Fantasporto celebra 40 anos!

De 25 de Fevereiro a 8 de Março o Fantasporto está de regresso ao Teatro Rivoli no Porto.

São treze dias de Festa para o Mundo do Cinema, onde produtores, realizadores, actores, actrizes, distribuidores e público se fundem num programa multifacetado, com filmes de todas as proveniências e géneros. A par de um filme de ficção científica ou de terror, haverá igualmente a exibição de um drama intimista, um documentário, um filme de autor ou até uma obra de cariz experimental.


Será um ano de festa, de celebração, de recordação dos grandes nomes do cinema que o fantas catapultou para o estrelato. Será um ano de homenagens. A estrutura competitiva será a mesma. Serão exibidos grandes clássicos no Fantas Classics. Haverá Cinema. E ainda conferências, debates, momentos para perguntas e respostas, escolas de cinema que mostram os seus filmes, apresentações de livros, exposições de Artes Plásticas, apelando sempre à criação do gosto cultural.

“Por Detrás da Moeda”, documentário de Luís Moya, em antestreia mundial

A programação, sempre muito recente, incorporará produções em Antestreia Mundial, Internacional e Europeia que reúnem no Porto dezenas de jornalistas e distribuidores estrangeiros para ver em “primeira mão” os filmes que ainda vão entrar no circuito comercial.

O cinema de Julian Richard para recordar no Fantasporto

Em paralelo, realizam-se também as Industry Screenings, um meio de ligação à Indústria do Cinema. Homenageados serão vários, sendo que um deles, amigo do Festival de há longa data, será o realizador Julian Richards do qual serão exibidos 5 filmes e a sua Jinga Films cujos filmes mais marcantes terão exibição garantida. De volta estará também o mais recente cinema vindo de Taiwan. No programa final do Fantasporto estão filmes oriundos de 37 países.

Martin Scorsese durante a rodagem de “Touro Enraivecido”

O Fantas Classic começa a 25 de Fevereiro com a exibição de Blade Runner: Perigo Iminente, Dracula de Bram Stoker e Touro Enraivecido. As secções oficiais e competitivas, assim como as retrospectivas, arrancam a 28 de fevereiro e prolongam-se até 6 de Março. A 7 de Março já serão conhecidos os vencedores da 40ª edição do Fantasporto e no Domingo pode assistir aos filmes premiados.

  Curtas Vila do Conde adiado mas já com nova data!

Na sessão de abertura será apresentado em antestreia mundial Adverse, com Mickey Rourke, Penelope Ann Miller e Lou Diamond Phillips nos principais papéis.
A sessão de encerramento inclui a exibição de Loop, um drama de ficção científica que conta com Fernando Meirelles como produtor associado.

“Loop”, drama de ficção científica realizado por Bruno Bini, com Bruno Cagliasso e Bia Arantes

Na celebração do aniversário do festival será apresentado 40 Anos de Fantasporto, documentário realizado por Isabel Pina, onde é revisitada a história do festival através de entrevistas aos fundadores e a muitos profissionais cujas carreiras foram impulsionadas com o evento que marca a agenda cinematográfica portuguesa e mundial.


Programa disponível aqui.

Ricardo Lopes

Começou a caminhar nos alicerces de uma sala de cinema, cresceu entre cartazes de filmes e película. E o trabalho no meio audiovisual aconteceu naturalmente, estando presente desde a pré-produção até à exibição.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *