Curtas portuguesas em destaque nos Estados Unidos

As curtas-metragens “Ruby” e “Dia de Festa” foram seleccionadas para a 26ª edição do Palm Springs International ShortFest, a decorrer de 16 a 22 de Junho.

As realizadoras portuguesas Mariana Gaivão, com “Ruby” e Sofia Bost, com “Dia de Festa”, fazem parte da selecção oficial do festival norte-americano, destacando-se entre o total de 6000 filmes submetidos. “Ruby” concorrerá pelo galardão de “Melhor Curta-Metragem de Imagem Real” e “Dia de Festa” está entre os filmes seleccionados para a secção que competirá pelo prémio “Melhor Curta-Metragem Internacional”.

Trailer de Ruby:

Tal como diversos festivais que, devido à pandemia global COVID-19, se viram obrigados a adaptar-se ao formato online, também Palm Springs optou por esta modalidade, ainda que com algumas diferenças. Apenas os filmes que já se encontram online serão disponibilizados para visualização gratuita no site do festival.

A segunda curta-metragem de Mariana Gaivão, cuja estreia ocorreu no Curtas Vila do Conde 2019, onde recebeu o prémio de “Melhor Realização”, já tem percorrido caminho por festivais de renome a nível mundial, como no Festival du Nouveau Cinéma de Montréal ou o Internacional Film Festival Rotterdam (IFFR). Produzido por Mariana Gaivão, Alexander Gerner e pela Primeira Idade de Pedro Fernandes Duarte e Joana Gusmão, o filme retrata uma juventude em autodescoberta, acompanhando a jovem Ruby nos dias antes da sua melhor amiga, Millie, regressar a Inglaterra, e conta com a participação de Ruby Taylor e Millie Romer.

  Análise: Summerland (2020)

Trailer de Dia de Festa: 

Dia de Festa” é o primeiro filme de Sofia Bost e teve a sua estreia internacional na Semana da Crítica do Festival de Cannes e a estreia nacional no Curtas Vila do Conde 2019. Produzido pela Uma Pedra no Sapato, o filme acompanha o dia de Mena no aniversário da sua filha Clara, e conta com a participação das actrizes Rita Martins, Melissa Matos, Teresa Madruga, Sandra Celas, Mariana Silva, Sara Gonçalves e Fernanda Neves.

Durante a edição online do festival de Palm Springs, haverá masterclasses e painéis virtuais com convidados da indústria cinematográfica. Nas palavras dos organizadores do Palm Springs, o festival continua empenhado em “proporcionar um espaço para facilitar as ligações entre os criadores, a indústria” e o seu público. O palmarés do festival será anunciado em finais de Julho, no site do festival.


O que aí vem do MCU
(Universo Cinematográfico da Marvel)?

Hugo Jesus

Co-criador e administrador do Central Comics desde 2001. É também legendador e paginador de banda desenhada, e ocasionalmente argumentista.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *