Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Imagens de uma Revolução: O 25 de Abril a e Banda Desenhada

Imagens de uma Revolução: 25 de Abril e a Banda Desenhada já está disponível de novo, depois da sua distribuição com o jornal Público em Abril/Maio.

O 25 de Abril de 1974 é uma data fundamental da História de Portugal. Agora que passámos a viver mais tempo em Democracia do que em Ditadura, é importante, não só comemorar Abril, mas lutar contra o esquecimento. A Banda Desenhada, pela forma única como conjuga texto e imagem, foi utilizada de forma intensa para transmitir as mais diversas mensagens, antes e depois da Revolução, revelando-se um meio privilegiado para fixar a nossa História de forma dinâmica e atractiva sem abdicar do rigor.

Imagens de uma Revolução: O 25 de Abril a e Banda Desenhada

Este livro profusamente ilustrado parte de anteriores trabalhos dos mesmos autores sobre a forma como o 25 foi tratado na BD, para construir uma visão global e actualizada das imagens que perduram da Revolução, por quem a viveu, e por quem ainda não era nascido em 1974. Porque uma revolução que foi desenhada pode ser discutida e reflectida, pode evoluir. Mas dificilmente será esquecida.

Depois de uma distribuição inicial com o jornal Público, em Abril de 2022, este livro de três investigadores portugueses, editado pel’A Seita em associação com a Levoir, e com o apoio do programa Garantir Cultura, chega finalmente às livrarias. Uma obra que retrata meio século de BD publicada em Portugal, contextualizando, identificando e analisando algumas obras de BD publicadas sobre a revolução de Abril de 1974, sobre a guerra colonial, as disputas partidárias e a transição para a democracia. A obra inclui ainda uma cronologia breve de acontecimentos que ajudam a enquadrar a revolução de Abril de 1974 e “uma breve síntese histórica” sobre o movimento marxista-leninista português, pelo jornalista Nuno Pacheco.

 Imagens de uma Revolução: O 25 de Abril a e Banda Desenhada

João Miguel Lameiras é formado em História da Arte pela Universidade de Coimbra e especialista em BD e ilustração, com obras publicada em jornais, revistas, livros e catálogos. Leccionou em diversos estabelecimentos de ensino superior em licenciaturas e mestrados dedicados à banda desenhada e à ilustração. Para além de ter realizado a curadoria de inúmeras exposições para festivais de BD nacionais e estrangeiros, é também tradutor, argumentista, prefaciador e editor de BD. É um dos sócios da Dr. Kartoon, livraria especializada em BD, sócio-fundador da cooperativa editorial A Seita e produtor e programador do festival Coimbra BD. A adaptação para BD do livro Amor de Perdição, de Camilo Castelo Branco, feita com Miguel Jorge para a colecção dos Classicos em BD (Levoir) foi o seu último livro publicado.

 Imagens de uma Revolução: O 25 de Abril a e Banda Desenhada

João Paiva Boléo formou-se em Direito, mas fez especialização em Ciências Documentais, e depois rumou a Lisboa onde trabalhou durante 40 anos como responsável pela Divisão de Documentação do Centro de Estudos Fiscais da DGCI/AT (Ministério das Finanças). Enquanto estudioso de Histórias aos Quadradinhos, realizou, em geral em colaboração, exposições, catálogos, artigos, etc… para inúmeras instituições e eventos (p.ex. a Fundação Calouste Gulbenkian, festival Amadora BD, Bedeteca de Lisboa, Centre Belge de la Bande Dessinée, entre muitos outros) tendo escrito sobre BD no Expresso durante cerca de 30 anos.

João Ramalho-Santos é biólogo, e Professor Catedrático do Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra. Desenvolve investigação no Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra, onde lidera o grupo de Biologia da Reprodução e Células Estaminais. Tem formação em Bioética e em Medicina Narrativa, e é membro do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida. É autor e crítico de BD no JL-Jornal de Letras, Artes & Ideias, autor de vários trabalhos de divulgação científica, inclusive em BD (com o Ciência Viva ou com o PÚBLICO), e de ficções de temática científica, publicadas na revista Nature e no site LabLit.com.

Imagens de uma Revolução: O 25 de Abril a e Banda Desenhada

Este livro é um dos oito títulos incluídos no projeto «Garantir BD», apresentado pela cooperativa editorial A Seita e apoiado pelo programa Garantir Cultura/Compete 2020. Este projecto de edição, desenhado como forma de ajudar o sector a resistir aos efeitos da pandemia durante 2021 e 2022, foi pensado com autores nacionais e para os autores nacionais. Inclui um total de oito livros de BD, mas também sobre BD. Proposta de celebração a que se junta também a criação de mecanismos que possam agora ajudar à internacionalização desses autores e do património nacional de BD.

Imagens de uma Revolução: O 25 de Abril a e Banda Desenhada

De João Miguel Lameiras, João Paulo Paiva Boléo e João Ramalho-Santos
Obra incluída no projecto «Garantir BD»

152 páginas a cores, capa dura, formato 195 x 265 mm
ISBN: 978-989-682-892-9
PVP: 17,90 €
Compra com 10% Desconto e Portes Grátis

Imagens de uma Revolução: O 25 de Abril a e Banda Desenhada

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *