Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Jogos: Prinny Presents NIS Classics Volume 2 – Análise

A Prinny Presents NIS Classics regressa com o seu Volume 2. Serão que estes dois clássicos da empresa nipônica merecem que seja revisitados?
  Prinny Presents NIS Classics Volume 2

A NIS como companhia, por norma, tem uma fórmula já criada para os seus jogos: trazem uma história completamente louca e apresentam, na sua maioria, combate por turnos e com alguma estratégia à mistura. Se olharmos para o seu maior sucesso, Disgaea, é o que mais vemos ao longo da série, se esquecermos alguns dos seus derivados.

O duo de jogos apresentados nesta compilação são Makai Kingdom: Reclaimed and Rebound e ZHP: Unlosing Ranger vs. Darkdeath Evilman, ambos da época da PlayStation 2 e da PlayStation Portable, acabando assim por serem jogos que não são muito pesados e que a consola híbrida da Nintendo aguenta na maior das tranquilidades. Pena o facto de serem demasiado parecidos em termos de jogabilidade, tal como já referi acima.

Prinny Presents NIS Classics Volume 2

Makai Kingdom: Reclaimed and Rebound tem personagens que também aparecem na série Disgaea e a sua história anda à volta da destruição profetizada do Netherworld, sendo necessária impedi-la. Acaba por ser uma história que tem pouco interesse e a sua jogabilidade também. No fundo, podemos deslocar-nos dentro de um perímetro específico e atacar os inimigos que estão dentro dessa área, o que se pode tornar divertido se estivermos na disposição de aplicar alguns conhecimentos de estratégia no jogo, mas, fora isso, pode-se tornar muito repetitivo enquanto jogamos durante algumas horas.

Prinny Presents NIS Classics Volume 2

ZHP: Unlosing Ranger vs. Darkdeath Evilman por sua vez, acabamos por ter uma personagem (chamada de Main Character, por mais estúpido que possa parecer) que tem que se tornar num grande herói para derrotar Darkdeath, depois de o herói principal na nossa história ter tido um destino menos feliz. Para tal, tem que treinar na Hero Training Facility. Em parte, este jogo torna-se interessante por parecer uma espécie de roguelike, numa altura em que o género não existia em tanta abundância como hoje em dia. Também tem a particularidade de o jogador necessitar de utilizar bastantes itens durante a sua aventura, tornando o jogo único para cada um dos jogadores. Porém, devo admitir que o que me suscitou mais interesse foi o facto de combatermos com o vilão da história no final de cada capítulo, como uma forma de tentativa para vermos se já somos poderosos o suficiente para o derrotar.

Prinny Presents NIS Classics Volume 2

Resta-me concluir que, mesmo que estes dois jogos sejam gemas escondidas da companhia que nos apresentou os pinguins mais divertidos do mundo dos videojogos, a realidade é que caso nunca tenham jogado os jogos, dificilmente se sentirão atraídos por esta coletânea. Apenas para fãs, ou curiosos que queiram conhecer um pouco mais sobre a história desta empresa.

Nota Final: 6/10

Prinny Presents NIS Classics Volume 2: Makai Kingdom: Reclaimed and Rebound/ ZHP: Unlosing Ranger vs. Darkdeath Evilman estará disponível para Nintendo Switch a 13 de Maio

Desenvolvedor e Distribuidor: 
NIS(Nippon Ichi Software)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.