Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Jogos: Análise – EA Sports WRC

A série WRC nos últimos anos, sob a alçada da Nacon e da Bigben Interactive, tem-se focado numa vertente mais de simulador fiel às corridas de rali do Campeonato do Mundo, explorando diversos tipos de terreno pelo globo – Portugal incluído – em busca da derradeira experiência de rali. Agora com a licença pertencente à Electronic Arts, EA Sports WRC é desenvolvido pela Codemasters e traz aos jogadores toda uma nova experiência de corridas, com um motor de física novo e um conjunto de opções que oferecem mais acessibilidade a novos jogadores.

Esse é definitivamente um dos pontos principais desta nova era da WRC nos videojogos. A série anterior, priorizando ser um simulador autêntico, intimidava um grande grupo de jogadores, sobretudo novatos, que sentiam que a aproximação à realidade requer uma atenção mais cuidada e dedicada. No fundo, carregar no acelerador e ignorar por completo o travão era literalmente a pior ideia nestes jogos. Em EA Sports WRC, a ideia passa de terrível a apenas “menos aconselhado”, mas ainda conseguimos escapar com algumas oportunidades de ir a altas velocidades.

O modo carreira permite-nos começar por qualquer uma das modalidades, entre Junior WRC, WRC2 e WRC, cada um com o seu respectivo leque de automóveis, podendo subir de carreira à medida que vamos subindo na tabela de classificação. Para aqueles que querem personalizar ainda mais a sua experiência com a opção de construir o nosso próprio carro. É uma opção extremamente bem vinda, podendo escolher várias peças cosméticas e do motor, as cores, logos e outros afins, tendo um pouco mais de controlo sobre a nossa parte neste mundo.

No que toca ao mais importante – as corridas – essas efectivamente atendem exactamente a um grande número de jogadores, desde novatos a mais experienciados no rali, com diversas opções ajustáveis para uma condução mais consistente, confortável e, acima de tudo, divertida em todos e quaisquer pisos. Esses, requerem reacções diferentes e condições distintas, pois a forma que o carro reage às mesmas altera consoante a nossa condução nas mesmas.

É muito fácil ir prego a fundo e conseguir ir travando, e ir cumprindo as instruções do nosso sempre fiel co-piloto, este que felizmente faz um trabalho brilhante em garantir que não existe nenhum mistério ao virar das curvas. De igual forma, todas as componentes pré e pós corrida mantêm-se altamente detalhadas, garantido uma experiência tanto ou quanto semelhante ao mundo real. 

Com isto, EA Sports WRC promete trazer o entusiasmo e a adrenalina de volta aos jogos de rali, fiando ser mais próximo à experiência DiRT, também da Codemasters, do que os jogos da Nacon/Bigben Interactive. Certamente que os fãs dos jogos anteriores irão encontrar esta experiência muito diferente daquela que lhes têm sido oferecidos até hoje, mas o facto é que nunca foi tão fácil pegar e correr num rali como neste jogo.

Nota Final: 8/10

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Verified by MonsterInsights