Cinema: MOTELx 2018 – Revelados os Filmes Selecionados Para o Prémio de Melhor Longa de Terror Europeia

Pouco a pouco são revelados mais detalhes da 12ª edição do MOTELX – Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa.

MOTELx2018_Header

Serão 9 os filmes integrantes selecionados para o Prémio MOTELX – Melhor Longa de Terror Europeia / Méliès d’Argent, dos quais incluem duas produções Portuguesas em estreia mundial. Esta é a primeira vez que filmes de terror portugueses integram lista de seleccionados a este galardão.

Prémio MOTELX – Melhor Longa de Terror Europeia / Méliès d’Argent

MOTELX18_AnnaTheApocalypse

Anna and the Apocalypse (Reino Unido, 2017), de John McPhail. Estreia nacional.

Quando um apocalipse zombie ameaça a cidade de Little Haven na época natalícia, Anna e os seus colegas de escola vêm-se forçados a lutar e a cantar pela sua sobrevivência, enquanto são perseguidos por hordas de mortos-vivos.

Juntando forças com o seu amigo John, Anna e a sua equipa vão ter que derrotar bonecos de neve zombies, festas de despedida de solteira fora do controlo e as hormonas do ensino secundário para tentar salvar a família e a escola. Rapidamente vão descobrir que ninguém está realmente seguro neste novo mundo e que a única forma que têm para garantir a sobrevivência é confiarem uns nos outros.

MOTELX18_TheBlacksmithDevilErrementari

Errementari: The Blacksmith and the Devil (Espanha/França, 2017), de Paul Urkijo Alijo. Estreia nacional.

Um solitário ferreiro anda a ser perseguido por um diabo, que lhe exige a alma como pagamento de um acordo feito há anos durante a guerra. Mas o diabo não cumpriu a sua parte do acordo e o ferreiro recusa-se a entregar-lhe a alma, culpando-o pela sua vida miserável.

Estes dois personagens, paralisados por ódio e culpa, serão transformados por uma menina que surge nas suas vidas por acaso. Ela irá mostrar-lhes como resolver a sua contenda, custe o que custar.

MOTELX18_FourHands

Four Hands (Alemanha, 2017), de Oliver Kienle. Estreia nacional.

Após Sophie e Jessica terem testemunhado o brutal assassinato dos pais quando eram crianças, Jessica prometeu proteger para sempre Sophie, a sua irmã mais nova. Com o passar dos anos, esta promessa tornou-se uma obsessão. Agora, Jessica sofre de paranóia e vê por toda a parte ameaças contra si e a sua irmã. Mas Sophie quer viver uma vida normal sem medo e sem a sua irmã. Quer tornar-se pianista e namorar.

Quando os autores do homicídio são libertados após uma pena de 20 anos, Jessica fica chocada e quer confrontá-los. Mas um acidente vai mudar tudo. A promessa de Jessica de eterna protecção à sua irmã irá tornar-se num pesadelo existencial.

MOTELX18_GhostStories

Ghost Stories (Reino Unido, 2017), de Jeremy Dyson e Andy Nyman. Estreia nacional.

O professor Phillip Goodman, psicólogo cético por natureza, tem a sua racionalidade testada ao limite quando se cruza com uns ficheiros perdidos que contêm detalhes de três “assombrações” aterrorizantes.

Impressionado pelo que leu, Goodman embarca numa missão para encontrar explicações lógicas para estes casos. À medida que se debruça sobre estas histórias, o mundo racionalista que construiu à sua volta começa a desmoronar-se. É uma partida da sua mente ou existem forças ocultas em acção? Goodman é atraído gradualmente para a revelação de um segredo há muito guardado que irá virar o seu mundo do avesso.

Adaptação cinematográfica da peça de grande sucesso escrita e encenada pela dupla Andy Nyman e Jeremy Dyson que assinam a realização desta pequena antologia que é na realidade uma carta de amor ao cinema de terror britânico.

MOTELX18_HagazussaAHeathensCurse

Hagazussa: A Heathen’s Curse (Alemanha/Áustria, 2017), de Lukas Feigelfeld. Estreia nacional.

O inverno frio estende-se pelos Alpes do século XV. Uma jovem pastora vive com a sua mãe numa cabana no meio dos bosques.

Quando, certo dia, a mãe adoece misteriosamente e morre, Albrun fica sozinha e profundamente traumatizada. 20 anos passam e, já depois de se tornar ela própria mãe, Albrun começa a pressentir uma presença negra na floresta.

Numa espécie de delírio psicótico, as fronteiras entre a realidade e o pesadelo começam a fundir-se, à medida que ela é novamente confrontada com a morte da sua mãe e o mal que existe dentro de si mesma.

MOTELX18_InnerGhosts

Inner Ghosts (Portugal/Brasil, 2018), de Paulo Leite. Estreia mundial.

Helen é uma investigadora médica que está a desenvolver uma terapia revolucionária para tratar doenças cerebrais degenerativas.

Para provar as suas teorias, faz testes cognitivos em fantasmas: seres que aparentemente podem agir sem a necessidade de um cérebro físico, indicando que pacientes com cérebros inactivos possam comunicar através da alma.

Após a morte da sua filha, Helen jura para nunca mais entrar em contacto com o outro lado, mas tudo muda quando Elsa, uma jovem artista, lhe pede ajuda. O retorno ao mundo dos espíritos levará Helen cara a cara com um demónio que ela conheceu a vida toda.

MOTELX18_KnifeHeart

Knife+Heart (França/México/Suiça, 2018), de Yann Gonzalez.

Paris, Verão de 1979. Anne produz filmes porno gay de terceira categoria. Depois de ser deixada por Lois, sua montadora e amante, ela tenta recuperá-la rodando o seu projecto mais ambicioso de sempre, com a ajuda de Archibald, o seu flamejante assistente.

Mas um dos seus actores é brutalmente assassinado e Anne vê-se envolvida numa estranha investigação que irá virar-lhe a vida do avesso. Suspeita-se que um assassino mascarado esteja a perseguir a sua equipa e evitar a concretização do seu mais ambicioso projecto.

MOTELX18_Luz

Luz (Alemanha, 2018), de Tilman Singer. Estreia nacional.

Numa noite chuvosa, Luz, uma jovem taxista entorpecida, dirige-se para a iluminada entrada de uma estação de polícia. No outro lado da cidade, Nora seduz numa conversa o Dr. Rossini, psiquiatra da polícia. Nora está possuída por uma entidade demoníaca, que procura a mulher que ama: Luz.

MOTELX18_MutantBlast

Mutant Blast (Portugal, 2018), de Fernando Alle. Estreia mundial.

Maria, uma destemida soldado, e TS-347, um homem com uma força sobre-humana, estão a ser perseguidos por uma célula militar responsável por experiências científicas que deram origem a um apocalipse zombie. Pelo caminho, irão deparar-se com Pedro, um homem com poucas ambições e com uma enorme ressaca.

Juntos, irão tentar fugir para um local seguro, mas complicações irão surgir pelo seu caminho, na forma de uma bomba nuclear. Mutant Blast é a primeira longa-metragem de Fernando Alle, cuja curta-metragem Papá Wrestling recebeu uma menção honrosa no Motelx em 2009. Co-produzido pela Troma Entertainment.

  • A 12ª edição do MOTELX decorre de 4 a 9 de Setembro em Lisboa.

Fonte: MOTELX

  IndieLisboa 2019 reúne mais de 250 filmes em Maio

Ricardo Du Toit

Fã irrepreensível de cinema de todos os géneros, mas sobretudo terror. Também adora queimar borracha em jogos de carros.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *