“A Princesa Mononoke” regressa aos cinemas
Um clássico intemporal do Studio Ghibli de volta aos maiores ecrãs dos cinemas. A Princesa Mononoke regressa aos cinemas IMAX.
Os fãs da animação japonesa têm motivos para comemorar: A Princesa Mononoke, uma das obras-primas do Studio Ghibli, regressa aos cinemas, agora em formato IMAX. A reposição, resulta da celebração mundial dos clássicos do estúdio, promete uma experiência ainda mais imersiva, trazendo a grandiosidade visual e emocional do filme como nunca vista.
Lançado originalmente em 1997 e realizado pelo lendário Hayao Miyazaki, A Princesa Mononoke rapidamente tornou-se num marco na história da animação. A história acontece no Japão feudal e acompanha Ashitaka, o jovem guerreiro do clã Emishi que é amaldiçoado ao defender a sua aldeia de um demónio criado pela violência humana. Assim, viaja até à região controlada pelo clã Tatara na esperança de compreender a maldição que lhe fora posta, antes que esta o mate.
O que Ashitaka vai encontrar é um conflito entre os humanos e os deuses da floresta. Apanhado no meio do conflito, Ashitaka conhece San, a Princesa Mononoke. Esta rapariga, criada por lobos, fará tudo o que puder para acabar com os humanos que ameaçam a floresta. Ashitaka colocar-se-á entre San e Lady Eboshi, a líder do clã Tatara, procurando um meio de terminar a guerra.
A Princesa Mononoke chegou à Europa depois de se ter tornado num estrondoso sucesso no Japão. Inspirando-se em velhas histórias japonesas do século XV, Hayao Miyazaki, escreveu e realizou uma épica e heróica fantasia que, nas suas belas e sumptuosas imagens bem como no seu sinuoso e fascinante enredo, cria uma admirável reflexão.
Na estreia nos cinemas portugueses, A Princesa Mononoke recebeu críticas bastante positivas. A qualidade da animação, a narrativa e a banda sonora, composta por Joe Hisaishi, impressionaram tanto a crítica especializada quanto o público, conquistando uma legião de fãs em Portugal. Passados mais de 20 anos, o filme continua a ser lembrado como uma das mais belas obras de animação projectadas nos cinemas portugueses.
A Princesa Mononoke arrecadou mais de 160 milhões de dólares nas bilheteiras de todo o mundo, tornando-se à época o filme mais rentável da história do Japão, até ser superado por outro clássico de Miyazaki, A Viagem de Chihiro (2001).
A nova exibição em IMAX promete resgatar toda a grandiosidade em detalhes ainda mais impressionantes, fazendo justiça à beleza visual do filme, conhecida pelos cenários deslumbrantes e sequências de acção. Para os fãs originais, será a oportunidade de rever este clássico de forma inédita; para os novos espectadores, é a oportunidade de descobrir os motivos pelos quais A Princesa Mononoke continua a encantar gerações.
O regresso de A Princesa Mononoke aos cinemas IMAX é, sem dúvida, uma celebração da arte e da magia do Studio Ghibli — e uma experiência cinematográfica imperdível. Para já, é conhecida a data para o egresso aos cinemas norte-americanos, a 26 de março. Aguarda-se saber se os cinemas portugueses vão receber a reposição da cópia restaurada em 4K.
Para os fãs portugueses e brasileiros, A Princesa Mononoke, assim como toda a filmografia do Studio Ghibli, está disponível na plataforma de streaming Netflix.
Começou a caminhar nos alicerces de uma sala de cinema, cresceu entre cartazes de filmes e película. E o trabalho no meio audiovisual aconteceu naturalmente, estando presente desde a pré-produção até à exibição.