Cristóbal Balenciaga: série sobre criador espanhol em estreia
“Cristóbal Balenciaga“, a série original inspirada pela vida e pelo legado do criador espanhol oriundo de Getaria, que viria a tornar-se num dos mais icónicos designers de moda de todos os tempos, irá estrear em exclusivo no Disney+ no dia 19 de janeiro de 2024.
Na série, criada por Lourdes Iglesias e por Aitor Arregi, Jon Garaño, e Jose Mari Goenaga (“The Endless Trench“), realizadores galardoados pelos prémios Goya, o ator Alberto San Juan é Cristóbal Balenciaga, um homem enigmático e extraordinariamente talentoso que desafiou as convenções sociais da altura e revolucionou o mundo da moda.
“Cristóbal Balenciaga” tem início com a apresentação da primeira coleção de alta costura do criador, em Paris, no ano de 1937. Para trás ficou uma carreira de sucesso nos seus ateliers de Madrid e San Sebastian, onde vestia a elite e a aristocracia espanhola. Contudo, os modelos que ditaram tendências em Espanha não funcionaram assim tão bem no império da moda que era a cidade de Paris naquela altura, onde Chanel, Dior e Givenchy eram já a referência da alta costura. Orientado pela sua obsessão por controlar todos os aspetos da sua vida, Cristóbal Balenciaga vai definir o seu estilo e tornar-se num dos estilistas mais importantes de todos os tempos.
“Cristóbal Balenciaga” é protagonizado por Alberto San Juan e conta com um elenco internacional que dará vida a personagens bem conhecidas do século XX. No elenco marcam presença Belén Cuesta (como Fabiola de Mora y Aragón); Josean Bengoetxea (como Nicolás Bizkarrondo, homem de negócios de San Sebastian); Cecilia Solaguren (no papel da sua esposa, Virgilia Mendizabal); Adam Quintero (como Ramón Esparza, colaborador); Thomas Coumans (como Wladzio D’Attainville, companheiro e sócio de Cristóbal Balenciaga); Gemma Whelan (como Prudence Glynn, jornalista do The Times); Anouk Grinberg (como Coco Chanel); Gabrielle Lazure (como Carmel Snow, diretora de moda da Harper’s Bazaar); Patrice Thibaud (como Christian Dior); Nine d’Urso (no papel da modelo Colette); e Anna-Victoire Olivier (no papel da atriz Audrey Hepburn).
A série é produzida por Xavier Berzosa através das produtoras Moriarti Produkzioak e Irusoin.
A equipa técnica de “Cristóbal Balenciaga” é, também ela, composta por profissionais de excelência. Entre outros, o compositor Alberto Iglesias, vencedor de 11 Prémios Goya, com 19 nomeações, quatro nomeações para os Óscares, três para os Bafta e duas para os Globos de Ouro, é responsável pela banda sonora original; Bina Daigeler, nomeada para os Óscares pelo filme “Mulan” dos The Walt Disney Studios e para os Emmy pelo figurino de “Mrs. America“, é a figurinista de “Cristóbal Balenciaga”, juntamente com Pepo Ruiz Dorado; Javier Agirre Erauso (vencedor de um prémio Goya por “The Giant“) é o diretor de fotografia; Mikel Serrano (vencedor de um Goya por “The Giant” e “Akelarre“) é o diretor artístico; Karmele Soler (vencedor de um Goya Award por “A Pele Onde Eu Vivo“) é o responsável pela maquilhagem.
Começou a caminhar nos alicerces de uma sala de cinema, cresceu entre cartazes de filmes e película. E o trabalho no meio audiovisual aconteceu naturalmente, estando presente desde a pré-produção até à exibição.