Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Faleceu Jean Graton, o criador de Michel Vaillant

Jean Graton, o autor de banda desenhada nascido em Nantes em 1923, morreu esta quinta-feira, 21 de janeiro de 2021 em Bruxelas, aos 97 anos, cercado pela sua família.

Jean Graton com o piloto Alain Prost, vencedor de 51 Grande Prémios.

Jean Graton, criador de Michel Vaillant , elaborou uma obra única e admirável que surpreendeu várias gerações de leitores de banda desenhada, jovens e velhos. Um verdadeiro embaixador do desporto motorizado, criou uma família, uma empresa e uma marca, que ainda hoje brilham nas livrarias e nos circuitos de corridas. Entre esses leitores de Michel Vaillant , vários tornaram.se grandes pilotos de F1, jornalistas e até designers – Jean Graton soube transmitir sua paixão com estilo.

Jean Graton com Jackie Ickx, um ex-automobilista belga que competiu na Fórmula 1 e venceu o evento altamente prestigiado das 24 Horas de Le Mans. Foto: Collection Fondation Jean Graton

Ele foi o primeiro a entender que para contar histórias é preciso inspirar-se na realidade. Jean Graton participou em corridas em quase todo o mundo, fazendo amizade com os pilotos, chefes de equipa e directores de circuito, acumulando milhares de fotos e documentos que conferem ao seu trabalho o prestígio de autenticidade. Isso e o seu senso inato de movimento e narrativa fizeram de Michel Vaillant uma série exemplar que é respeitada por todos os amantes do automobilismo.

Jean Graton com o piloto de F1 Jacques Laffite ao volante do seu Ligier, 1976.
Foto : Jean Graton Foundation.

Mas Jean Graton não foi apenas o criador de Michel Vaillant , ele foi um designer formidável: lembremo-nos das ilustrações do jornal Les Sports, as Belles Histoires de l’Oncle Paul in Spirou, as capas e Histórias Completas do jornal Tintin, Julie Wood, os Labourdets.

Jean Graton com Joël Robert, lenda do Motocross, que faleceu a 13 de Janeiro de 2021, após complicações causadas pela Covid-19 (1971).

Comandante das Artes e Letras, Cavaleiro da Ordem de Leopoldo, Jean Graton foi o último monstro sagrado da época de ouro da BD franco-belga.

depois de um jantar, lTibet, Albert Uderzo, René Goscinny e jean Graton, France, 1976.” Photo © Philippe Graton.

Como já referimos aqui no Central Comics, estará para breve o lançamento da Coleção «Michel Vaillant – Nova Temporada», o volume 9 com o título DUELOS, por Denis Lapière / Benjamin Benéteau e Vincent Dutreuil

Fonte: Dupuis

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *