Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

O Dia Mais Curto celebra a 10ª edição

Dia Mais Curto está de volta!
A grande festa da curta-metragem regressa em dezembro, com uma especial edição de aniversário, repleta de celebrações e um programa à altura desta década de existência.



Anualmente, entre 21 e 22 de dezembro, o Inverno chega ao hemisfério Norte do globo terrestre. Esta transição, que dá pelo nome de Solstício de Inverno, assinala também o dia mais curto do ano e é a partir desta data que a duração do dia começa a crescer. Desde há muito, este acontecimento astronómico é um momento celebrado pelos povos de culturas ancestrais, pagãs e pelos antigos romanos, e simbolizava o início do triunfo da luz sobre as trevas.

“O Teu Nome É” de Paulo Patrício foi exibido na última edição do evento

Sendo o Cinema, desde a sua génese, composto por imagens em movimento reproduzidas através da luz e sombra, resgataram-se as tais tradições ancestrais para celebrar, n’O Dia Mais Curto do ano, este formato criativo da Sétima Arte: a curta-metragem. A ideia, teve origem em França, em 2011, e rapidamente alcançou uma ampla dimensão internacional. Atualmente, O Dia Mais Curto é comemorado em todo o mundo com milhares de sessões de cinema e cada vez mais espectadores.



Em Portugal, o evento é coordenado novamente pela Agência da Curta Metragem, que pretende dar continuidade a este projeto, trabalhando no sentido de o melhorar, consolidar e aumentar a diversidade das atividades propostas, com o fim de atrair o maior número de cinéfilos.

“Luz de Presença” de Diogo Costa Amarante foi uma das curtas-metragens exibidas na edição do ano passado


Esta iniciativa, que, é já uma tradição, tem atraído cada vez mais audiências, tendo totalizado em 2021, 2800 espectadores nos mais variados locais de projeção (cinemas, bibliotecas, museus, televisões, transportes públicos, entre outros). A dimensão internacional d’O Dia Mais Curto, atualmente, celebrado em simultâneo em dezenas de países, prova que o Cinema é uma linguagem universal.

“Dodu – O Rapaz Cartão” de José Miguel Ribeiro foi exibido na edição do ano passado


O Dia Mais Curto regressa em dezembro de 2022, com uma especial edição d0 10º aniversário, repleta de celebrações e um programa à altura desta década de existência. Celebrar o cinema e o seu formato mais criativo e original, a curta metragem, e levá-lo a lugares onde habitualmente este não estaria presente é a principal missão da organização!
Aguarde-se pelo anúncio da programação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.