O Dia Mais Curto

Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Nalgas Film Festival: a 1ª edição

O podcast de cinema Nas Nalgas do Mandarim em parceria com a iniciativa Passos no Escuro apresenta a primeira edição do Nalgas Film Festival, um festival de cinema com nome ousado e duração atípica: todos os eventos e visionamentos do certame acontecerão durante um único dia: o próximo dia 3 de Dezembro de 2022, Sábado.

Com base no Cinema Passos Manuel no Coliseu do Porto, serão vários os motivos de interesse para aqueles que visitarem o festival. Para marcar o arranque do mesmo, a abertura de portas às 16h00 é acompanhada por uma Feira do Colecionador que terá presente vários colecionadores de memorabilia cinéfila – com destaque para formatos físicos como DVDs, VHS ou Blu-Rays – a expôr para trocas ou vendas parte das suas colecções.
Para abrir as hostilidades no grande ecrã do Passos Manuel, e aproveitando a presença de tantos cinéfilos que não trocam as suas prateleiras pelas mais diversas plataformas de streaming disponíveis no mercado, será exibido em estreia absoluta o trabalho Streaming vs Colecionismo, do conceituado canal de youtube Cineblog, de JB Martins.

Seguem-se a partir das 17h30 a exibição de várias curtas-metragens nacionais com especial destaque para os mini ciclos dedicados às filmografias do açoriano Francisco Lacerda, com Freelancer (2017), Karaoke Night (2019) e Cemitério Vermelho (2022) e do multifacetado Filipe Melo, com Sleepwalk (2018) e O Lobo Solitário (2021). O festival irá ainda marcar a estreia absoluta na cidade do Porto dos mais recentes trabalhos de Luís Alves, O Caso Coutinho (2022) e  The Muppet-Face (2022) de Ricardo Machado.

Depois de uma pausa para jantar, o Nalgas Film Festival retoma a partir das 21h00h com os lançamentos e sessões de autógrafos com os autores de três livros: o mais recente anuário do Videoclube do Sr. Joaquim, o livro Cinememórias, de O Rato Cinéfilo e a obra de banda-desenhada Quarentugas, de André Oliveira e Pedro Carvalho.

Para encerrar o festival, a promessa dos organizadores de uma sessão única e “inesperadamente interactiva” do clássico de culto de 1987 do já falecido realizador espanhol Bigas Luna, Anguish. Um filme dentro de um filme, passado numa sala de cinema, exibido, como merece ser, numa sala de cinema.

“Anguish” de Bigas Luna

Já estão disponíveis para reserva antecipada os bilhetes para o festival – limitados à lotação da sala, cerca de 150 lugares – através do e-mail nalgasfilmfestival@gmail.com com primeiro e último nome e número de bilhetes pretendidos. Preço único de 6€ por bilhete, dando este acesso a todos os eventos do festival.

16h00 Feira do Colecionador

17h15 Streaming vs. Colecionismo

17h30 The Muppet-Face

17h45 O Caso Coutinho

18h10 Freelancer

18h30 Karaoke Night

18h40 Cemitério Vermelho

19h00 Sleepwalk

19h15 O Lobo Solitário

21h15 Cinememórias, O Anuário do Videoclube do Sr.Joaquim, Quarentugas

22h15 Anguish


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *