Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Jogos: Romance of the Three Kingdoms XIV: Diplomacy and Strategy Expansion Pack – Análise

Romance of the Three Kingdoms XIV: Diplomacy and Strategy Expansion Pack

Romance of the Three Kingdoms XIV: Diplomacy and Strategy Expansion Pack chegou a várias plataformas para conquistar terreno, mas será que o faz de forma correta?

Antes de mais, gostaria de fazer uma confissão ao leitor: é a primeira vez que experiencio um jogo desta série que já tem mais de 14 versões. No entanto, como surgiu esta oportunidade decidi atirar-me de cabeça para experimentar o que a Koei Tecmo tem para mostrar em relação a jogos de estratégia passados na China.

Lançado inicialmente em 2020, este Romance of the Three Kingdoms XIV (que agora irei passar a chamar de RTK XIV) recebe esta nova versão com um pacote especial relacionado com diplomacia e estratégia. Jogos de estratégia nunca foi algo que me chamou especialmente à atenção, mesmo que tenha a minha dose de jogos como Age of Empires no meu currículo. Porém, mesmo não sendo um estilo que me agrade assim tanto, acaba por ser um jogo que me chamou bastante à atenção.

Romance of the Three Kingdoms XIV: Diplomacy and Strategy Expansion Pack

Graficamente, se formos a falar sobre os vídeos que nos vão aparecendo mais como uma pequena introdução sobre o que se passa ali, não existe muito que possa ser dito. Isto porque, na verdade, são apenas figuras estáticas que vão falando entre elas. Tenho, no entanto, que admitir que o facto destas personagens que são considerados “Senhores da Guerra Chinesa” falarem japonês fez-me uma confusão desgraçada. O jogo, porém, brilha mesmo é quando estamos a falar no território. É um jogo de estratégia e guerra onde, por vezes, existem bastantes conquistas. Então somos presenteados com batalhas ferozes entre estes comandantes que acabam por ser uma confusão absurda, mas ao mesmo tempo, muito interessante do ponto técnico, já que na sua maioria não existe grandes quebras no processamento das batalhas, mesmo quando existem centenas e centenas de guerreiros nos campos de batalha.

Falando agora dos modos que podemos jogar, o principal acaba por ser o Modo História que nos trás histórias da unificação da China, como por exemplo as próprias trocas de informação e objetos entre impérios e o resto da Eurasia, além de batalhas em tudo o que é sitio, sendo muito mas muito necessário explorar todas as opções, especialmente antes de entrarmos em guerra com qualquer uma das outras nações, pois pode muito bem ser a ultima guerra em que participamos. Nesta versão temos uma grande novidade em termos de modos também, nomeadamente o War Chronicles Mode, que traz bastante cenários históricos e reproduzidos aqui, com todo o contexto necessário para entender o quê e o porquê das batalhas no terreno. Preparem-se para batalhas épicas em “pequenas” histórias como “The Anti-Dong Zhou Coalition” e “The Battle for Jing Province”, acrescentando assim ainda mais tempo de jogo.

Romance of the Three Kingdoms XIV: Diplomacy and Strategy Expansion Pack

Com um tempo de jogo absurdamente grande e muita estratégia à mistura, Romance of the Three Kingdoms XIV: Diplomacy and Strategy Expansion Pack é um jogo para os fãs do gênero e também, de certa forma, para fãs de história. Preparem as vossas armas e comandos para entrar numa guerra sem fim, com horas de diversão e pensamento pelo caminho.

Nota Final: 7/10

Romance of the Three Kingdoms XIV: Diplomacy and Strategy Expansion Pack está disponível para PlayStation 4, Nintendo Switch e PC

 

Distribuidor/Desenvolvedor: Koei Tecmo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *