Conheça a curta de animação vencedora nos Oscars
Para desânimo do cinema português, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood premiou outro título que não Ice Merchants.
Na 95ª edição dos Oscars, o prémio de Melhor Curta-Metragem de Animação foi entregue ao filme original da Apple O Menino, a Toupeira, a Raposa e o Cavalo.
Conheça a adaptação cinematográfica do livro que já vendeu mais 1,5 milhões de exemplares em todo o mundo.
O Menino, a Toupeira, a Raposa e o Cavalo, baseado no amado livro de Charlie Mackesy , foi aclamado como uma “obra de arte profunda e impressionante” (Collider) “traduzindo as ilustrações requintadas em animação desenhada à mão” (IndieWire), enquanto conta uma comovente “história de amor e esperança” que é “meia hora de alegria absoluta” (The Independent).
O aclamado filme também foi recentemente homenageado com uma vitória no BAFTA Film Award, quatro prémios Annie, incluindo Melhor Produção Especial, e uma indicação ao NAACP Image Awards para Melhor Curta (Animação).
“Esta história poderosa foi sentida profundamente pelo público por todo o mundo e mostrou que não importa a idade ou onde habita, nunca é tarde para espalhar nas nossas vidas compaixão, empatia e bondade. Parabéns a todos os envolvidos, incluindo às nossas equipas por todo o mundo. O Menino, a Toupeira, a Raposa e o Cavalo ilumina a magia de descobrir ligações em lugares inesperados, e estamos honrados que a Academia tenha premiado este filme lindo e comovente”, disse Jamie Erlicht, chefe de Vídeo Mundial da Apple.
A jornada comovente segue a improvável amizade de, como o título indica, um menino, uma toupeira, uma raposa e um cavalo viajando juntos na procura por um lar.
O filme recupera as distintas ilustrações de Mackesy, trazidas à vida com cores e por belas animações desenhadas à mão. Devido às restrições impostas pelo Covid-19, a animação foi feita remotamente envolvendo mais de 120 pessoas distribuídas por 20 países.
O Menino, a Toupeira, a Raposa e o Cavalo conta com as vozes de Tom Hollander como a Toupeira, Idris Elba como a Raposa, Gabriel Byrne como o Cavalo e Jude Coward Nicoll vocaliza o Menino.
O filme de Charlie Mackesy é produzido por Matthew Freud, a nomeada ao Oscar Cara Speller ( Pear Cider and Cigarettes ) da NoneMore Productions, e JJ Abrams (Star Trek, Missão: Impossível – Fallout, Star Wars: Episódios VII, VIII e IX)e Hannah Minghella, da Bad Robot Productions.
Realizado por Peter Baynton ( The Tiger Who Came to Tea ) e Charlie Mackesy, o filme é uma adaptação do livro original em colaboração com Jon Croker ( Paddington 2 ). O filme tem produção executiva de Jony Ive e do indicado ao Oscar Woody Harrelson ( Três Cartazes à Beira da Estrada, Larry Flynt ). A banda sonora original é da compositora Isobel Waller-Bridge (Emma), interpretada pela BBC Concert Orchestra e regida por Geoff Alexander. O filme é apresentado em parceria com a BBC.
A Apple fez história em 2022, ao conquistar três Oscars com CODA – No Ritmo do Coração, sendo a primeira vez que uma plataforma de streaming venceu o prémio para Melhor Filme, além do reconhecimento de Melhor Actor Secundário, para Troy Kotsur, e Melhor Argumento Adaptado, por Siân Heder.
CODA – No Ritmo do Coração também foi o primeiro filme protagonizado por um elenco predominantemente surdo em papéis principais a ganhar o prémio de Melhor Filme; Troy Kotsur, o primeiro actor surdo a ganhar o Oscar de Melhor Actor Secundário; e a argumentista e realizadora Siân Heder conquistou o seu primeiro Oscar.
O Menino, a Toupeira, a Raposa e o Cavalo está, desde 25 de dezembro, disponível na Apple TV+.
Começou a caminhar nos alicerces de uma sala de cinema, cresceu entre cartazes de filmes e película. E o trabalho no meio audiovisual aconteceu naturalmente, estando presente desde a pré-produção até à exibição.