IndieJúnior Allianz leva cinema às escolas do Porto em 2021

Ano cinco para o Festival Internacional de Cinema Infantil e Juvenil do Porto, IndieJúnior Allianz, que, entre 26 e 31 de janeiro, estará de regresso à Invicta. Uma edição que cabe na palma da mão e que foi desenhada à medida dos novos ritmos da cidade com actividades que, a partir da sétima-arte, voltam a criar espaço para aprender, imaginar e sonhar. Entre as novidades da edição 2021 do festival a criação de uma programação online para as escolas que permite assegurar a continuidade do trabalho que o evento tem vindo a realizar junto do público mais novo. Através de uma plataforma online, os professores e responsáveis das entidades de ensino poderão organizar sessões de cinema nas salas de aulas, adequadas às faixas etárias dos seus alunos. A edição digital serve de complemento às sessões em sala que se manterão como espaço primordial para a fruição de cinema.
O IndieJúnior Allianz 2021 voltará também a incorporar espaços de programação dedicados às famílias, desenhando um calendário de sessões alinhadas com os interesses e linguagens de diferentes faixas etárias. A terem lugar, primordialmente, aos fins de tarde e ao fim-de-semana os programas para famílias integrarão sessões de cinema, um cine-concerto a fazer lembrar a pista de dança e o já tradicional Cinema de Colo, espaço para crianças com menos de 3 anos que, em 2021, conta com uma nova cenografia em linha com as regras que agora se aplicam ao sector das artes. Continuidade ainda ao programa O Meu Primeiro Filme, que desafia figuras públicas a escolherem um dos filmes que tenha marcado o seu crescimento. Em 2021 regressa-se a O Estranho Mundo de Jack, de Tim Burton, a escolha de Manuela Azevedo, vocalista do Clã. A sessão está agendada para domingo, dia 31 de janeiro, pelas 10h30 na Casa das Artes. As reservas já estão disponíveis.
Continuidade também para o Eu Programo um Festival de Cinema, que volta a trazer às salas as escolhas de crianças e jovens entre os 6 e 18 anos. Esta iniciativa conta com a participação de quatro escolas do Porto (Agrupamento de Escolas Carolina Michaelis, Escola Secundária de Almeida Garrett, Colégio Luso-Francês e Osmope) e é organizada, em parceria, com o Programa Paralelo do Rivoli e com o apoio do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave e da e Escola Profissional do Centro Juvenil da Campanhã.
A 5ª edição do IndieJúnior Allianz – Festival Internacional de Cinema Infantil e Juvenil do Porto decorre no Teatro Municipal do Porto – Rivoli, Biblioteca Municipal Almeida Garrett, Casa das Artes (em colaboração com o Cineclube do Porto), na Reitoria da Universidade do Porto (Casa Comum) e no Maus Hábitos.

  Super-Homem voa para novo início

Mais detalhes sobre a programação de filmes do IndieJúnior Allianz serão revelados em breve. Todas as informações em www.indiejunior.com.

Ricardo Lopes

Começou a caminhar nos alicerces de uma sala de cinema, cresceu entre cartazes de filmes e película. E o trabalho no meio audiovisual aconteceu naturalmente, estando presente desde a pré-produção até à exibição.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *