Curtas de Vila do Conde

Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

MOTELX: Reveladas as novidades da 17ª edição

O terror regressa à capital de 12 a 18 de Setembro, com a 17ª edição do MOTELX – Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa. Revelado na já habitual mítica conferência de imprensa de Julho, já sabemos algumas das novidades que vêm daí.

O grande destaque, para já, é a vinda de Brandon Cronenberg ao festival, no âmbito de apresentar, não só a sua mais recente obra, Infinity Pool, como também os outros dois filmes que fazem parte do seu percurso, numa retrospectiva que inclui Antiviral de 2012 e Possessor de 2020. O cineasta canadiano irá também estar presente numa Masterclass única, onde fãs e curiosos possam conhecer mais sobre o seu processo criativo.

Uma das primeiras grandes confirmações é a estreia europeia de A Semente do Mal de Gabriel Abrantes, o novo e muito aguardado filme realizado por um dos maiores talentos do cinema português. Outros destaques são os do incendiário Propriedade do brasileiro Daniel Bandeira; o francês Vincent Must Die de Stéphan Castang, e o vencedor da Semana da Crítica de Cannes 2023, o malaio Tiger Stripes.

A juntarem se nesta celebração do cinema está a segunda longa de Jennifer Reeder, apresentada em Berlim, Perpetrator; My Animal de Jacqueline Castel, uma visão feminina de um clássico do terror canadiano; o australiano Run Rabbit Run, e o regresso a David Farrier de Tickled, com o novo documentário/thriller a partir da investigação de um fait-divers em Mister Organ.

Celebrando o seu 50º aniversário, O Exorcista irá merecer uma exibição muito especial, com a projeção da cópia restaurada em 4K. Este ano também se celebra uma nova parceria, com o serviço de streaming português FilmTwist a encabeçar uma sessão de cinema surpresa, onde os espectadores apenas descobrem o título quando o filme começar.

Integrados na secção Quarto Perdido estão três filmes ligados ao “Mar”, em parceria com o FILMar – programa operacionalizado pela Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema, no âmbito do Mecanismo Financeiro Europeu EEAGrants 2020-2024, que tem por missão restaurar e digitalizar cinema relacionado com o mar; podendo assistir a Tarde Demais (Portugal, 2000), Serpente do Mar (Espanha, 1985) e Os Olhos da Alma.

Entretanto, também foram reveladas as doze curtas-metragens nomeadas para o Prémio MOTELX – Melhor Curta de Terror Portuguesa, que irão competir pelo prémio monetário de 5000€. 

Finalmente, duas grandes novidades a nível de programação: O YouTube aliou-se à competição microCURTAS, colaborando no já curioso concurso anual; enquanto que o GUIÕES – Festival do Roteiro de Língua Portuguesa alia-se ao festival para uma programação especial paralela, que inclui a exibição de The Witch de Robert Eggers, apresentado pelo seu produtor Rodrigo Teixeira, que vem a Lisboa desenvolver um workshop de produção.

https://www.youtube.com/watch?v=OdT_lhTvNxU&pp=ygUGbW90ZWx4

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Verified by MonsterInsights