Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Já se conhece o candidato de Portugal aos Oscars

A Academia Portuguesa de Cinema anunciou o filme que vai representar Portugal na próxima edição dos Oscars.

“A Metamorfose dos Pássaros é o candidato de Portugal à categoria de Melhor Filme Internacional na 94ª edição dos Óscares !!
A votação decorreu entre 12 e 28 de outubro para os seis filmes que o comité de seleção havia previamente nomeado, sendo o filme da realizadora Catarina Vasconcelos o mais votado entre os membros da Academia Portuguesa de Cinema.

Parabéns à realizadora, à Primeira Idade, e a toda a equipa do filme!”, anuncia a Academia Portuguesa de Cinema


A Metamorfose dos Pássaros é a primeira longa-metragem de Catarina Vasconcelos e teve a estreia mundial em fevereiro de 2020 no Festival de Cinema de Berlim, o primeiro de mais de 60 festivais internacionais por onde passou e conquistou vários prémios, como os de Melhor Filme no Festival de Vílnius, na Lituânia, e o Prémio Especial do Júri no Festival de Taipei, em Taiwan. Recebeu ainda o Prémio do Melhor Filme no Festival Dokufest, no Kosovo.

A distribuição em Portugal foi adiada por causa da pandemia, mas o filme estreou a 7 de outubro nos cinemas, somando até agora 5 542 espectadores, de acordo com dados do Instituto do Cinema e Audiovisual.
Numa combição entre o documentário e a ficção, A Metaformose dos Pássaros conta com as interpretações de Manuel Rosa, João Mora, Ana Vasconcelos.



Sinopse: Beatriz e Henrique casaram no dia em que ela fez 21 anos. Henrique, oficial de marinha, passava largas temporadas no mar. Em terra, Beatriz, que aprendeu tudo com a verticalidade das plantas, cuidou das raízes dos 6 filhos. O filho mais velho, Jacinto, é meu pai e sonhava poder um dia ser pássaro. Um dia, subitamente, Beatriz morre. A minha mãe não morreu subitamente, mas morreu quando eu tinha 17 anos. Nesse dia, eu e o meu pai encontramo-nos na perda da mãe e a nossa relação deixou de ser só a de pai e filha.

A Metamorfose dos Passáros integrou uma lista de 6 filmes, que foi colocada para apreciação e votação aos seus membros.
Entre as longas-metragens elegíveis, o comité de pré-selecção, constituído pelos membros da Academia Portuguesa de Cinema André Szankowski (Director de Fotografia), Dalila Carmo (Actriz), Elvis Veiguinha (Designer de Som), Luís Cília (Compositor), Marco Martins (Realizador), Maria João Mayer (Produtora) e Matamba Joaquim (Actor), nomeou os seguintes 6 filmes:

•  A METAMORFOSE DOS PÁSSAROS de Catarina Vasconcelos (Primeira Idade)
•  NUNCA NADA ACONTECEU de Gonçalo Galvão Teles (Fado Filmes)
•  SOMBRA (Caracol Studios) de Bruno Gascon (Caracol Studios)
•  O SOM QUE DESCE NA TERRA de Sérgio Graciano (Caos Calmo Filmes / Coyote Vadio)
•  TERRA NOVA de Artur Ribeiro (Cinemate)
•  O ÚLTIMO BANHO David Bonneville (CRIM / Bocalupo Films)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.