Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Inspirações e outras versões nostálgicas nas consolas

caslte kong

A nostalgia é um caso complicado. Nunca sabemos bem o que dizer sobre isso, seja porque nunca tivemos a experiência em questão na altura correta, ou, porque quando voltamos a viver essa experiência novamente, acabamos por nos sentir bem e com boas memórias de tempos antigos. A indústria dos videojogos já se apercebeu do efeito que a nostalgia pode ter nos jogadores e, já há alguns anos atacam essa vertente, seja por compilações, reedições ou, até mesmo, com jogos que são apenas uma obra inspirada num jogo que revolucionou uma geração ou apenas a vida dos desenvolvedores desse jogo, tornando-se assim uma espécie de homenagem que vai ter um lugar na história, como um jogo de uma qualquer consola ou de uma libraria de uma plataforma para PC.

Hoje trago-vos dois casos do género, nomeadamente um jogo que é uma homenagem a um clássico que é sinonimo de Nintendo e outro que é uma reedição que pode também ser considerado parte de uma compilação. Os jogos de que vos falo são, nomeadamente, Castle Kong e SNK VS. CAPCOM: THE MATCH OF THE MILLENNIUM.

castle kong

Castle Kong, tal como o nome já denuncia é uma clara homenagem à clássica franquia da Nintendo, Donkey Kong. (O Central Comics está a oferecer um código para este jogo num passatempo, clica aqui). Sim, o jogo em que jogamos com Jumpman (serão capazes de o conhecer por um nome mais comum e como um canalizador italiano, Mario) e temos que salvar Pauline de um grande macaco chamado Donkey Kong é um clássico intemporal que atravessou gerações e, com este Castle Kong existe uma tentativa de recriar essa mesma sensação que sentíamos a jogar Donkey Kong. Se há algo fantástico é que a dificuldade típica dos 8-bit está toda lá. Durante os 22 níveis que temos que percorrer, vamos morrer muitas vezes, mas, ao mesmo tempo, cada vez que conseguimos uma marca nova na nossa pontuação vai saber bem e vai-nos fazer sentir como capazes de voltar a tentar subir tudo com PauperBoy que quer salvar a PrincessGirl do BaronMan. Sentimos alguma familiaridade enquanto jogamos este jogo, mas, também é oferecido ao jogador algo novo: a possibilidade de ganhar dinheiro. Sim! Estão a decorrer provas em que o jogador pode tentar a sua sorte, com a melhor pontuação e ganhar dinheiro com isso. Podem ver o concurso e as suas regras aqui. Resta-me apenas dizer-vos que Castle Kong chegou para levar os jogadores ao limite e para se divertirem enquanto participam num belo concurso.

Por outro lado, o caso de SNK VS. CAPCOM: THE MATCH OF THE MILLENNIUM acaba por ser um pouco diferente.

snk vs capcom

Pertencendo à coletânea NEOGEO POCKET COLOR SELECTION, este jogo chega à Nintendo Switch como saiu do NEOGEO POCKET COLOR, ou seja, temos os mesmos gráficos, as mesmas cores, tudo igual. Até podemos utilizar a própria consola original como uma skin para nos sentirmos mais em casa. Preparem-se para batalhas com 26 lutadores de franquias como King of Fighters, Samurai Shodown, Street Fighter e Darkstalkers. Podemos escolher vários modos de jogo, em que podemos jogar 1vs1 ou até mesmo 3vs3. Além disso, também existem modos como o Survival, Time Attack e outros Mini-Jogos que servem para desbloquear novas personagens. O único problema do jogo acaba por ser o facto de apenas podermos jogar um jogador de cada vez, fazendo parecer que não existe compatibilidade para jogar com amigos, algo vital num jogo de luta. No entanto, serve bastante bem para reviver memórias, caso tenham experimentando este jogo.

snk vs capcom

 

Resta concluir que, as homenagens e as coletâneas estão aqui para ficar! São ótimas formas para reviver jogos antigos ou dar a mostrar a novos jogadores, aquilo que se jogava em gerações anteriores. Vai mais uma partida?

Ficha Técnica

Castle Kong (Nintendo Switch, PC) – Já disponível

Desenvolvedor: Drowning Monkeys Games

Distribuidor: Drowning Monkeys Games

SNK VS. CAPCOM: THE MATCH OF THE MILLENNIUM (Nintendo Switch) – Já disponível

Distribuidor: SNK


Shoot 1UP DX gameplay PS4

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *