Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Cinema – Análise: Soldado Milhões (2018)

O herói português da Primeira Guerra mundial chega aos cinemas com Soldado Milhões. Vais perder este marco importante no cinema nacional?

[ad#cabecalho]

Soldado Milhões 12 de abril nos cinemas
Soldado Milhões 12 de abril nos cinemas

Chama-se Milhais, mas vale Milhões!“, a história verídica de Aníbal Augusto Milhais na Primeira Guerra Mundial, um dos soldados enviados para a Batalha de La Lys, em 1918. Interpretado por dois atores diferentes, especificamente João Arrais que representa uma versão mais jovem, dando-nos um soldado resiliente, capaz de se sobrepor a ordens dos seus superiores e motivado por um amor que deixou para trás. Além disto, o enredo vai-se cruzando com um Milhais mais velho, interpretado por Miguel Borges, 20 anos após a guerra, retratando um pai de família que combate o constante reconhecimento fornecido e a sua luta pessoal entre honra e dignidade para com os “soldados sem nome”.

No ano em que se assinala o centenário da Primeira Guerra Mundial, a Ukbar Filmes e os realizadores Gonçalo Galvão Teles e Jorge Paixão da Costa trazem-nos Soldado Milhões, revolucionando de certa forma o cinema português. Criado através de relatos de pessoas próximas deste herói português, o filme assegura imediatamente uma grande ambição na tentativa de criar uma obra dramática e fiel à sua base, algo que cumpre de forma esplêndida. O enredo e edição singulares são capazes de abordar temas importantes, por vezes em demasia, mas sem nunca ofuscar a história principal, refletindo sobre política, economia, honra, censura, analfabetismo, amor, saudade e muitos mais temas que se vão descortinando nesta narrativa, relembrando filmes como Cartas da Guerra (2016).

João Arrais interpreta Milhais
João Arrais interpreta Aníbal Augusto Milhais

O excelente elenco de Soldado Milhões permite-nos também observar um misto de personalidades nestes jovens soldados, não se focando somente no herói português, mostrando-nos a importância existente em abordar os exércitos como um grupo de personalidades individuais que caminham para o mesmo objetivo, a sobrevivência. Além dos nomes já mencionados, no vasto elenco deste filme pode-se encontrar nomes como Tiago Teotónio Pereira, Ivo Canelas, Isac Graça, Raimundo Cosme, Graciano Dias, Nuno Pardal, Dinarte Branco, António Pedro Cerdeira e Lúcia Moniz.

Os efeitos especiais excelentes de Soldado Milhões
A Primeira Guerra Mundial em Soldado Milhões

É um filme que para além da sua inovação técnica, nomeadamente nos efeitos especiais, que conseguem retratar esta guerra de uma forma verídica, apresenta-nos também um tema comum no cinema português, a paisagem. Este tópico aliado à belíssima fotografia é constantemente abordado, revelando-se como uma personagem no seu decorrer. Neste filme, a guerra faz sem dúvida esse papel, bem como as imagens de uma serra, 20 anos depois, em que Miguel Borges consegue mostrar-nos a dificuldade em viver após um acontecimento tão dramático.

Soldado Milhões traz-nos um filme de guerra plausível, com um tema forte da história de Portugal e num formato que chegará facilmente aos espetadores portugueses.

  • Soldado Milhões estreou dia 12 de abril de 2018 nos cinemas.

Classificação: 4/5

Tiago Ferreira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Verified by MonsterInsights