Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

IndieMusic apresenta filme e concerto de Carlos “Zingaro”

A Culturgest vai receber no dia 30 de Abril um concerto de Carlos “Zingaro” – acompanhado por David Alves, Alvaro Rosso e Ulrich Mitzlaf – e o filme A Escuta, de Inês Oliveira, dedicado à carreira deste inigualável violista, improvisador, instrumentista e compositor, como parte da programação da secção IndieMusic da 19ª edição do IndieLisboa.

Carlos “Zingaro” esteve na frente, diante de todos, desbravando muitos dos novos terrenos que as artes portuguesas cultivavam na década de 1960 e 1970. No fim da adolescência, ainda nos anos 1960, após ter recebido tudo o que a escola podia ter dado ao seu violino, Carlos “Zingaro” criou a banda Plexus onde a uma ideia rock juntou o free jazz e a música contemporânea, num arrojo de convicções bem à frente do tempo. Talvez por isso, tornou-se um músico primordial para uma preparação de abril, enquanto se foi aproximando do teatro como compositor, mas também como cenógrafo e figurinista.

No final dos anos 1970, a sua improvisação assimila novos estudos e experiências, aparecendo como figura capital para a luz do jazz livre europeu desde então.

Igualmente nas artes visuais, “Zingaro” foi inquieto, deixando um traço inconfundível e onírico na pintura, ilustração e banda desenhada. Uma carreira aplaudida, naturalmente incondensável, mas que o olhar atento da realizadora Inês Oliveira transformou A Escuta, num filme milagroso e essencial, a estrear na próxima edição do festival, na secção IndieMusic, na Cultugest. Uma dupla viagem, na tela e, de seguida, em concerto, olhando para o passado antes e vivendo o presente depois, do íntimo ao ato público.

A Escuta, de Inês de Oliveira (com a presença de Inês Oliveira e Carlos “Zíngaro”)
30 Abril – 18h00 – Grande Auditório da Culturgest

Concerto Carlos “Zíngaro”
30 Abril – 20h00 – Átrio Central da CGD

Violinos
Carlos “Zingaro”, David Alves
Contrabaixo
Alvaro Rosso
Violoncelo
Ulrich Mitzlaf

Os bilhetes já estão à venda na Culturgest e na rede Ticketline.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.