Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Jogos: Análise – The Sims 4 – Horse Ranch

A Maxis e The Sims tomam as rédeas, com o lançamento da aguardada expansão TheSims 4 -Horse Ranch. Novo bairro, novas atividades e novos protagonistas.

Bem-vindos a Chestnut Ridge; uma pequena comunidade que podemos considerar um paraíso equestre!

Carrega o ecrã de jogo e mergulhamos num cenário de Western. Salta logo à vista a paisagem desértica e montanhosa, típica do Oeste Selvagem, estabelecendo o tom para a viagem que nos aguarda. O alinhamento e fachada dos edifícios deixa-nos na expectativa de encontrar um saloon ao virar da esquina, e a banda sonora, largamente inspirada em Ennio Morricone, dá o toque final para que se componha o ambiente.

Como o nome indica, Horse Ranch, promete um game play focado na gestão e manutenção de ranchos, com as responsabilidades e actividades inerentes a este estilo de vida, sendo a mais óbvia, e que constitui o maior foco do jogo –a criação de cavalos. Mas já lá vamos. Comecemos pelo início, neste caso, Create-A-Sim.

À semelhança de The Sims 4 Cats & Dogs, que permite a criação de Sims de quatro patas, para além de Sims “humanos”, é introduzida a funcionalidade de criar equídeos. É possível escolher-se de entre todo um catálogo com as mais icónicas raças, desde Mustang a Lusitano, permitindo ainda ajustar detalhes físicos, como a estrutura corporal, cor e estilização da crina, bem comopersonalizar o tom e padrão da pelagem, procedendo ainda, se preferir, à combinação de raças. Possibilita ainda a escolha dos traços de personalidade do animal, que condicionarão o seu comportamento. São introduzidos também dois novos traços de personalidade para Sims, Horse Lover e Rancher, bem como novas aspirações – Expert Nectar Maker e Championship Rider – diretamente relacionadas com as atividades em destaque na expansão.

Como não podia deixar de ser, este pack apresenta um novo leque de itens de guarda-roupa e penteados, todos dentro do conceito do jogo. Pode contar com calças e blusões de ganga, peças que lembram camurça, camisas axadrezadas, sem faltar, claro, as icónicas botas e chapéus de cowboy.

E se há novos itens de vestuário, há também novos itens de mobiliário, sempre em concordância com o tema. O estilo rústico impera, através uma imensidão de peças em madeira, objetos decorativos, alusivos a um ambiente campestre, onde o padrão xadreztem também protagonismo. Destaca-se ainda, a adição de itens alusivos à cultura Nativa Americana, nomeadamente, artigos decorativos, peças de vestuário e comida. Contudo, a novidade a este nível são os itens diretamente relacionados com a criação de cavalos: camas de palha, bebedouros e manjedouras, brinquedos e estruturas para treino.

Mas para conhecer melhor as funcionalidades desta nova expansão, nada como dar um passeio por Chestnut Ridge.

O bairro divide-se me três zonas principais: Galloping Gulch, a região selvagem e montanhosa, repleta de trilhos por descobrir; Rider’s Glen; a área residencial, repleta de casas na pradaria; e New Appaloosa, onde a ação acontece.

Esqueça tudo quem achava ser a Golegã a Capital do Cavalo. Em New Appaloosaa oferta de atividades é bastante alargada.

Começando com Duke’s Hall; um agradável parque munido de estábulos e pistas de obstáculos, para aqueles que não têm a possibilidade de treinar em casa. Já o Centro Hípico constitui o ponto central do bairro. Basicamente, se envolve cavalos, pode ser feito a partir dali. Pretende comprar um cavalo? Centro Hípico. Pretende vender um cavalo? Centro Hípico. Está ocupado demais para treinar o seu cavalo? É isso mesmo; no Centro Hípico ele pode receber treino específico para uma das capacidades – temperamento, agilidade, hipismo e resistência – mediante o pagamento de uma módica quantia. E claro, é no Centro Hípico que pode competir. Existem quatro categorias: Corrida de Tambores, Enduro, Hipismo e Western Pleasure, cada uma com quatro níveis de dificuldade. Os mais dotados podem aventurar-se no Ultimate Horse Championship.

Não surpreenderá, então, que Horse Ranch venha introduzir uma nova skill: Equitação.

Se preferir atividades mais tranquilas, New Appaloosa oferece outras opções. Pode fazer negócio, comprando ou vendendo os seus produtos caseiros e hortícolas na mercearia; descontrair, tomando uma bebida no The Oak Barrel… Ah! E não se esqueça de passar no The Rusty Horsehoe para um pezinho de dança. Se é fã de country ranch music, com certeza gostará de aprender alguns passos de cowpoke dance.

E já que falamos de atividades, Horse Ranch traz algumas outras novidades: um tanque de produção de néctar e garrafeira para armazenamento. Basta reunir os ingredientes necessários e pode começar uma produção própria.

A comunidade de Chestnut Ridge é bastante afável e disponível. Se sentir que não consegue dar resposta ao volume de trabalho, vai sempre a tempo de contratar um auxiliar de rancho. Quando ouvir o típico “Suly suly” – pronúncia local – pode descansar, sabendo que o seu rancho está em boas mãos.

 

Globalmente, The Sims 4 Horse Ranch é um pack consistente e relevante. Em retrospetiva, parece-me ter sido uma jogada inteligente não introduzir os aguardados cavalos no momento que parecia mais óbvio – Cottage Living. Tenho dúvidas, à semelhança de muitos jogadores, quanto à escolha de lançamento em formato Expansion Pack uma vez que, apesar de se mostrar muito completo, não deixa de incidir sobre uma temática bastante específica, condicionando a jogabilidade. Talvez, por isso 39,99€ me pareça um valor exagerado, considerando que talvez um Game Pack servisse para o efeito.

Ainda assim, atrevo-me a afirmar que era o pack que me faltava. Terá interesse para todos os tipos de jogadores? Certamente que não.

Talvez não venha acrescentar muito a quem prefira focar-se em construção e decoração, uma vez que segue uma linha estética explorada anteriormente, sobretudo no Jogo Base, Seasons e Cottage Living (a não ser que gostem MESMO de contruir celeiros). Contudo, para aqueles mais focados em gameplay/live mode, com especial gosto pelo ambiente campestre e desafios como off-the-grid e simple living, será uma boa adição à biblioteca.

Nota: 7/10

Plataforma testada: PC

E para  não perderes nada sobre o Central Comics no Google Notícias, toca aqui!

Além disso, podes seguir também as nossas redes sociais: 
Twitter: https://twitter.com/Central_Comics
Facebook: https://www.facebook.com/CentralComics
Youtube: https://www.youtube.com/CentralComicsOficial
Instagram: https://www.instagram.com/central.comics
Threds: https://www.threads.net/@central.comics

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Verified by MonsterInsights