Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Os Maias – Clássicos da Literatura em Banda Desenhada vol. 11

Os Maias, de Eça de Queirós,, uma das maiores obras da literatura da língua portuguesa, tem agora uma adaptação para a banda desenhada pelo autor Canizales, em mais um volume da colecção Clássicos da Literatura em Banda Desenhada, da Levoir e RTP.

Os Maias Banda Desenhada

Em 1884 são publicados no Correio da Manhã e no Jornal do Comércio os primeiros excertos do grande romance, Os Maias. Esta obra, que já foi adaptada para o cinema, para séries televisivas, em Portugal e no Brasil, vai sair em banca e nas livrarias a 24 de agosto com a chancela da Levoir e da RTP, que a apresentam em Banda Desenhada, incluída na coleção Clássicos da Literatura em BD. Do livro fazem parte um dossier pedagógico com a biografia do autor, o percurso da obra e o contexto histórico.

Os Maias

As imagens do dossier foram gentilmente cedidas pela Fundação Eça de Queiroz e pelo Museu Rafael Bordalo Pinheiro.

José Maria de Eça de Queirós nasceu na Póvoa do Varzim no dia 25 de novembro de 1845. Escritor, diplomata, advogado e jornalista, Eça de Queirós é um dos romancistas mais importantes da literatura de língua portuguesa do século XIX e de todos os tempos, sendo um modernizador do fazer literário e autor de um estilo único.

Nos finais do séc. XIX Afonso da Maia regressa a Lisboa com o seu neto, Carlos. Médico, herdeiro e descendente de uma família da nobreza beirã, o jovem Carlos vive num mundo de luxo e fausto. Conhece a jovem Maria Eduarda por quem se apaixona, mas este é um amor impossível.

Os Maias é um drama familiar intenso, absorvente e apaixonado. Revelando-se como uma profunda crítica à sociedade da época, sendo para tal efeito utilizadas personagens tipo que representam a mentalidade e comportamentos vigentes na sociedade lisboeta da segunda metade do século XIX. Ao longo da obra são criticados os vícios da sociedade, a corrupção, a traição, as relações incestuosas, a futilidade, entre outros aspetos.

Eça de Queirós apresenta-nos uma obra de envergadura monumental que nos desvenda como nenhuma outra as suas ideias, os seus sentimentos, e a sua revolta contra a tolice, o ridículo e a vaidade humana.

Características Vol. 11
Adaptação e Argumento – Canizales e José de Freitas
Desenho/Cores – Canizales
Preço – 10,90€
Nº páginas – 64
Cor
Capa dura
Formato – 210 x 285 mm
PVP: 10,90€

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *