Curtas de Vila do Conde

Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Fantasporto 2024 – Programação 5 e 6 de Março (Terça E Quarta)

Imagem de capa da newsletter

FANTASPORTO 2024 PROGRAMAÇÃO PARA OS DIAS 5 E 6 DE MARÇO (TERÇA E QUARTA)

PROGRAMAÇÃO DIAS 5 E 6 DE MARÇO (TERÇA E QUARTA)

 

Fantasporto 2024/44º Festival Internacional de Cinema do Porto apresenta a programação desta nova edição. O festival decorre no Batalha Centro de Cinema de 1 a 10 de Março e exibe cerca de 100 filmes de 34 países, todos inéditos e, em estreia nacional, europeia, internacional e mesmo mundial. Estarão presentes a maioria dos realizadores e equipas dos filmes em competição, bem como representantes das produtoras, agentes de vendas e meios de comunicação internacionais e portugueses.

Como sempre o programa inclui 4 competições: a principal, o Cinema Fantástico com 30 longas, uma secção que inclui uma outra de curtas-metragens, a Semana dos Realizadores, a Oriente Express dedicada a filmes asiáticos e a competição do Prémio de Cinema Português.

Bem-vindos ao Porto num período fantástico que viveremos durante todo o festival dado que a última semana da campanha eleitoral para o parlamento e cujo acto eleitoral se realizará no dia 10 de Março, dia em que o festival exibe alguns dos filmes premiados.

 

Dia 5 de Março – Terça

 

SALA 1

 

15:15 The Complex Forms – Fabio D’Orta, 74’ (Ita) – INTERNATIONAL PREMIERE – Ficção Científica – CF- sci-fi, horror,  v.o., leg ingl, leg. port

 

Fabio D’Orta

 

Estudou em Milão e depois dedicou-se ao teatro como criador de cenários e anúncios comerciais. É ainda ilustrador e trabalha em efeitos visuais. Fez algumas curtas-metragens, sendo a primeira “Hollow” em 2020 que lhe valeu vários prémios. “The Complex Forms” (2023) é a sua primeira longa-metragem, já premiada no Festival de Turim.

 

Um homem entra num palácio isolado depois de vender a sua vida por uns anos numa experiência em que será “possuído”. Nessa mansão conhece os seus companheiros, todos homens sós. No entanto, os seres que os irão possuir sao criaturas estranhas e fabulosas. Serão extra-terrestres? O cinema do fantástico no seu melhor, num exercício original e ao mesmo tempo homenageando o cinema clássico, num rigoroso preto e branco em que o realizador foi também director de fotografia. Primeira longa-metragem do realizador.

 

17:00 Goliath– Adilkhan Yerzhanov – 93’-  Retrospectiva Cazaquistão | SR/OE- drama,  v.o. leg ingl, leg. port

 

Adilkhan Yerzhanov

 

Nasceu em 1982, realizador e argumentista, já venceu 13 prémios internacionais e é presença regular no Festival de Veneza onde já apresentou este “Goliath” (2022) e “Yellow Cat” (2020). É ainda conhecido por “The Plague of Karatas Village” (2016), premiado no Festival de Roterdão, e “A Dark, Dark Man” (2020), entre outros. Os seus filmes são apresentados em grandes festivais como San Sebastian, Cannes, Montréal, Tallinn ou Veneza.

 

Na estepe do Cazaquistão, uma surpreendente adaptação de Maquiavel e a sua teoria sobre o poder e como o obter. Esta é a luta e na vingança de um homem, Arzu, a quem mataram a mulher. O chefe dos criminosos a quem todos se submetem, é confrontado com a ira deste homem, um ex-soldado inválido que lhe vai mostrar a força dos mais fracos. Um magnífico exemplo do cinema emergente deste país e de um realizador multipremiado. Selecção do Festival de Veneza.

 

18:45 Lost in the Stars – Cui Rui, Liu Xiang- 121’ (China) SR/OE- triller, acção, v.o., leg ingl, leg. port

Liu Xiang

Realizador chinês conhecido pelas suas curtas-metragens “Father knows Best” (2015) e “To Pimp a Butterfly” (2017), já com 14 prémios internacionais. “Lost in the Stars” é a sua primeira longa-metragem.

 

Um homem grita numa esquadra de polícia e ninguém lhe liga. Diz ele que a mulher desapareceu há muitos dias e que ninguém quer saber. Até que um polícia parece acreditar nele. Conta-lhe, então, que a mulher que tem em casa não é a sua mulher. Mas será a investigação de uma advogada que vai descobrir o que realmente aconteceu. Um argumento intricado, cheio de momentos de acção e revelações inesperadas. Uma das maiores produções do ano do cinema chinês, já com prémios internacionais. Filme vencedor do Golden Crane Award (Melhor Filme e Melhor Actriz) e do Golden Angel Award do Chinese American Film Festival. Selecção do Festival de Shanghai.

 

 

21:15 The Witch Game – Fabián Forte – 86’ – Argentina CF- horror fantástico, v.o., leg ingl, leg port

 

Fabián Forte

 

Realizador conhecido por “Dead Man Tells His Own Tale” (2016), seleção do festival de Bruxelas, foi prémio da Associação de Críticos Argentina pelo argumento de “La Corporacion” (2012) e selecionado para o Festival de Mar Del Plata. Foi ainda vencedor do festival de San Francisco com “Mala Carne” (2003). No Fantasporto apresentou “Legions” (2022), a sua longa-metragem anterior.

 

Com a qualidade a que o cinema argentino nos habituou, sobretudo no que toca ao cinema fantástico, este é filme a não perder. Uma jovem de 18 anos, viciada em jogos digitais, ignora a família e o bolo que os pais e a irmã lhe querem oferecer no dia dos anos. Em vez disso, prefere experimentar um jogo que lhe foi deixado à porta de casa misteriosamente. Inicia, assim, o seu caminho até se tornar numa poderosa bruxa numa mansão virtual onde tem 3 guias para a ajudarem. Uma grande produção sem as subtilezas de um Harry Potter, vindo de um dos mais premiados realizadores do Fantástico.

 

23:00 From the End of the World – Kazuaki I Kiriya- 135’ (Jap) CF/OE- sci-fi, fantástico, v.o., leg ing, leg. port

Kazuaki I Kiriya

Nasceu em 1968 no Japão. É conhecido por “Casshern” (2004) que foi exibido no Festival de Turim, “Goemon” (2009) e “Last Knights” (2015).

 

Em fabulosas viagens no tempo, desde os samurais até ao presente, a jovem Hana, infeliz e atormentada no presente, vai encontrar o seu papel no mundo. Um dia, sonha sobre uma jovem que viveu numa era do passado. Quando acorda, é levada por misteriosos agentes do governo que estão convencidos que os seus sonhos podem salvar o mundo. Um surpreendente tratamento de imagem mergulha-nos numa narrativa que nos leva, até, ao futuro. Com excelentes interpretações, especialmente da jovem Aoi Ito.

 

SALA 2

 

14:30 Parabola –Karim Ouelhaj – 101’ (Belg) Retrospectiva Karim Ouelhaj- drama, v.o., leg ingl

 

Karim Ouelhaj

 

Realizador, escritor e produtor belga. A sua primeira longa-metragem “Parabola”, foi seleccionada para o Festival de Veneza na secção oficial Giornatti degli Autori Venice Days. Este filme venceu ainda o Prémio Federico Fellini em 2006 nos EUA, entre outros galardões. Foi a primeira longa-metragem de um tríptico dedicado à sociedade, e que incluiu “La Repas du Singe” (2013), Melhor Actriz no Festival de Roma, e “Une Realité para Seconde” (2015). Em 2016, a sua curta-metragem fantástico “L’Oeil Silencieux” venceu o Grande Prémio e o Méliès D’Argent no Festival de Bruxelas e foi seleccionado, e premiado, em inúmeros festivais. “Megalomaniac” (2022), a sua quarta longa-metragem, inspirada na história verdadeira do Carniceiro de Mons, obteve mais de 20 prémios internacionais, incluindo Melhor Filme no Fantasia (Canadá), Melhor Filme de Horror no Macabro Film Festival (México) e Melhor Filme, Realização e Actriz no Fantasporto 2023.

 

Axelle, uma fotografa, encontra por acaso Sara, uma prostituta que se revela ser a sua amiga de infância.

Este filme é o primeiro de um tríptico dedicado à sociedade e que inclui “Le Repas du Singe” e “Une Realité par Seconde”. Diz o realizador: “Parabola”não é um filme sobre prostituição mas uma declaração nervosa e crua, viva e raivosa, sobre a miséria humana nas ruas de um cidade dura e violenta.” O jornal Soir acrescenta: “É um filme nascido da firme intenção de mostrar as coisas como são, sem luvas- uma intenção de encorajar”. 

Com Celine Rallet, Mario Guzman, Julie Brug, Aude Lorquet. Selecção da secção Venice Days do Festival de Veneza, Tiburon Film Festival (USA), Amiens Festival (França) entre outras.

 

 

16:45 L’Oeil Silencieux – Karim Ouelhaj- 29’ (Belg) –  Retrospectiva Karim Ouelhaj- fantástico, v.o.

 

Um homem quer arrendar um apartamento e tem um encontro junto ao prédio com o agente imobiliário. Enquanto conversam, um corpo cai. O aluguer pode ser então já a seguir.  No chão está um buraco em que pode observar a vizinha de baixo.  Uma história de “voyeurismo” e obsessão criando os ambientes soturnos e misteriosos tão do gosto de realizador.  Com Wim Willaert, Judith Williquet e Olivier Picard, argumento do próprio realizador e guarda-roupa de Florence Saâdi.

 

Une Realité par Seconde – Karim Ouelhaj – 90’  (Belg) –Retrospectiva Karim Ouelhaj- drama de horror, v.o., leg ingl

 

Através dos olhos destas personagens que misturam ficção e documentário, somos lançados num universo dos que raramente queremos ver ou ouvir. Tudo começa com uma discussão sobre droga. Diz a Cinevox: “É uma espécie de Ovni, este filme que domina Liège, a cidade multi-facetada, com o poder de um cinema sem tréguas”. A revista Nova afirma: “Apesar de uma filosofia destrutiva e de sobrevivência, lembrando-nos do cinema de Abel Ferrara, este filme ainda guarda espaço para uma humanidade benevolente”. Selecção do Festival de Brasília (Brasil), Menção Honrosa no Underground Film Festival e Bronze Award no 12 Months Film Festival in Romenia.  Com Luc Hélin, Olivier Picard, Romane Dideberg e Soufiane Lachhab.

 

19:00 Semmelweiss- Lajos Koltai- 127’ (Hun)-2023 Retrospectiva Visions of Hungarian Cinema- drama histórico, v.o., leg ingl

 

 

Lajos Koltai

Entre outros prémios prestigiados, o realizador Lajos Koltai foi nomeado para um Oscar como director de fotografia por “Malena” (2000) e venceu um Prémio do Cinema Europeu com “Sunshine” (realizado pelo vencedor do Oscar István Szabó em 1999). Foi também responsável pela fotografia de outros films nomeados para o Oscar como “Colonel Redl” (1985) e “Hanussen” (1988), e o vencedor do Oscar “Mephisto” (1981). SEMMELWEIS é o seu 3º filme como realizador que sucedeu a “Evening” (2007) com Vanessa Redgrave, Natasha Richardson e Claire Danes.

 

 

Um médico em Viena lamenta a morte de tantos bébés após a nascença. Mas os seus esforços em descobrir a causa não são compreendidos pelos seus chefes. Resta-lhe provar-lhes que a realidade passa por regras simples de higiene e desinfecção.

 

21:30 Baian the Assassin M.D. 2 – Shunsaku Kawake – 119’ (Jap)- 2023 CF/ OE | Retrospectiva Manga To Live

Image – thriller,  v.o., leg ingl

 

Shunsaku Kawake

 

Realizador japonês conhecido pelas séries tv 2000 – nen no koi” (2000), “The High School Girl with a Machinegun” (1982) e “Pandora II: Kiga rettou” (2010).

