Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Curso de Banda Desenhada no Museu Bordalo

 

O curso de Banda Desenhada no Museu Bordalo, trata-se de um novo projeto formativo no campo da BD, na sequência dos cursos que tiveram seu início em 2015, que ajudou várias dezenas de alunos a iniciarem o seu percurso como autores, tendo vários sido premiados, conseguindo mesmo ter obra publicada na atualidade.

O curso tem como tema “O desenho e a narrativa como um só”, será coordenado pelo conjunto de autores Inês Garcia, Penim Loureiro e Tiago Cruz. Inicia com uma sessão pública de abertura a 19 Março, 2022. As inscrições estão abertas até 7 de Março. Será composto por 2 módulos, com a duração 5 dias (sábados) cada módulo, com o custo de 30 euros cada módulo.

Dário Duarte, Luís Louro, Susana Resende, Daniel Maia, Carlos Silva, Patrícia Costa, Ana Dias, Miguel Santos, Henrique Gandum, Duarte Gandum e Rita Alfaiate serão os autores convidados a participarem na formação.

+ info:

Gostas de criar as tuas próprias histórias? Estás sempre a criar personagens mas não sabes que rumo lhes dar a seguir? O teu sonho era criar uma história com princípio meio e fim como o teu autor ou mangaka favorito? Nada temas! Este curso é para ti!
Neste curso extenso de Banda Desenhada pretendemos munir os nossos formandos com as ferramentas certas para contar histórias: tanto ao nível do desenho como ao nível da narrativa. Nele encontrarás um leque de formadores com experiência e paixão pelo tema e ainda, convidados com o mais variadissimo leque de projectos – todos com backgrounds e formações diferenciadas.

Objectivos da Formação:

Este curso pretende dotar os formandos de:
• Criar e utilizar referências para a criação de narrativas no âmbito da linguagem de Banda Desenhada com possíveis utilizações em outros médiuns (Ex. Videojogos, escrita criativa, etc.);
• Pensar e desenvolver visualmente personagens e cenários aptos para os mais variados objetivos;
• Desenvolver e aplicar o domínio da luz e cor na criação de personagens e cenários;
• Desenvolver e aplicar técnicas analógicas e digitais no conjunto de trabalho;
• Desenvolver espírito crítico perante todo um conjunto de trabalho proposto;
• Criar um fanzine original de raiz;
• Realização de uma exposição final.

Destinatários:

Curso nível iniciante-intermédio indicado para*:
• Todos os apaixonados por banda desenhada/ manga /animação/ anime ;
• Para os que perderam o ânimo e agora gostariam de voltar a desenhar;
• Para quem procura uma nova forma de libertar a criatividade, testar os seus próprios limites artísticos e pretende fugir da trivialidade e das histórias estereotipadas;
• Para quem já tem algum conhecimento sobre a matéria mas quer aprofundar um pouco mais;
• Para quem procura aprender sobre o tema e todas as suas inerências sem medos.
*Curso indicado para maiores de 14 anos (salvo raras excepções a indicar).  

Calendário, custo e inscrição:

Início: 19 Março, 2022| Horários: Sábados das 14h30 – 17h30 Curso de BD | 18h – 19h Conversa Aberta (Colóquio) com autor convidado
Calendário: 1º Módulo 6 dias (19, 26 Março, 2, 9, 16 e 23 Abril) + 2º Módulo 6 dias (datas a anunciar)
Prazo de inscrição: 16 Fevereiro a 7 Março, 2022 | Custo: Cada módulo 30 euros
Local: Museu Bordalo Pinheiro, Campo Grande, 382, Lisboa
Inscrições e informações: bilheteira@museubordalopinheiro.pt | https://museubordalopinheiro.pt/atividade/

Coordenação do curso:

Inês Garcia, Penim Loureiro, Tiago Cruz

Biografia sobre os autores

Inês Garcia
Doutora em Belas-Artes (especialização Desenho), mestre em Anatomia Artística (Especialização Ilustração Científica), licenciada em Pintura pela Faculdade de Belas-Artes de Lisboa, e na mesma instituição. Foi bolseira de Investigação por parte da FCT-Fundação para a Ciência e Tecnologia no âmbito da tese que envolveu a implicação da arte nos videojogos através da utilização das criaturas fantásticas.
Em termos profissionais é Professora Adjunta Convidada na Escola Superior de Educação do Politécnico de Lisboa, leccionando disciplinas de Concept Art, Técnicas de Pintura Digital, Modelação 3d, Videojogos e Gravura.
No âmbito artístico é co-autora (ilustração) da Banda-Desenhada “SINtra” editada pela Escorpião Azul (1ª ed. 2017, 2ª ed. 2019), bem como outras curtas de BD. No domínio dos videojogos e sempre dentro do registo artístico, ganhou o primeiro prémio na GameJam com o videojogo Marvila in Progress (2019), prémio de ilustração, com a Editora Saída de Emergência, concurso sobre os Contos mais Épicos de Conan (2020) e artista seleccionada no concurso internacional DC Fandome (2020).

Penim Loureiro
Doutorado na Especialidade de Ciências da Arte pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, iniciou o seu percurso autodidático na Ilustração, aos 16 anos, no suplemento Juvenil do jornal O Diário onde trabalhou como repórter e ilustrador.
Em 1979 vê as suas primeiras Bandas Desenhadas publicadas nos fanzines Amargem, Ruptura, Ritmo e Boletim do Clube Português de Banda Desenhada. Durante a década seguinte publicou irregularmente em variados periódicos como o Sete, Tintin, Jornal da BD, Boletim do CPBD e a revista espanhola Un Fanzine Llamado Camello.
Várias das suas BDs foram reconhecidas com galardões entre os anos de 1979 a 1983.
Em 1984, abandonou esta atividade por completo para dedicar-se à arquitetura. Colaborou ainda, na área da ilustração, nos jornais O Diário, Notícia, Diário Popular e Sete até 1985. Após três décadas de interrupção, regressou em 2014 à banda desenhada com o álbum semi-biográfico “Cidade Suspensa”, seguido da participação em “Portugal 2055” (2015) e “Reportagem Especial-Adaptação às Alterações Climáticas em Portugal” (2016), que ganhou o Troféu Central Comics para o Melhor Desenho.
Actualmente é Professor no Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, responsável pela área de Desenho, Arquitetura e Urbanismo.
Desde 2016 que coordena e lecciona os Cursos de Banda Desenhada no Museu Bordalo Pinheiro em Lisboa.
O seu trabalho foi recentemente exposto nos “Estados Unidos”, no Lichtenstein Center, com curaria de Lawrence Klein, fundador do MoCCA (Museum of Comic and Cartoon, New York).
Em 2019 foi convidado para desenvolver um projecto em parceria com a Vista Alegre que une a BD e a porcelana, que resultou na coleção Je Kraak.
É coautor da série de BD de ficção científica “Umbigo do Mundo”, cujo primeiro álbum “Alma Mãe” foi lançado em 2021 pela editora A Seita em conjunto com a Comic Heart. Este trabalho foi nomeado a Melhor Obra Nacional, bem como, a Melhor Ilustração em Obra Nacional, no ambito das Bandas Desenhadas 2021.

Tiago Cruz
Licenciado em Comunicação e Artes. Desde sempre apaixonado por livros, música extrema e tecnologia, bem como banda desenhada, videojogos e terror.
Em termos de desafios profissionais foi estagiário na área da produção de Serviço Educativo da Culturgest sendo que atualmente trabalha como argumentista freelancer, colaborando com o Museu Bordalo Pinheiro e com o Museu das Comunicações de Lisboa igualmente na área de Serviço Educativo onde realiza visitas guiadas, workshops e outro tipo de oficinas e atividades.
Ocasionalmente leciona workshops direcionados para a escrita criativa e videojogos na Universidade Lusófona e participa ainda em algumas GameJams sendo que a última em lhe valeu o primeiro prémio com o videojogo Marvila in Progress. É ainda argumentista na área da Banda-Desenhada onde é coautor (argumento) da obra “SINtra” editada pela Escorpião Azul (1ª ed. 2017, 2ª ed. 2019), bem como outras curtas de BD.

Organização e funcionamento:

O curso irá decorrer aos sábados com sessões entre as 14h30 – 17h30*. O regime de funcionamento será teórico-prático com diversos exercícios de desenho, narrativa e argumento para BD, exclusivamente destinada aos participantes inscritos.
Apesar das aulas serem temáticas e haver uma lógica sequencial no programa, o curso está criado de modo a que cada sessão seja independente da anterior.
A participação é livre, o que permite aos alunos uma margem de escolha perante as matérias com que mais se identificam. Contudo, para uma formação com mais qualidade recomenda-se a frequência em todas as sessões.
No final do curso será emitida uma declaração de frequência (Certificado de participação) a todos os formandos que tenham frequentado pelo menos 80% do mesmo.
As Conversas Abertas das 18h – 19h (Colóquio) com autor(es) convidado(s) funcionarão como sessões públicas às quais todos poderão assistir.
*A título de excepção, poderão existir datas suplementares face às indicadas.

Materiais:

No decorrer da totalidade do curso os materiais* a utilizar irão depender das necessidades e interesses do formando mas poderão ir desde a :
Abordagem Analógica:
• Riscadores (ex. Lápis, canetas, marcadores, etc.);
• Mancha (pincéis, aguadas, tinta-da-china, etc.);

Abordagem Digital:

• PC portátil + software de desenho/pintura (Ex. Photoshop) + tablet de desenho (Ex. Wacom/Huion);
• Tablet/Ipad + software de desenho (Ex. Procreate, medibang,etc.)
*Cada aluno deverá levar o material com o qual se sente mais confortável a escrever e desenhar. O curso fornecerá algum material básico de desenho tal como lápis, borracha e blocos de papel.
Nas sessões de desenho digital os participantes deverão trazer os seus próprios portáteis.


MÓDULO I 19 de Março – 23 de Abril 2022 (6 sessões)
A todo o Vapor!

Objetivos:

• Aprender técnicas básicas a nível de desenho úteis no contexto da Banda-desenhada e Manga;
• Aprender princípios Básicos de Concept Art, Character creation e environment art;
• Aprender princípios básicos de composição, dinamismo e equilibrio;
• Aprender técnicas básicas de narrativa e argumento no contexto da Banda-desenhada;
• Aprender e aplicar técnicas de desenho analógico e digital;
• Aprender e aplicar técnicas de pintura a preto e branco e cor.


MÓDULO II Datas a definir (6 Sessões)
Por as Mãos na Massa!

Objetivos:

• Aplicar os conhecimentos e técnicas previamente adquiridos no âmbito visual na realização de personagens e cenários ficcionados;
• Desenvolver uma identidade visual (estilo) característica;
• Aplicar os conhecimentos e técnicas adquiridos em contextos de narrativa e escrita criativa no desenvolvimento de uma narrativa específica;
• Compreender e aplicar os elementos visuais e narrativos implicitos na criação de uma curta de banda-desenhada;
• Motivar e dinamizar a criação de banda desenhada através dos conteúdos leccionados bem como com o auxílio de sessões motivacionais com casos práticos expostos pelos artistas do colectivo Oficina de Autores.

Planificação- MÓDULO I

Sessão 1-DIA 19.03.2022 (Sábado)
14h30 – 17h30: Inês Garcia, Penim Loureiro e Tiago Cruz (Sessão de Apresentação)
Convidados: Bruno Caetano (Comic Heart), Jorge Deodato e Sharon Mendes (Escorpião Azul), Pedro Alves Martins (Legendary Books) e Pedro Cipriano (Convergência).

• Apresentação do curso e dos seus objectivos;
• Apresentação da equipa de formação e alguns convidados/ personalidades relevantes na promoção de BD e exposição de diferentes oportunidades no meio editorial;
• Visita guiada pelas instalações do Museu Bordalo Pinheiro.

Sessão 2- DIA 26.03.2022 (Sábado)
14h30 – 17h30: Inês Garcia e Tiago Cruz (Sessão Teórico-Prática)

Conteúdos a abordar:
• Como nasce uma ideia (Brainstorming);
• Importância de referências;
• Worldbuilding;
• Técnicas de narrativa aplicadas a banda desenhada;
• Primeiros esboços: thumbnails.
• Storyboard;
• Exercícios práticos.

18h – 19h Conversa Aberta com autor convidado Miguel Santos

Sessão 3- DIA 2.04.2022 (Sábado)
14h30 – 17h30: Inês Garcia e Tiago Cruz (Sessão Teórico-Prática)

Conteúdos a abordar:
• Criação de personagens ( De dentro para fora);
• Turnarounds;
• Importância da expressividade e formas;
• Dinâmica criativa;
• Introdução a processos analógicos e digitais;
• Exercícios práticos.

18h – 19h Conversa Aberta com autor convidado Carlos Silva

Sessão 4- DIA 9.04.2022 (Sábado)
14h30 – 17h30: Penim Loureiro (Sessão Teórico-Prática)

Conteúdos a abordar:
• Desenho do ambiente da ação;
• Dicas e regras para a construção de espaços;
• Registo e interpretação do espaço;
• Planos e perspetiva, arquitetura e paisagem;
• Luz e contraste.

18h – 19h Conversa Aberta com autora convidada Ana Dias

Sessão 5- DIA 16.04.2022 (Sábado)
14h30 – 17h30: Penim Loureiro (Sessão Teórico-Prática)

Conteúdos a abordar:
• Banda Desenhada, da arte à trivialidade. Espaço gráfico;
• Vinheta (forma e conteúdo);
• Metáforas visuais, signos cinéticos e onomatopeias; regras e contra-regras;
• Composição, pontos focais e as trajectórias de leitura;
• A página como unidade visual e continuidade gráfica entre páginas.

18h – 19h Conversa Aberta com autor convidado Henrique e Duarte Gandum

Sessão 6- DIA 23.04.2022 (Sábado)
14h30 – 17h30: Inês Garcia, Penim Loureiro e Tiago Cruz (Sessão de acompanhamento)

Acompanhamento dos trabalhos em curso.

Elenco de Autores

Inês Garcia, Penim Loureiro, Tiago Cruz (Coordenação).
Dário Duarte, Luís Louro, Susana Resende, Daniel Maia, Carlos Silva, Patrícia Costa, Ana Dias, Miguel Santos, Henrique Gandum, Duarte Gandum e Rita Alfaiate (Autores convidados)

Bibliografia Utilizada

Abel, J., Madden, M. (2008). Drawing Words e Writing Pictures: A definitive course from concept comic in 15 lessons. New York: First Second Books
Bacher, H. P. (2019) Sketchbook: Composition Studies for Film. London: Laurence King Publishing
Beiman, N (2007) Prepare to Board! Creating Story and characters for animated features and shorts. Oxford, Focal Press.
Bell, James Scott (2014) How to Write Dazzling Dialogue: The Fastest Way to Improve Any Manuscript. Compendium Press
Bendis, Brian Michael (2014) Words for Pictures: The Art and Business of Writing Comics and Graphic Novels. Watson-Guptill
Bryant, Robert (2015) Slay the Dragon: Writing Great Video Games. Michael Wiese Productions
Eisner, W. (2008) Comics and Sequential Art: Principles and Practices from the Legendary Cartoonist. New York: WW Norton & Co
Glebas, F. (2009) Directing the Story: Professional Storytelling and Storyboarding Tecnhiques for Live Action and Animation. New York: Focal Press
Johston, O., Thomas, F. (1995) The Illusion of Life: Disney Animation. New York: Disney Editions
Mateu-Mestre, M. (2010) Framed Ink vol. 1: Drawing and composition for Visual Storytellers. Design Studio Press
Mateu-Mestre, M. (2019) Framed Drawing Techniques: Mastering ballpoint pen, graphite pencil and digital tools for Visual Storytellers. Design Studio Press
Mateu-Mestre, M. (2020) Framed Ink vol. 2: Frame, Format, Energy, and composition for Visual Storytellers. Design Studio Press
McCloud, S. (2001) Understanding Comics. New York: HarperColllins Publishers Inc.
McCloud, S. (2011) Making Comics: Storytelling secrets of comics, manga and graphic novels. New York: HarperColllins Publishers Inc.
Silver, S. (2017) The Silver Way: Techniques, Tips, and Tutorials for Effective Character Design. Design Studio Press
Stanchfield, Walt (2009) Drawn to Life: 20 Golden years of Disney Master Classes. Taylor & Francis
Truby, John (2008) Anatomy of Story: 22 Steps to Becoming a Master Storyteller. Faber & Faber
Weiland, K. M. (2016) Creating Character Arcs: The Masterful Author’s Guide to Uniting Story Structure. PenForASword
Yorke, John (2015) Into the Woods: A Five Act Journey Into Story. Harry N. Abrams

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.