Jogos: Análise – NHL 24
Mais um ano, mais uma volta ao mundo, com a chegada da entrada anual de NHL 24, que sofre as habituais actualizações das equipas, e algumas alterações ao motor do jogo. Mas tal como é frequente nos jogos de desporto, será apenas mais uma entrada sem mudanças significativas?
Ao contrário de EA FC 24, ou até de Madden NFL 24, o público-alvo do hóquei no gelo, pela Europa, é menor que as suas contra-partes norte-americanas e canadianas. No entanto, é na descoberta que NHL 24 é capaz de encontrar maior sucesso, com novos jogadores a terem uma oportunidade de aprenderem com facilidade e rapidez tudo aquilo que precisam de saber com este jogo.
Entrar na arena nunca foi tão fácil. Em menos de 5 minutos, podemos escolher as nossas equipas, onde queremos jogar, e estar quase imediatamente a patinar no gelo contra um grupo de matulões, que farão tudo para nos tirar o disco, inclusive alguns empurrões mais agressivos; ou defender as nossas tentativas de marcar pontos. Esta agressividade pode traduzir-se em combates mano-a-mano – uma tradição normal dentro do hóquei no gelo. Enquanto que estes combates não se tornam num crossover com o jogo da EA UFC, é fantástico ver como certas coisas simplesmente não mudam.
Tal como em edições passadas, o grande destaque é o Ultimate Team, o tão criticado mas muito jogado modo online, onde construir a nossa própria equipa e jogar contra outras equipas consolidadas torna-se num desafio inerente. Ainda assim, continua a ser um modo à base de micro-transações para obter os melhores resultados, continuando assim a dominação online de compras.
Fora do Ultimate Team, nos modos mais tradicionais conseguem oferecer muito ao jogador, com gráficos sólidos, animações mais realistas e arenas que se sentem muito mais vivas que qualquer outro jogo de desporto. Este é um detalhe, que de longe pode aparentar insignificante, mas que ao fim de alguns jogos, oferece uma experiência muito diferente de estar num estádio.
A jogabilidade também oferece muitas opções de acessibilidade, tudo para que jogadores novatos a jogadores mais experientes possam passar um bom tempo, a aprender as suas habilidades, e assim adaptarem às diferentes definições para o seu próprio estilo de jogo.
Nisto, NHL 24 cai no buraco de justificar comprar o jogo ao preço de lançamento. Ainda que tenha recebido algumas mudanças interessantes, quem joga anualmente não terá grandes motivos para passar imediatamente para esta nova versão. Os restantes jogadores, sejam eles aqueles que nunca pegaram num jogo do género, e que tenham curiosidade, terão aqui uma excelente oportunidade de entrar no comboio da NHL, podendo explorar os diferentes modos com equipas actualizadas.
Nota Final: 7/10
Fã irrepreensível de cinema de todos os géneros, mas sobretudo terror. Também adora queimar borracha em jogos de carros.