Curtas de Vila do Conde

Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Cinema Português nos prémios da Academia Brasileira de Cinema

Há três filmes com assinatura portuguesa nomeados para os prémios da Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais.

“Restos do Vento”

Restos do Vento”, de Tiago Guedes, com argumento de Tiago Rodrigues e Tiago Guedes e produção da Leopardo Filmes compete na categoria de Melhor Filme Ibero-Americano.

Este filme que conta no elenco com Albano Jerónimo, Nuno Lopes, Isabel Abreu, João Pedro Vaz, Gonçalo Waddington, Leonor Vasconcelos, passa-se numa vila do interior de Portugal. Segundo a sinopse divulgada pela Leopardo Filmes, uma tradição pagã vai deixar marcas dolorosas num grupo de jovens adolescentes. 25 anos depois, ao reencontrarem-se, o passado ressurge e a tragédia instala-se.

Estreado no Festival de Cannes de 2022 e já exibido em vários certames internacionais, “Restos do Vento” foi premiado este ano nos Sophia, da Academia Portuguesa de Cinema.

 “A viagem de Pedro”, da realizadora brasileira Lais Bodanzky, coproduzido pela portuguesa O Som e a Fúria soma dez nomeações, incluindo a de Melhor Longa-Metragem, Realização, Melhor Ator, Argumento Original e Direção de Arte. Cauã Reymond é o protagonista deste elenco que conta também com Victoria Guerra, Isac Graça, João Lagarto, entre outros.

O filme imagina a travessia atlântica de Pedro I, imperador do Brasil (Pedro IV de Portugal), em 1831, abdicando do trono brasileiro rumo a Portugal para enfrentar o irmão, Miguel I.

Paloma”, de Marcelo Gomes, coproduzido pela portuguesa Ukbar Filmes, está nomeado para oito categorias, entre as quais melhor representação feminina, melhor realização, banda sonora e argumento original. De acordo com a sinopse, “uma mulher trans que está decidida a realizar seu maior sonho: um casamento tradicional, na igreja, com o seu namorado, Zé”.

A cerimónia de anúncio e entrega dos prémios está marcada para 23 de agosto, no Rio de Janeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Verified by MonsterInsights