Crítica: Cinema – “The Bleeder – O Verdadeiro Campeão”, de Philippe Falardeau
“The Bleeder – O Verdadeiro Campeão“, realizado por Philipe Falardeu, é um filme biográfico sobre a história de Chuck Wepner, boxeur de peso-pesado, que serviu de inspiração para a saga “Rocky“.
[ad#cabecalho]
O filme retrata a história de Chuck (Liev Schreiber), um vendedor de bebidas na cidade de Nova Jersey e boxeur de peso-pesado, treinado por Al Braverman (Ron Perlman), que numa altura da carreira é chamado a defrontar o campeão Muhammad Ali (Pooch Hall). Após o combate de quinze rondas, Chuck é chamado de campeão pelo facto de ter aguentado até ao fim. Impressionado pela história e feito histórico de Chuck, uma produtora de Hollywood resolve fazer um filme inspirado na vida dele, dando como título “Rocky“.
Escrito por Jeff Feuerzeig, Jerry Stahl, Michael Christofer e Liev Schreiber, esta narrativa não só nos conta a história de Chuck Wepner, mas também tudo o que a fama e a fortuna pode gerar a quem não consegue gerir o dinheiro que tem e que não tem, e a sua vida real.
O facto de existir essa dificuldade em gerir isso tudo, Phyliss (Elizabeth Moss) acaba por se divorciar de Chuck. Nesse momento baixo da vida dele, é apoiado por Linda (Naomi Watts).
O papel da mulher neste filme, e na vida real deste desporto, é tão ou mais importante que do lutador, dando então a estabilidade e controlo emocional necessário para que corra tudo bem.
Classificação: 8/10
João Maria Calheiros