“ELES NÃO ENVELHECERÃO” estreia a 27 de Julho!

O Canal HISTÓRIA estreia o aclamado documentário dirigido e produzido por Peter Jackson sobre a Primeira Guerra Mundial, “ELES NÃO ENVELHECERÃO”.

Usando imagens remasterizadas e coloridas nunca antes vistas da Primeira Guerra Mundial, o realizador de ‘“O Senhor dos Anéis” explora a dura realidade do conflito e homenageia os homens que estavam em combate.

No dia 27 de julho, pelas 22h15, o canal HISTÓRIA exibe em exclusivo em Portugal o aclamado documentário “Eles Não Envelhecerão” (“They Shall Not Grow Old”), que presta homenagem aos soldados que participaram na Primeira Guerra Mundial através de imagens coloridas e remasterizadas. A estreia do documentário coincide com o aniversario do começo da chamada Grande Guerra. Dirigido e produzido pelo cineasta vencedor de um Óscar por três vezes, Peter Jackson, conhecido pelas triologias de sucesso “O Senhor dos Anéis” e “O Hobbit”, “Eles Não Envelhecerão” transporta o espectador numa viagem no tempo para experienciar a história com aqueles que realmente estiveram lá, em combate, durante o conflito.

Aplicando restauração de última geração, coloração e tecnologias 3D às imagens centenárias – cuidadosamente escolhidas entre centenas de horas de filmes originais da Primeira Guerra Mundial, conservados nos arquivos do Imperial War Museum (IWM), Jackson criou uma experiência cinematográfica envolvente, imersiva e autêntica. A única narração vem de veteranos da Grande Guerra, selecionada entre mais de 600 horas de entrevistas no arquivo da BBC e do IWM, resultando num relato emocionante de “The War to End All Wars” contado pelos soldados que a experienciaram.

Entre 1914 e 1918, este conflito global mudou o curso da história. As pessoas que o experienciaram não viviam num mundo silencioso e a preto e branco. Ao restaurar as filmagens originais, a um nível nunca visto, a face humana da Primeira Guerra Mundial surge com uma clareza vívida através do nevoeiro do tempo. Jackson capta a experiência do dia-a-dia dos soldados e revela a realidade da guerra para os que estão na linha de frente: as suas atitudes em relação ao conflito; a sua camaradagem e sua necessidade de humor no meio do horror; as funções da vida cotidiana nas trincheiras; e como eram suas vidas durante os períodos de descanso.

Usando técnicas de ponta para transformar as imagens de há um século atrás em imagens que poderiam ter sido feitas hoje, Jackson lembra e homenageia uma geração que foi mudada para sempre pela guerra mundial.

“They Shall Not Grow Old” esteve nomeado na categoria de Melhor Documentário de 2018, nos Prémios BAFTA. Foi dirigido por Peter Jackson e produzido por Clare Olssen e Jackson, com Ken Kamins, Tessa Ross, Di Lees e Jenny Waldman como produtores executivos. O filme foi editado por Jabez Olssen e a música é de David Donaldson, Janet Roddick e Steve Roche.

“Tecnicamente deslumbrante e com um toque humano surpreendente”.

-Variety

“Uma viagem eletrizante às trincheiras da Primeira Guerra Mundial (…) Como uma história popular, ‘Eles Não Envelhecerão’ é excelente (…)”

-The Guardian

“Este documentário inovador é uma lição fascinante, emocional e interessante sobre como tornar o passado vivo.”

-The Hollywood Reporter

Hugo Jesus

Co-criador e administrador do Central Comics desde 2001. É também legendador e paginador de banda desenhada, e ocasionalmente argumentista.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *