Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

O Livro de Boba Fett: a equipa responsável pela expansão de Star Wars

Já está disponível no Disney+ O Livro de Boba Fett, a nova série original do Universo de Star Wars criada pela Lucasfilm exclusivamente para o serviço de streaming.


A produção, situada na linha temporal de The Mandalorian, acompanha o enigmático caçador de recompensas Boba Fett (Temuera Morrison) numa jornada com a mercenária Fennec Shand (Ming-Na Wen) pelo submundo da galáxia, no regresso às areias de Tatooine para reivindicar o território outrora governado por Jabba the Hutt e o seu sindicato do crime.

Surpreendentemente anunciada numa sequência nos créditos finais do último episódio da segunda temporada de The MandalorianO Livro de Boba Fett é resultado da união de forças de uma equipa integrada por nomes que já são sinónimos de Star Wars deste novo milénio, e talentos  de renome que se juntam ao universo para deixar uma marca única.

Vamos conhecer quem está este envolvido nos novos capítulos do Universo de Star Wars.

Para Temuera Morrison, interpretar o personagem de Boba Fett abre uma nova era na sua história com a saga, pois décadas antes ele deu vida a Jango Fett – pai de Boba – em Star Wars: Episódio II – O Ataque dos Clones (2002) e interpretou vários soldados clones em Star Wars: Episódio III – A Vingança dos Sith(2005).

Agora, Morrison diz que a sua participação em O Livro de Boba Fett é um “regresso emocionante”. “Vestir esta armadura dá uma sensação de poder”, diz.

Boba Fett (Temura Morrison) em “O Livro de Boba Fett”

Para Ming-Na Wen, dar vida à Fennec Shand é simplesmente um sonho realizado. Tal como Boba, a sua personagem apareceu na primeira temporada de The Mandalorian, quando regressou à vida com a ajuda de Fett. Com Shand agora em dívida com Fett, a dupla apoderou-se do Palácio de Jabba no final da segunda temporada de The Mandalorian, preparando o palco para os acontecimentos de O Livro de Boba Fett.

Investi muito de mim mesma neste papel. É realmente um papel que sonhei a vida inteira. Sou uma grande fã de Star Wars e fazer parte do legado de Boba Fett deixa-me sem palavras”, comenta Wen. Já Morrison diz que “como um par, eles têm uma química incrível. “

Fennec Shand (Ming-Na Wen) e Boba Fett (Temura Morrison) em “O Livro de Boba Fett”

O Livro de Boba Fett foi criado por Jon Favreau e o argumento desenvolvido por Favreau e Dave Filoni, a dupla responsável por The Mandalorian, a aclamada primeira produção original de Star Wars criada para o Disney+.
Favreau e Filoni começaram a idealizar a nova série enquanto desenvolviam The Mandalorian, imaginando O Livro de Boba Fett como uma obra que completaria a série.
A dupla está, sem dúvida, entre os responsáveis pelo caminho que a saga Star Wars já percorre neste novo século, assim como pelos novos fãs conquistados nos anos mais recentes.

Jon Favreu e Dave Filoni

Para além de criar, desenvolver e co-realizar The Mandalorian e O Livro de Boba Fett, Favreau está no comando de Ahsoka, a aguardada nova série de Star Wars que chegará em breve no Disney+, e conta com uma extensa trajetória  na Marvel Studios.
Parte importante na formação e expansão do Universo Cinematográfico da Marvel, Favreau dirigiu os sucessos Homem de Ferro (2008) e Homem de Ferro 2 (2010), e foi um dos produtores executivos em Os Vingadores (2012), Vingadores: A Era de Ultron (2015), Vingadores: Guerra do Infinito (2018) e Vingadores: Endgame (2019).
Para a Disney, Favreau realizou o aclamado filme live-action O Livro da Selva (2016), assim como o filme que combina imagens reais com a tecnologia CGI (sigla em inglês para imagens geradas por computadores) O Rei Leão (2019).

Jon Favreau, Dave Filoni e George Lucas nas filmagens de “The Mandalorian”

Dave Filoni, por sua vez, faz parte do universo de Star Wars desde 2015, quando foi convocado por George Lucas para construir ao seu lado o estúdio de animação da Lucasfilm e criar a primeira série da casa: Star Wars: A Guerra dos Clones (2008). Desde então, Filoni desenvolveu as emblemáticas séries de animação Star Wars Rebels (2014) e Star Wars: Resistence (2018), e mais recentemente deu vida à série original Disney+ Star Wars: O Lote Estragado (2021). Assim como Favreau, Filoni é criador, argumentista e produtor executivo de Ahsoka.

Juntando-se a Favreau e Filoni como produtores executivos de O Livro de Boba Fett estão Kathleen Kennedy (Presidente da Lucasfilm), Colin Wilson e Robert Rodríguez.

Enquanto desenvolviam a nova história de Boba, Favreau e Filoni concordaram que o cineasta Robert Rodríguez era o candidato ideal para dar vida à nova série. Rodríguez realizou o episódio “A Tragédia” da segunda temporada de The Mandalorian, e eles ficaram encantados como o realizador abordou o personagem Boba Fett.

Robert Rodriguez posa com a adorada personagem nas filmagens de “The Mandalorian”

Rodríguez pensava que Favreau e Filoni queriam que ele realizasse um ou dois episódios da nova série, mas a dupla queria mais: queriam incorporá-lo como produtor executivo e que ele tivesse uma participação maior na série. “Foi um dos melhores telefonemas que podes receber. Foi incrível ter a oportunidade de estar envolvido numa série com meus personagens preferidos de Star Wars e trabalhar novamente ao lado de Jon e Dave, que são os maiores colaboradores e visionários que alguém poderia esperar encontrar e ter a alegria de trabalhar”, afirma Rodríguez.

James Cameron e Robert Rodriguez nas filmagens de “Alita – Anjo de Combate”

Natural de San Antonio, Texas, Rodríguez fez sua entrada triunfal no mundo do cinema independente americano com o lançamento de seu primeiro filme El Mariachi (1992), vencendo o prestigioso Prémio do Público do Festival de Cinema de Sundance de 1993.

A partir de então, Rodríguez atuou como roteirista, produtor e diretor de filmes reconhecidos como Desperado (1995), como ANtonio Banderas e Joaquim de Almeida, Aberto Até de Madrugada (1996), Mistério na Faculdade (1998), Era Uma Vez no México (2003), As Aventuras de Sharkboy e Lavagirl (2005) e a saga Spy Kids. Além disso, colaborou com o diretor James Cameron na adaptação para cinema de Alita: Anjo de Combate (2019), produzida por Cameron e realização de Rodríguez.

Fennec Shand (Ming-Na Wen) e Boba Fett (Temura Morrison) em “O Livro de Boba Fett”

“Robert foi muito importante em todo o processo de dar vida ao Boba. Ele tinha uma predileção especial pelo personagem e chegou a fazer os seus próprios “animatics” com bonecos. Ele é um especialista, é um Jedi. Robert conhece bem o material e sabe o que quer alcançar. Ele tem uma grande ligação com o legado”, diz Dave Filoni.

Robert Rodriguez a demonstrar indicações nas filmagens de “O Livro de Boba Fett”

Filoni não está apenas orgulhoso do trabalho de Rodríguez na nova série, mas a sua admiração vai também para os restantes embros da equipa “Sinto que temos a equipa de pessoas certas em todos os níveis, não apenas na frente ou por trás das lentes, mas também no desenvolvimento, no design e em outras áreas”, diz, acrescentando emocionado: “Quando ando pelo estúdio, vejo pessoas extraordinárias dedicadas a trazer estes personagens para o ecrã. Isso significa algo para eles, e Jon e eu queremos que signifique algo para as pessoas que estão a trabalhar na série, porque acredito que o público vai sentir no ecrã o que vem destas pessoas que produzem estas séries maravilhosas”.

Jennifer Beals em “O Livro de Boba Fett”

Rodríguez diz que adora trabalhar com Ming-Na Wen. “Ela é o complemento perfeito de Boba. Eles são o equilíbrio ideal”, diz.
Sobre Morrinson, Rodríguez acrescenta “Temmy traz todos os aspectos de si mesmo quando interpreta o personagem. Acho que o público fica surpreso com o quanto este personagem é simpático por causa de Tem”.

Bryce Dallas Howard orgulhosa com a claquete de “O Livro de Boba Fett”

O mais recente episódio de O Livro de Boba Fett (Episódio 5) traz novamente Bryce Dallas Howard como realizadora de um episódio do Universo de Star Wars.
A filha do premiado Ron Howard (Uma Mente Brilhante, Han Solo – Uma História de Star Wars) já tinha assinado a realização de dois episódios de The Mandalorian.

Bastidores Mandalorian Bryce Dallas Howard
Bryce Dallas Howard com Gina Carano nas filmagens de “The Mandalorian”

Este ano veremos ainda Bryce Dallas Howard no grande ecrã novamente como Claire Dearing no muito antecipado Mundo Jurássico: Domínio.

O Livro de Boba Fett já está disponível no Disney+, com novos episódios todas as quartas-feiras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.