 

O mangá de Yuji Takemura teve 10 volumes e a série terminou em novembro 2021. Tata-se de um Drama sumptuoso no tempo dos samurais e tem a ver com a guerra, o amor e a honra. Baian é um assassino que só ataca os que ele pensa merecerem uma morte prematura. Entretanto, usa o seu trabalho como acupuncturista para esconder a sua real atividade. Sobre esta personagem já se fizeram séries de Tv e 4 longas-metragens, sendo o papel principal interpretado pelos conhecidos Ken Ogata ou Ken Watanabe.

 

23:45 La Sombra del Tiburón – Gonzalo López- Gallego- 88´ CF-horror ,  v.o., leg ingl, leg. port

 

Gonzalo López-Gallego

 

Realizador, argumentista, já premiado em diversos festivais, nomeadamente em Amsterdam pelo seu filme “King of the Hill” (2008) e em Málaga por “Nómadas” (2001) que venceu o Prémio Especial do Juri.

 

Alma não consegue dormir. E quando vai para a cama, cedo uma série de sons e sombras a afetam. Com a ajuda de camaras de vigilância e terapia, Alma vai descobrir os horrores que a rodeiam, um dos quais pode mesmo ser o vizinho do lado. A casa torna-se um inimigo. Até que decide fazer alguma coisa. O realizador López-Gallego, que assina também o argumento e a montagem, traz-nos um exemplo da pujança do cinema espanhol de mistério, com excelentes interpretações de Alba Galocha e Denís Gomez. Um dos mais intrigantes e assustadores filmes do ano.

 

Dia 6 de Março – Quarta-Feira

 

SALA 1

 

15:15 Supporting Actors– Árpad Sopsits – 110’ (Hun) – Retrospectiva Visions of Hungarian Cinema | SR- drama, v.o., leg ingl, leg. port

 

 

Árpád Sopsits

O realizador Árpád Sopsits estudou na Academia de Teatro e Cinema. A sua primeira longa-metragem foi “Shooting Gallery” (1989) que teve estreia na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes onde foi premiada. Seguiram-se outras, como “Videoblues” (1992) e “Abandoned” (2000) igualmente premiadas. Depois vieram, entre outros filmes, “The Seventh Circle” em 2009, Melhor Filme do Festival de Amsterdão, e “Strangled” (2016) que integra esta Retrospectiva Húngara. Em competição na Semana dois Realizadores do Fantas 2024.

 

Este drama social conta as histórias paralelas de 3 famílias na Hungria rural dos dias de hoje. Acompanhamos as histórias de Árpad, um rico homem de negócios, a mulher Franciska, a filha Babita, um fotógrafo chamado Gábor, a artista cerâmica sua namorada, Edina, e um padre que trabalha na prisão. Os seus destinos estão ligados. Muitos vivem ainda ou viveram na mesma cidade e as suas vidas são determinadas pelos segredos e crimes que se vão revelando durante um período de dez anos.

 

17:30 – Papa Mascot – King Palisoc – 94’ (Filipinas) SR/OE- drama, v.o., leg ingl, leg port

 

Luisito Lagdameo Ignacio

 

Realizador e argumentista filipino conhecido pelos seus filmes “Asintado” (2014) e “Laut” (2016), exibido no Fantasporto e que recebeu o Prémio de Melhor Actriz.

 

Nicole, de 7 anos, tem leucemia. O pai, Nico, que claramente adora a criança, procura ajuda para curar a filha que está no hospital. E quando deixa de ter dinheiro, retira-a às escondidas. Perseguido pela polícia, a menina recuperada, chega-se à conclusão de que a criança foi raptada há anos. Retratos de vingança e ternura, mesmo por caminhos tortuosos. Mais um filme de Luisito Lagdameo, realizador premiado no Fantasporto por “Laut” (2016) e “School Service” (2019).

 

 

19:15 Shadow Of Fire – Shinya Tsukamoto- 95’ (Japão) SR /OE- drama, v.o., leg ingl, leg port

 

 

Shinya Tsukamoto

 

Realizador japonês, conhecido e premiado no Fantasporto que já apresentou cerca de uma dezena dos seus filmes, entre os quais “Tetsuo: the Iron Man” (1989), “Tetsuo: Body Hammer” (1992) , na presença do realizador, “Ichi the Killer” (2001), “Vital” (2004) e “A Snake of June”( Prémio de Melhor Actriz e Juri em 2003). Também conhecido por “Tetsuo: The Bullet Man” (2009), “Killing” (2018), “Fires on the Plain” (2014) e “Kotoko”. “Shadow of Fire” fez parte da seleção do Festival de Veneza 2023.

Um dos “enfants terribles” do cinema japonês, Shin’ya Tsukamoto veio ao Porto em 1992 e fez tremer o público do Fantasporto com a sua saga “Tetsuo”. Agora, anos mais tarde e com grande reconhecimento internacional, volta num registo totalmente diferente. Esta é a saga de um menino que assiste ao horror de um mundo que se desmorona à sua frente, sempre à procura da sobrevivência e do calor humano. O ponto de vista dos cidadãos vulgares quando a guerra acaba com a paz. Selecção do festival de Veneza onde venceu o Net Pac Award em 2023.

 

21:15 Halfway Home Isti Madarász-104’ (Hun) CF | Retrospectiva Visions of Hungarian Cinema- fantástico, v.o. leg ingl, leg. port

 

Isti Madarász

 

 O realizador Isti Madarász nasceu em 1976 na Hungria, trabalhou para televisão e é também conhecido pelas curtas “Elöbb-utóbb” (2006) e “147 Rovás” (2018). “HalfWay Home” (2023) é a sua mais recente longa-metragem, depois de “Loop”.

 

Christian, um homem de vinte e poucos anos, ainda anda à procura de um rumo para a sua vida. Com um emprego novo como guarda da noite de uma morgue, ignora que os mortos não estão calmos durante o seu turno. Todos têm um assunto inacabado a tratar e não podem passar ao estádio seguinte sem se livrarem desse peso. Na cave sinistra, o Agente Funerário, uma criatura monstruosa, tenta tudo para os fazer cair nas suas garras. Mais um belo exemplo do Fantástico húngaro, tantas vezes premiado no Fantasporto. Segunda longa-metragem do realizador de “Loop”, apresentado no Fantasporto em 2017 e candidato ao Prémio Méliès. “Half-Way Home” está em competição na S.O. Cinema Fantástico do Fantasporto 2024.

 

23.30- The Floor Plan – Junichi Ishikawa -110´- (Japão) CF/OE- ANTESTREIA MUNDIAL- horror fantástico, v.o., leg ingl, leg port

 

Junichi Ishikawa

 

Realizador japonês conhecido por “April Fools” (2015) e “Mixed Doubles” (2017)

Amemiya é um Youtuber que se especializou no oculto. Quando o seu orientador lhe traz uma planta de uma casa para observar, repara que a casa apresenta compartimentos que não são lógicos, como se os donos quisessem esconder alguma coisa tenebrosa ou alguém. Quem? O quê? A imaginação está à solta. Entretanto, a vizinhança começa a contar histórias e uma mulher, Yuzuki, contacta o Youtuber. Juntos irão revelar o mistério da casa. O horror japonês no seu melhor.

 

SALA 2

 

15:00- S. O. COMPETIÇÃO CURTAS FANTÁSTICAS 1 – CF – Total: 111´’- v.o.

 

Alicia– Tony Morales- 5’ 30’’- Esp

Vão das Almas – Edileuza Penha de Sousa, Santiago Dellape- 15’ (Brasil)

The Looming– Masha Ko- 15’ (EUA)

Signal– Jerôme Pierrat- 8’54’’ (Belg)

Fishmonger – Neil Ferron- EUA- 25’30’’

Ahora Vuelvo – Lucas Paulino- 13’ (Esp)

Pesudo- Miguel Diaz- 20’24’’ (Esp)

La Ley del Más Fuerte – Raul Monge- 19’ (Esp)

Acid Base– Shirin Eklasi- 15’- (Irão)

Elegy– Jérémy Adonis – 12’ (Belg)

Spot the Differences– Brune C, Aurélie L, Fleur L, Yohan G, Clémence , Samatha Liu – 6’ 34’ – (Fra) 

Stabat Mater – Hadrien Maton, Quentin Wittevrongel, Arnaud Mege, Coline Thelliez, William Defrance -13’09’’ (Fra)

