Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

João – A vida, um combate que vale a pena

Saiu “João – A vida, um combate que vale a pena”. Esta BD conta a história de um homem de 50 anos diagnosticado com cancro do cólon. Pode-se ler gratuitamente na Internet, ou em formato papel com o Jornal Expresso.

Assim, neste mês Europeu de Luta Contra o Cancro do Intestino, o Grupo Ageas, as Farmácias de Portugal, a Fundação Calouste Gulbenkian, o Fundação Millennium BCP e a Médis Expresso, através do seu jornal, publicam esta banda desenhada da autoria dos belgas Luc Colemon e Mario Boon. Em formato físico sai mesmo em álbum normal de capa mole, como poderão ver na fotografia a seguir.

Foto: Florista Hedera Rua S. Gens 3974, Senhora da Hora – na zona do Padrão da Légua Matosinhos)

Esta iniciativa serve para sublinhar a importância de agir rapidamente numa situação de aparecimento dos primeiros sintomas. O cancro colorretal é a neoplasia que mais mata em Portugal segundo os números mais recentes.

Hoje em dia, fazer cinquenta anos não é nenhuma proeza. Para o João também não foi. Por amor às filhas e à Cidade Eterna de Roma, venceu mais uma vez o medo de voar. Porém, ao regressar, a sua vida foi fortemente perturbada quando lhe é diagnosticado um cancro no cólon. Como se estivesse numa montanha russa, João sofre uma profunda depressão e encontra um novo amor. Na Antiga Roma um candidato a gladiador demorava em média seis meses a atingir o objetivo.

Não é uma coincidência nesta história que a quimioterapia para o cancro do cólon demore mais ou menos o mesmo tempo. Tanto Julius como o João descobrem que a vida é um combate que vale a pena. O cancro do cólon é uma doença ainda pouco divulgada. O doutor Luc Colemont e a associação belga sem fins lucrativos ‘Stop Darmkanker’ (Stop Cancro do Cólon) fundada por ele, lutam incansavelmente para informar o público da importância da deteção precoce do cancro do cólon. Quanto mais informação, maior a probabilidade de diminuir o grau de incidência desta doença. Partilhar informação pode salvar vidas.

Podem ler a BD clicando aqui: Joao.-A-vida-um-combate-que-vale-a-pena.pdf (impresa.pt)

ou na capa:

Ou em formato papel na edição de 5 de Março de 2021 do Jornal Expresso.


Unboxing Snoopy, Charlie Brown & Friends – A Peanuts Collection

2 thoughts on “João – A vida, um combate que vale a pena

  1. Boa tarde.
    Gostei desta BD. O seu tem é muito importante.
    Quero ter a edição em papel mas, aqui onde moro (Figueira da Foz), o jornal Expresso do dia 5, não a trazia. Procurei em vários quiosques.
    Foi mesmo já distribuída ?
    Cumprimentos dum fã de BD que frequenta regularmente a Central Comics
    Paulo Oliveira

  2. Sim, o livro foi mesmo distribuído. A segunda foto visto de cima é tirada precisamente de uma banca. Tenta pedir na banca a ver se ainda conseguem mandar vir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *