Porque estamos a ir menos ao cinema?
Considerada a sétima arte, o cinema é capaz de mobilizar milhares de pessoas em todo o mundo. Ir com a família, os amigos ou então com aquela pessoa especial assistir a um filme é um dos principais programas que há. No entanto, nos últimos anos, o número de espectadores tem diminuído.

Vários são os motivos que fazem as pessoas optarem por outros tipos de lazer e entretenimento ao invés de ir às salas de cinema. Um levantamento realizado pelo Instituto Nacional de Cinema e do Audiovisual (ICA) mostrou que houve uma queda de 4,5% — 870.558 espetadores — nas receitas das sessões portuguesas. O estudo considerou janeiro de 2024 em comparação com mesmo período de 2023.
Influência dos streamings
É possível dizer que a chegada dos streamings dificultou a vida da indústria cinematográfica. Muitas pessoas preferem ver os filmes em casa. Grande parte dos títulos que estão no cinema, tempos depois, estarão disponíveis nos streamings — além de que, muitas vezes, a questão financeira acaba a pesar no bolso do espectador.
Segundo a Marktest — empresa focada no estudo de mercado —, em 2025, metade das pessoas em Portugal têm assinaturas nas plataformas de streaming. Comparado com o cenário de 2021, houve um aumento de mais de 10% no uso deste tipo de serviço de entretenimento.
Outra grande vantagem dos streamings é que as pessoas podem assistir quando e onde quiserem, por meio de um smartphone ou pela televisão. Este fato oferece uma maior liberdade de escolha para os consumidores.
Demais concorrentes do cinema além dos streamings
Atualmente não faltam opções de lazer, algo que há décadas não acontecia com tamanha variedade. Há quem prefira assistir a eventos desportivos — seja em direto, presencialmente, ou mesmo de casa. Para quem gosta de se divertir no conforto do lar, diversas competições, principalmente as de futebol, podem ser encontradas na internet. Algumas delas são 100% gratuitas.
Os jogos eletrónicos, seja no computador, ou então smartphone, são possibilidades interessantes e que cada vez mais atraem novos adeptos. Há jogos de variados géneros, seja de desporto, aventura ou RPG, cada um com características e jogabilidades únicas para satisfazer os gostos de todo o tipo de público.
O apelo também pode ser observado nos jogos dos sites de casino online em Portugal. Os títulos encontrados neste tipo de plataforma dividem-se entre as categorias de slot games, crash games e jogos de mesa, com temáticas inspiradas até mesmo em títulos da indústria cinematográfica, como é o caso dos slots Joker Jewels e Go High Panda.
Fonte: Pexels
Resistência e estratégias
Para ser competitivo, o mercado de cinema procura reinventar-se. Nesse sentido, vários eventos que promovem a ida das pessoas ao cinema têm sido realizados. Destacam-se o Festival Internacional de Cinema de Lisboa e Estoril (LEFFEST), o DocLisboa e o Festival de Cinema de Lisboa (FEST).
Por fim, uma estratégia adotada recentemente é a de oferecer o acesso a salas de cinema por um preço reduzido. Chama-se Festa do Cinema, promovida pela Associação Portuguesa de Empresas Cinematográficas. Com promoções deste tipo, o mercado de cinema espera voltar a encher as sessões de filmes, como era no passado, e, assim, recolocar a sétima arte no seu lugar de destaque.
E para não perderes nada sobre o Central Comics no Google Notícias, toca aqui!
Além disso, podes seguir também as nossas redes sociais:
Twitter: https://twitter.com/Central_Comics
Facebook: https://www.facebook.com/CentralComics
Youtube: https://www.youtube.com/CentralComicsOficial
Instagram: https://www.instagram.com/central.comics
Threds: https://www.threads.net/@central.comics
Co-criador e administrador do Central Comics desde 2001. É também legendador e paginador de banda desenhada, e ocasionalmente argumentista.