Ciela – Mauricio Sierra- 15’ (Mex)

Au 8ème Jour – Agathe Sénechal, Alicia Massez, Elise Debruyne, Flavie Carin, Théo Duhautois- 9’ (Fra)

The Voyager – Fabrice Dugast- 14’ (Fra)

La Condena – Ángel Pazos 14´(Esp)

 

 

19:15 Pandemonium – Quarxx – 95´ França  CF- horror fantástico, v.o., leg ingl, leg. port

 

Quarxx

 

Realizador conhecido por “All the Gods in the “Sky” (2018), vencedor do Black Sea Festival e Menção Especial do Juri. A curta “A Perfect Blue Sky” (2016) foi selecção do Festival de Sundance, vencedora do Fantasia Film Festival (Canadá) e do LA Indie Film Festival (E.U.A.).

 

Um acidente. Um carro está virado uma estrada no meio da montanha. Dois homens encontram-se e chegam à conclusão de que um deles causou a morte do outro. Que fazer agora? Duas portas enigmáticas se abrem. Qual escolher? Qual os deixará passar? Uma história sobre o Mal, monstros, o Inferno e crianças sinistras. Um filme intrigante e perturbador de um realizador premiado. Selecção do Festival de Sitges.

 

21:00 Preparations To Be Together for an Unknown Period of Time– Lili Horvát- 95’ (Hungria)- 2021 Retrospectiva Visions of Hungarian Cinema- romance, v.o., leg ingl

 

Lili Horvát

 

A realizadora Lily Horvát nasceu em 1982 em Budapest. Estudou Artes Visuais na Sorbonne Nouvelle em Paris e realização na Universidade de Teatro e Cinema de Budapest. A sua primeira longa-metragem, “The Wednesday Child” (2015), venceu o Prémio East of The West no Festival de Karlovy Vary e outros em diversos festivais. “Preparations to be Together for an Unknown Period of Time” é a sua segunda longa-metragem, já vencedora do Prémio do Jury no Festival de Filadelfia e outros prémios nos Festivais de Valladolid e Varsóvia.

 

Márta, uma neurocirurgiã de 40 anos, apaixona-se. Deixa a sua carreira brilhante nos Estados Unidos e regressa a Budapest para iniciar uma nova vida com o homem que ama. Mas o encontro marcado com ele na Ponte da Liberdade não acontece. Desesperada, Márta procura-o e quando o descobre, ele diz-lhe que nunca a viu. Uma história de amor, irresistível e inevitável como todos os amores reais. “Preparations To Be Together for an Unknown Period of Time” ganhou o Prémio de Melhor Filme da Semana dos Realizadores e de Melhor Actriz SR no Fantasporto 2021.

 

23:00 The Invisible Fight – Rainer Sarnet – 116’ (Estonia) – comédia fantástica, CF- v.o., leg ingl, leg. port

 

Rainer Sarnet

 

Realizador e argumentista estoniano, conhecido por “November” (2017), premiado no Fantasporto 2018 e já com 24 prémios internacionais. Seguiu-se a série TV “The Bank” (2018) e “Vaino Vahingu Paevaraamat” (2021).

 

A rocker and ex-guarda na fronteira entre a União Soviética e a China,depois de ter sido atacado, decide ir para um mosteiro ortodoxo onde os monges misturam religião e Kung Fu. Num delírio visual que mistura também heavy metal e uma Madonna que chora, o rocker procura ser aceite pelos monges. A primeira lição que recebe é de humildade. Vindo do realizador de “November” que recebeu 24 prémios internacionais e exibido no Fantasporto 2018 onde recebeu o Prémio Especial do Juri e o de Melhor Fotografia. Este filme faz parte da selecção dos Festivais de Sitges, Locarno e Varsóvia.

E para  não perderes nada sobre o Central Comics no Google Notícias, toca aqui!

Além disso, podes seguir também as nossas redes sociais: 
Twitter: https://twitter.com/Central_Comics
Facebook: https://www.facebook.com/CentralComics
Youtube: https://www.youtube.com/CentralComicsOficial
Instagram: https://www.instagram.com/central.comics
Threds: https://www.threads.net/@central.comics

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Verified by MonsterInsights