‘Natureza Humana’ premiado em Roterdão
O filme Natureza Humana, de Mónica Lima, teve a sua estreia mundial na Competição Ammodo Tiger da 52.ª edição do Festival Internacional de Cinema de Roterdão (IFFR), que está a decorrer desde 25 de janeiro, e no âmbito da qual trouxe ontem o principal prémio para casa, atribuído este ano a 3 filmes.
O prémio foi atribuído a Portugal pelo segundo ano consecutivo. Em 2022, foi Pedro Neves quem venceu a competição Ammodo Tiger, com o filme Tornar-se um Homem na Idade Média (Portugal, FIC 22′).
Natureza Humana, realizado por Mónica Lima, parte de um apartamento numa cidade em confinamento, para expandir um dia entre o início da primavera e o fim do verão, na vida de desencontros de um casal.
O filme é interpretado por João Vicente, Crista Alfaiate, Maria Marques, Marco Paiva, Mafalda Jara e Lucas Branco Lima.
Natureza Humana é produzido pela produtora Uma Pedra no Sapato, em co-produção com a DFFB e a New Matter Films.
Mónica Lima estudou Artes-plásticas/Pintura em Lisboa e Escrita e Realização em Praga e Berlim. As suas curtas- metragens O Silêncio entre Duas Canções, Viktoria e Verão Saturno foram exibidas em diversos festivais internacionais e nacionais (Angers Premiers Plans, Leuven, Dresden, Vila do Conde) e distinguidas com prémios e menções. Profissionalmente tem trabalhado como argumentista e script advisor, assim como assistente de realização em cinema e publicidade. Encontra-se atualmente a desenvolver a sua primeira longa-metragem de ficção, que recebeu o apoio financeiro para Escrita e Desenvolvimento do ICA, tendo sido ainda selecionada para o Les Arcs Talent Village e para a residência de Escrita e Realização do Oxbelly Lab (Sundance/Faliro House).
Começou a caminhar nos alicerces de uma sala de cinema, cresceu entre cartazes de filmes e película. E o trabalho no meio audiovisual aconteceu naturalmente, estando presente desde a pré-produção até à exibição.