Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Embaixada dos EUA anuncia primeira edição dos “eSports da Paz”

Os amantes de videojogos e de apostas desportivas da strafe podem comemorar. Vem aí mais um evento que esse tipo de público vai poder acompanhar.

Em janeiro de 2023, Tel Aviv vai sediar os Jogos inaugurais de eSports da Paz dos Acordos de Abraham, de acordo com o que foi anunciado recentemente pela Embaixada dos Estados Unidos em Israel.

O evento está a ser organizado em parceria com o Ministério das Relações Exteriores de Israel, o filantropo Sylvan Adams, o banco de investimento de Nova York LionTree e a Associação de eSports de Israel.

Haverá concorrentes de Israel, Estados Unidos, Emirados Árabes, Bahrein, Marrocos e, ainda, muitos convidados especiais e alguns dos principais jogadores do cenário internacional competindo entre si, com um prémio de 82 mil dólares a ser distribuído entre os vencedores.

No meio dos jogadores de eSports mais bem-conceituados, esse evento já está sendo visto como uma das maiores novidades do universo do desporto eletrónico em 2023.

Adams, que copreside o comitê organizador dos jogos ao lado do embaixador dos EUA em Israel, Tom Nides, disse numa entrevista que Israel irá testemunhar o poder do desporto para unir as pessoas em amizade neste novo Oriente Médio.

Os Acordos de Abraham são um divisor de águas para a região, com novas relações diplomáticas promovendo intercâmbios comerciais, educacionais e científicos.

O objetivo da iniciativa é exatamente preservar esse cenário e fazer com que o mesmo possa perdurar durante muito tempo mais.

Os organizadores do evento anunciaram ainda planos para adicionar até 10 nações aos jogos da paz, que serão realizados a um custo de produção de 1,5 milhão de dólares.

Espera-se que o evento, que será realizado na Shlomo Group Arena de Tel Aviv, atraia milhares de pessoas de todo o país, de acordo com a embaixada israelense.

Além dos jogos, será realizado um festival aberto, no qual os entusiastas de eSports poderão conectar-se uns com os outros por meio do mundo dos jogos.

O que são os Acordos de Abraham?

Também chamados de Pacto Abraâmico, os Acordos de Abraham foram assinados entre os Emirados Árabes Unidos, Israel e Bahrein em 13 de agosto de 2020 pelos Estados Unidos.

Os países dos Acordos de Abraham firmaram um acordo conjunto que formalizou suas relações.

Estes são referidos como os principais acordos de paz árabe-israelense desde o da Jordânia, em 1994.

Os Acordos de Abraham foram originalmente assinados em 15 de setembro de 2020 na Casa Branca por Abdullatif bin Rashid Al Zayani, ministro das Relações Exteriores do Bahrein; Abdullah bin Zayed Al Nahayan, ministro das Relações Exteriores dos Emirados Árabes; Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro israelense; e Donald Trump, presidente dos Estados Unidos.

Os Acordos de Abraham tratam-se de uma declaração combinada estabelecida pelos EUA para fortalecer o relacionamento pacífico entre os estados árabes e Israel.

O acordo foi denominado, como já dito anteriormente, de Pacto Abraâmico, pois o judaísmo e o islamismo são considerados provenientes do profeta Abraão.

Este acordo foi assinado para trazer paz, harmonia e cooperação mútua entre os países.

Após a guerra entre Israel e Palestina, em maio de 2020, a administração dos EUA e o presidente Joe Biden tomaram a iniciativa necessária para motivar os outros países árabes a apoiar Israel no acordo existente, assinando o Acordo de Abraham após a desastrosa guerra na Faixa de Gaza.

No entanto, em novembro de 2021, o Irão não assinou o acordo confirmado pelo ministro das Relações Exteriores Fuad Hussein, mesmo após várias considerações.

Desde a independência de Israel em 1948, tem havido correlações contrárias entre Israel e outros países árabes, em grande medida por causa da crescente disputa sobre a soberania da Palestina.

Posteriormente, Sudão e Marrocos foram as outras nações a aderirem ao acordo no mesmo ano para regular as relações livres de conflito com Israel.

Os eSports e os Acordos de Abraham

Os eSports estão a crescer de forma global, com os EUA estimando um valor industrial internacional de 1,8 bilhão de dólares até 2025.

Alguns eventos de eSports atingiram até 400 milhões de espetadores em todo o mundo.

Em relação aos eSports da Paz, os organizadores também oferecerão passeios turísticos e viagens para visitantes vindos de todo o mundo para Israel.

Este torneio de eSports – o primeiro desse tipo – é uma das muitas atividades culturais conjuntas organizadas em torno dos acordos de Abraão, conectando-se com a juventude da região para garantir que os acordos sejam sustentáveis.

O evento também conta com o apoio do Museu da Tolerância de Jerusalém.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *