Os primeiros destaques do Fantasporto 2019

O Fantasporto está de volta ao Rivoli com muito cinema por descobrir, desde grandes clássicos como estreias vindas de todo o mundo. Vejam aqui as algumas das relevações.

Fantasporto2019_poster

Nesta 39ª edição, estarão perto quase 200 filmes em exibição, oriundos de cerca de 60 países, reforçando um festival que tem tido um grande interesse internacional, com várias estreias Mundiais, Internacionais (só estrearam no país de produção) e Europeias; algo que acontece há muitas edições quando obras de David Fincher, Steven Spielberg ou Peter Jackson viram os seus primeiros filmes a serem exibidos no Fantasporto.

AlienO8Passageiro

As sessões especiais começam dia 19 e incluem Shining e Laranja Mecânica, marcando os 90 anos do nascimento de Stanley Kubrick e os 20 da sua morte, os 40 anos de Alien – O 8.º Passageiro e a celebração de 50 anos da estreia de Easy Rider, com oportunidades únicas de ver ou rever estes clássicos, tal como foram criados para o grande ecrã.

TheRussianBride_01

The Russian Bride de Michael S. Ojeda

O grande tema desta edição, Os Desafios da Modernidade, fazem reflectir uma programação de grande interesse, com filmes como The Panama Papers, de Alex Winter, sobre o poder dos média e o jornalismo de investigação que se encontrava na restrita lista dos potenciais candidatos aos óscares; School Service de Louie Lagdameo Ignacio, sobre a desumanização e a exploração da infância e  o filme de encerramento, The Russian Bride de Michael S. Ojeda, sobre a influência e os perigos online.

HisMastersVoice_01

His Master’s Voice de Gyorgy Palfi

O cinema nacional continua a estar em destaque no Fantasporto com a exibição de dezenas de filmes vindos de diversas universidades e escolas de cinema em Portugal, entre os quais a ESMAD (Escola Superior de Media Artes e Design), ESAP (Escola Superior Artística do Porto) e a ETIC (Escola de Tecnologias Inovação e Criação), com realce ainda para as que entram pela primeira vez, a Universidade da Beira Interior, a Universidade da Madeira e o Instituto Português de Fotografia. Estarão no total 57 filmes portugueses em concurso.

FantasyOfTheDeerWarrior_01

Fantasy of The Deer Warrior de Ying Chang

No que toca a retrospectivas, Taiwan e Hungria são os dois países homenageados nesta edição. TAIWAN -THE CHANGING FACE OF FEMININITY IN 60’S TAIWAN conta com a apresentação de vários clássicos em cópias restauradas, uma pareceria com o Taiwan Film Institute, entre eles três filmes Lin Tuan-Chiu em Estreia Internacional. HUNGRIA- THE NEW GENERATION, por outro lado, foca no cinema mais recente deste país, destacando o último filme do vencedor do Fantasporto de 2015 , Karóly Meszáros com X-The Exploited; e His Master’s Voice de Gyorgy Palfi.

  • O Fantasporto 2019 decorre de 19 de Fevereiro a 3 de Março no Teatro Rivoli.
  Cinema: Crítica - Lugares Sagrados (2019)

Ricardo Du Toit

Fã irrepreensível de cinema de todos os géneros, mas sobretudo terror. Também adora queimar borracha em jogos de carros.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *