Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Este filme já passou os mil milhões de dólares de bilheteira

Após algumas ameaças, a indústria cinematográfica chinesa está a apresentar ao mundo o maior sucesso de bilheteira de 2025: Ne Zha 2!

Ne Zha 2

O divertido espectáculo da animação chinesa Ne Zha 2 superou todas as expectativas, e atingiu um lugar de sucesso sem paralelo na indústria. Estreado nas festividades do Novo Ano Chinês, Ne Zha 2 arrecadou mais de 905 milhões de dólares nos cinemas chineses, em apenas 9 dias de exibição. É uma situação singular, dado que este não é um filme em língua inglesa nem dominado pelas receitas em dólares americanos.

Atualização: Ne Zha 2 tornou-se o primeiro filme de sempre a ultrapassar mil milhões de dólares num único mercado.

Por isso, quando o Universo Cinematográfico da Marvel estrear Capitão América: Admirável Mundo Novo (a 13 de fevereiro em Portugal) as bilheteiras de todo o mundo vão precisar de muitas lotações esgotadas para conseguirem superar este êxito da animação chinesa. E seria uma enorme surpresa se o novo filme da Marvel Studios conseguisse tão significativo valor de receita nas bilheteiras.

Olhando para um “sucesso” de Hollywood recente: Mufasa: O Rei Leão, em 7 semanas de exibição, acumulou globalmente 655 milhões de dólares.  Nas últimas semanas, apenas Vaiana 2 obteve melhor resultado nos cinemas de todo o mundo, superando os nove dígitos (1 037 850 920 US$ a 8 de fevereiro, segundo o portal IMDb). Mesmo assim, Vaiana precisou de 10 semanas de exibição para obter um resultado melhor que esta surpresa da animação chinesa.

É a comparação de números que coloca Ne Zha 2 num surpreendente patamar de sucesso!

Ne Zha 2

Ne Zha 2
é a continuação das aventuras do jovem, nascido com poderes únicos e recrutado para enfrentar os demónios, como conhecido no filme Nezha de 2019.

Vagamente inspirado no clássico da literatura chinesa do Século XVII, Investidura dos Deuses – uma das primeiras grandes obras a explorar o universo de divindades e demónios dentro das tradições do taoísmo e do budismo – e recuperando contos tradicionais da cultura local, o filme realizado por Yu Yang marcou uma nova era para o cinema de animação chinês.

O resultado foi um sucesso a divertir e a emocionar as plateias.

Ne Zha 2

Em 2025, Nezha regressa aos ecrãs dos cinemas para superar o destino (em 143 minutos).
A história do herói trágico que regressa para junto do pai apresenta uma abordagem moderna: ele transforma-se num jovem rebelde que desafia os deuses para reescrever o seu próprio destino. Essa reinvenção repercute o espírito da juventude contemporânea, que mesmo ameaçando destruir o céu e a terra continua a rejeitar rótulos e a procurar as suas escolhas.

O filme recupera elementos do nosso dia-a-dia, como “memes”, gírias actuais e até o sotaque característico da província chinesa do mentor de Ne Zha. Esta fusão entre a cultura pop e a tradição aproxima a mitologia chinesa do público jovem e fortalece uma identidade cultural única.



Com Yu Yang novamente a assumir a realização, Ne Zha 2 é produzido pela Enlight Pictures. O investimento no filme e a distribuição nos cinemas chineses é da Enlight Media, que tem visto disparar o valor das suas ações na Bolsa de Shenzhen.

Ne Zha 2, intitulado em português como Nezha: O Renascimento da Alma, não tem previsão para estrear nos cinemas portugueses. Como Ne Zha refere: “Sou o mestre do meu próprio destino”.

Ricardo Lopes

Começou a caminhar nos alicerces de uma sala de cinema, cresceu entre cartazes de filmes e película. E o trabalho no meio audiovisual aconteceu naturalmente, estando presente desde a pré-produção até à exibição.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Verified by MonsterInsights