Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Lançamento: Outras Bandas #5

Zé Povinho, Quim e Manecas, Eternus9, Porto Bomvento, Salta-Pocinhas, Jim del Mónaco, O Corvo, Loverboy, A Pior Banda do Mundo e Dog Mendonça têm em comum ser alguns dos mais reconheciveis heróis da banda desenhada portuguesa. Mas o manancial criativo não se esgota nestas personagens, apesar da infeliz noção de que a BD nacional não é feita de heróis, mas de obras com protagonistas circunscritos à narrativa – o que não é verdade. Embora o mercado português seja limitado para o crescimento de grandes colecções, existem dezenas de criações originais e figuras lendárias adaptadas à BD, que desde há já um século vêm a caracterizar a a Nona Arte
Foi para celebrar essas personagens e resgatar do esquecimento muitas outras, no processo homenageando os escritores e desenhadores, que o colectivo Tágide se desafiou a ilustrar 100 dos principais heróis da banda desenhada lusitana!

Outras Bandas #5 – Heróis Portugueses [Tágide]

O grupo Tágide retoma actividade editorial no 16º FIBDB com o lançamento do Outras Bandas #5 – Heróis Portugueses, um fanzine que reúne a fan-art criada pelo colectivo na iniciativa Tágide: Heróis Portugueses.

O projecto, inédito no país, teve o objectivo de unir o colectivo no desafio de prestar homenagem a heróis da Nona Arte portuguesa e seus respectivos criadores. O grupo propôs-se divulgar interpretações fan-art de 100 das principais personagens na banda desenhada nacional, tanto contemporânea como clássica, e abrangendo criações originais assim como adaptações de figuras lendárias, em destaques complementados por notas bibliográficas. Deste modo, o Tágide procurou manter uma memória viva dos heróis das nossas páginas de álbuns, revistas e fanzines, porventura resgatando do esquecimento certas personagens que caracterizaram os quadradinhos portugueses no século passado.

Contribuiram para o projecto os autores António Coelho, Daniel Maia, Eduardo Martins, Filipa Lopes, João Raz, Jorge RoD! Rodrigues, José Bandeira, Maria João Claré, Mário André, Nuno Dias, Patrícia Costa, Pedro Cruz, Rafael Marquês, Rui Serra e Moura, Sérgio Santos, Shania Santos, Susana Resende, Yves Darbos e o jovem honorário João Faial.

Outras Bandas #5 – Heróis Portugueses [Tágide]

Outras Bandas #5 – Heróis Portugueses é uma edição limitada e sem fim lucrativo, que não terá distribuição comercial. Será disponibilizado um e-book gratuito de baixa resolução, sendo a tiragem existente oferecida a Bedetecas do país, festivais da especialidade e críticos; adicionalmente, cópias podem ser providenciadas aos leitores que assumam o custo de produção e portes, como em Print of Demand.

Os critérios passaram por seleccionar personagens clássicos, modernos e contemporâneos, e privilegiar o destaque a heróis de apresentação icónica e não tanto a protagonistas de novelas gráficas (razão pela qual ficaram de fora obras fundamentais como A Arte SupremaBeterraba – A Vida numa ColherObrigada Patrão ou Tu és a Mulher da minha Vida, Ela a Mulher dos meus Sonhos, entre outras), e, tanto quanto possível, que figurem em várias edições, constituindo uma colecção ou sendo publicadas em vários títulos, reforçando assim a sua popularidade. Em certos casos, a escolha pelos autores foi também um factor. Os restantes – mas não menos importantes – 50 personagens àquem desta selecção, serão futuramente destacados numa 2a parte desta iniciativa.

O Tágide é um colectivo informal de autores de BD e ilustradores da margem sul do Tejo, surgido a Março de 2019 no seguimento dos cursos Iniciação à Arte Sequencial, promovidas pelo município do Montijo e coordenadas pela autora Susana Resende. O grupo, composto por vinte membros locais e de cidades vizinhas, entre artistas profissionais e talentos amadores, realizou entre 2019 e 2020 encontros quinzenais nos quais realizaram ateliers criativos de acesso livre, conversas com autores e workshops.

O Tágide publica o fanzine Outras Bandas, que vem sendo reconhecido em prémios do sector (e.g. em 2020, no XVII Troféus Central Comics, como Melhor Obra Curta (por Patrícia Costa) e nomeação em Melhor Publicação Independente, e no 2º Prémio Bandas Desenhadas, com nomeações em Melhor Antologia e Melhor BD Curta em Antologia (por Mário André); e em 2021, no 3º Prémio Bandas Desenhadas, com novas nomeações em Melhor Antologia e Melhor BD Curta em Antologia (por Susana Resende)).

A banda desenhada colectiva “Além Lino”, de tributo a Geraldes Lino (1936-2019), publicada no Tertúlia BDzine #187, foi igualmente nomeada no XVII Troféus Central Comics ‘2020, na categoria Melhor BD Curta.

 

Outras Bandas #5 – Heróis Portugueses [Tágide]

Outras Bandas #5 – Heróis Portugueses

(Tágide)

Autores: António Coelho, Daniel Maia, Eduardo Martins, Filipa Lopes,
João Faial, João Raz, Jorge Rodrigues, José Bandeira, Maria João Claré,
Mário André, Nuno Dias, Patrícia Costa, Pedro Cruz, Rafael Marquês,
Rui Serra e Moura, Sérgio Santos, Shania Santos, Susana Resende e Yves Darbos

Ilustração de Capa: Daniel Maia (des.) e Susana Resende (cor)
Edição/Produção: Daniel Maia e Susana Resende
Fanzine de Ilustração | 40 páginas | Preto/Branco

1ª Edição: Agosto 2021 | 40ex. | S/ venda comercial

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *