Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Nova edição de “Balada para Sophie”, chega na próxima semana

Elogiado pela crítica e pelos leitores, Balada para Sophie, de Filipe Melo Juan Cavia, regressa a 15 de Junho às livrarias numa nova edição, que marca a entrada dos autores no catálogo da Companhia das Letras.

Uma deslumbrante novela gráfica de uma das duplas mais consagradas da Banda Desenhada em Portugal

A vida de Julien Dubois, pianista de sucesso, confunde-se com a história da Europa do século XX. Desencantado e misantropo, vive a reforma numa velha mansão, com um gato e uma governanta por companhia.

Um dia, é visitado por uma jovem jornalista que o incita a contar a sua verdadeira história. Nas paredes da casa, saturadas de fumo de cigarro e de velhas memórias, ressoa a confissão de uma vida feita de rivalidade, desamor e arrependimento.

«Vindos da música e do cinema, Filipe Melo e Juan Cavia acabaram com a ideia de que a BD é um negócio arriscado em Portugal. Balada para Sophie tem o fôlego de um romance – e música lá dentro.»
Sara Figueiredo Costa – Expresso

«Balada para Sophie é a mais ambiciosa e bela criação da dupla composta pelo argumentista português e o desenhador argentino. A história de um pianista que luta contra o pior dos vilões: ele próprio.»
Gonçalo Frota – Público

«A novela gráfica de Filipe Melo e Juan Cavia é uma história de redenção e de amor pela música.»
Hugo Torres – Time Out

Finalista para Prémio do Livro do Ano Bertrand

BALADA PARA SOPHIE – Nova Edição
de Filipe Melo e Juan Cavia
Edição: Companhia das Letras Portugal
320 páginas
PVP c/IVA: 36,00 €
Nas livrarias a 15 de Junho

Filipe Melo é músico, realizador de cinema e autor de banda desenhada. Desenvolveu desde cedo uma paixão pelo piano e pela improvisação. Estudou no Hot Clube de Portugal e, mais tarde, no Berklee College of Music, em Boston. Depois de muitos anos como pianista, tornou-se também compositor e orquestrador. Actualmente, ensina na Escola Superior de Música, em Lisboa. Na área do cinema, foi o criador de vários projectos de culto: I’ll See You in My Dreams, curta-metragem vencedora do Fantasporto, Um Mundo Catita e Sleepwalk, curta vencedora do Prémio Sophia da Academia Portuguesa de Cinema.

Nos EUA, escreve para a lendária antologia Dark Horse Presents, ao lado de nomes como Frank Miller e Mike Mignola. Em 2019, recebeu o troféu de honra do festival Amadora BD. Colabora com Juan Cavia há mais de uma década, e a dupla tem já vários livros publicados, em Portugal e no estrangeiro.

Juan Cavia trabalha como director de arte e ilustrador desde 2004. Estudou cinema e, em paralelo, desenvolveu conhecimentos de ilustração e pintura, disciplinas que treinou desde tenra idade com o seu mentor, o ilustrador argentino Carlos Pedrazzini. Aos 21 anos iniciou uma carreira como director de arte. Desde então, fez publicidade, TV, videoclipes, teatro e nove longas-metragens, entre as quais se destaca O Segredo dos Seus Olhos, de J. Campanella (vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, em 2010). Colabora com Filipe Melo há mais de uma década, e a dupla tem já vários livros publicados, em Portugal e no estrangeiro.

2 thoughts on “Nova edição de “Balada para Sophie”, chega na próxima semana

  1. O que é que esta edição tem de diferente em relação à primeira? Espero que num mercado pequeno como é o nosso não tenham a tentação de começar a fazer edições especiais a torto e a direito adicionando páginas com desenhos e afins e sem trazer grande valor acrescentado. os nerds portugueses não tem o poder de compra dos americanos… Comprei a 1a edição espero que a razão de existência desta NOVA seja porque a outra teve boas vendas e esgotou e não por qualquer outra razão. Parabéns aos autores adorei os livros do dog Mendonça e do pizzaboy e este num registo completamente diferente é mesmo muito bom.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *