Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Mü, Corto Maltese – de Hugo Pratt

é a conclusão da série CORTO MALTESE de Hugo Pratt, numa edição a preto e branco da Arte de Autor. Conheça aqui os detalhes e as primeiras imagens.

Mü

“A embriaguez das profundezas, ou comido pelos mitos”

Em Mû, Corto Maltese passa a maior parte do tempo num estado de torpor. Para não dizer — atenção, estamos apesar de tudo no âmbito de um prefácio — «delirante». E quanto mais avançamos na leitura, mais dizemos a nós próprios que Hugo Pratt reclama a mesma coisa do leitor: uma forma de embriaguez necessária para mergulhar, sem nos afogarmos, nesta aventura antiga e subaquática. É certo que o autor deixa o leitor livre, mas dá-lhe ainda assim algumas pistas, para o caso de ele mudar de ideias e queres modificar a sua percepção, evocando ao longo das páginas quer «a melhor cocaína das Caraíbas», quer os «cogumelos mágicos

Prefácio: Christophe ONO-DIT-BIOT

«Ah, sim, sim, ele está a delirar…» — Mü

Hugo Pratt

Autor italiano de banda desenhada, escritor e aventureiro, nascido em 1927 e falecido em 1995, com apenas treze anos, combateu na Etiópia no exército de Mussolini, mas veio depois a colaborar com os Aliados como intérprete. Hugo Pratt é unanimemente considerado um dos maiores desenhadores do mundo.

As suas obras de banda desenhada, as suas obras gráficas e as suas aguarelas são expostas nos mais conceituados museus, do Grand Palais à Pinacothèque de Paris, passando pelo Vittoriano em Roma, o Ca’ Pesaro em Veneza ou o Santa Maria della Scala, em Siena. Pratt definia as suas histórias utilizando o termo “literatura desenhada”. É citado por autores e artistas como Tim Burton, Frank Miller, Woody Allen, Umberto Eco ou Paolo Conte. Viveu em Itália, na Argentina, em Inglaterra, em França e na Suiça. Viajante incansável, atravessou praticamente todo o resto do mundo.

Corto Maltese - Mü


Argumento e Desenho: Hugo Pratt
Edição: Cartonada
Formato: 225 x 297 mm
Número de páginas: 184
Impressão: Preto e branco com prefácio a cores
Data de Edição: Setembro de 2022
Editor em Portugal: Arte de Autor® Geomais, Lda
ISBN: 978-989-9094-13-0
PVP: 29,50€

Mü Mü

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.