som Que Desce na Terra)
Martim Canavarro (O Último Banho)
Miguel Borges (Terra Nova)
Pedro Lacerda (Terra Nova)
MELHOR ACTRIZ SECUNDÁRIA
Ana Cristina Oliveira (Sombra)
Margarida Marinho (O Som Que Desce na Terra)
Margarida Moreira (O Último Banho)
Sara Carinhas (Bem Bom)
MELHOR ACTOR SECUNDÁRIO
Eduardo Breda (Bem Bom)
João Jesus (O Som Que Desce na Terra)
João Nunes Monteiro (Diários de Otsoga)
Raimundo Cosme (Sombra)
MELHOR DOCUMENTÁRIO EM LONGA-METRAGEM
A Metamorfose dos Pássaros
Prazer, Camaradas
Paraíso
Serpentário
MELHOR ARGUMENTO ORIGINAL
Bem Bom
O Último Banho
O Som Que Desce na Terra
Diários de Otsoga
MELHOR BANDA SONORA ORIGINAL
Sombra
Serpentário
O Último Banho
Terra Nova
MELHOR SOM
A Metamorfose dos Pássaros
O Último Banho
Bem Bom
Diários de Otsoga
MELHOR DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA
Terra Nova
Sombra
A Metamorfose dos Pássaros
O Último Banho
MELHOR DIRECÇÃO ARTÍSTICA
Diários de Otsoga
O Último Banho
Terra Nova
Bem Bom
MELHOR GUARDA-ROUPA
O Som Que Desce na Terra
O Último Banho
Bem Bom
Terra Nova
MELHOR MAQUILHAGEM E CABELOS
Bem Bom
O Som Que Desce na Terra
Terra Nova
O Último Banho
MELHOR MONTAGEM
A Metamorfose dos Pássaros
Sombra
Diários de Otsoga
Bem Bom
MELHOR CARACTERIZAÇÃO/EFEITOS ESPECIAIS
O Último Banho
O Som Que Desce na Terra
Bem Bom
Terra Nova
MELHOR DOCUMENTÁRIO EM CURTA-METRAGEM
Eunice ou Carta a Uma Jovem Atriz, de Tiago Durão
Saudade, de Tiago Iúri e Sandra Duarte Cardoso
Sopro, de Pocas Pascoal
Timkat, de Ico Costa
MELHOR CURTA-METRAGEM ANIMAÇÃO
A Menina Parada, de Joana Toste
A Mulher do Médico, de Bruno Simões
O Macaco, de Lorenzo Degl’Innocenti e Xosé Zapata
O Voo das Mantas, de Bruno Carnide
MELHOR CURTA-METRAGEM DE FICÇÃO
A Rapariga de Saturno, de Gonçalo Almeida
Cabra Cega, de Tomás Paula Marques
O Lobo Solitário, de Filipe Melo
We Won’t Forget, de Edgar Morais e Lucas Elliot Eberl
MELHOR SÉRIE/TELEFILME
Até Que a Vida Nos Separe
Auga Seca II
Glória
Pôr do Sol
PRÉMIO SOPHIA ESTUDANTE
Borderline, de Leonor Rocha Oliveira
Ímpar, de Laura Pires, Laura Equi e Marta Ribeiro
Os Magalhães, de Marco Bártolo
Punkada, Gonçalo Ferreira
Começou a caminhar nos alicerces de uma sala de cinema, cresceu entre cartazes de filmes e película. E o trabalho no meio audiovisual aconteceu naturalmente, estando presente desde a pré-produção até à exibição.