Bilheteiras: os resultados do Natal
O Rei de Atlântida regressou às salas de cinema numa nova aventura, Aquaman e o Reino Perdido, mas o resultado espelha apenas o afastamento das grandes audiências aos filmes de super-heróis – neste caso da DC. Eis a análise do Natal de 2023, época em que outrora os cinemas registavam as maiores enchentes do ano.
Aquaman e o Reino Perdido foi o filme mais requisitado nas bilheteiras, somando 28 716 bilhetes nos primeiros 4 dias em cartaz e terminando a semana de estreia com 53 293 espectadores (aos quais acrescem os 1650 espectadores das sessões de pré-estreia).
O resultado desta nova aventura cinematográfica de Aquaman fica muito aquém dos 74 mil bilhetes vendidos no fim-de-semana de estreia de Aquaman, que terminou a primeira semana em exibição com 109 623 espectadores.
No entanto, Aquaman e o Reino Perdido tornou-se na melhor estreia deste ano de um filme da DC: Shazam! Fúria dos Deuses estreou com 17 945 bilhetes vendidos nos 4 dias de estreia; The Flash levou 23 740 espectadores no primeiro fim-de-semana; Blue Beetle somou 16 577 espectadores no fim-de-semana em estreia.
O cinema para toda a família reinou neste Natal, com Wonka, Patos! e Wish: O Poder dos Desejos a serem os títulos preferidos para uma ida ao cinema com miúdos e graúdos.
O mago do chocolate Willy Wonka, interpretado por Timothée Chalamet em Wonka, somou 16 861 bilhetes vendidos entre quinta-feira e domingo. Wonka terminou a semana de Natal com 35 137 espectadores nas salas de cinema. 3 semanas depois da estreia, Wonka já foi visto por quase 120 mil espectadores.
A atribulada viagem da família de patos continua a conquistar espectadores. Patos!, a nova divertida aventura de animação dos estúdios Illumination, somou 15 924 espectadores entre quinta-feira e domingo. A segunda semana em cartaz de Patos!, resultou num total de 33 703 bilhetes vendidos.
O mais recente título dos clássicos Disney, Wish: O Poder dos Desejos, somou 14 493 bilhetes vendidos no entre quinta-feira e domingo. O efeito do dia de Natal e dois dias seguintes, resultou em mais 16 979 espectadores. No próximo fim-de-semana a nova animação dos estúdios Disney atingirá o patamar dos 200 mil espectadores.
A estreia do polémico Som da Liberdade traduziu-se no quinto título mais procurado nas bilheteiras em semana de Natal. Nos primeiros 4 dias somou 5 908 espectadores. Após a primeira semana em cartaz, Som da Liberdade vendeu 12 882 bilhetes.
Nesta semana (e na próxima) a análise às bilheteiras reporta-se aos últimos 7 dias de exibição, contrariamente aos 4 dias de fim-de-semana como habitualmente é apreciado o resultado.
Box Office Portugal –Semana de 21 a 27 de dezembro
# |
TÍTULO |
Nº DIAS |
ESPECTADORES |
ECRÃS |
TOTAL DE ESPECTADORES |
1 |
Aquaman e o Reino Perdido |
7 |
53 293 |
113 |
54 970 |
2 |
Wonka |
21 |
35 137 |
111 |
119 048 |
3 |
Patos! |
14 |
33 703 |
113 |
64 555 |
4 |
Wish: O Poder dos Desejos |
35 |
31 472 |
92 |
191 677 |
5 |
Som da Liberdade |
7 |
12 882 |
32 |
12 882 |
6 |
Napoleão |
35 |
12 289 |
50 |
171 429 |
7 |
The Hunger Games: A Balada dos Pássaros e das Serpentes |
11 |
4 143 |
39 |
15 261 |
8 |
A Vingança do Professor Poutifard |
21 |
5 046 |
28 |
22 532 |
9 |
Dias Perfeitos |
13 |
3 840 |
21 |
8 704 |
10 |
Silent Night: Vingança Silenciosa |
35 |
2 893 |
16 |
10 775 |
Dados ICA – Instituto do Cinema e do Audiovisual; Ordenado por número de espectadores.
Começou a caminhar nos alicerces de uma sala de cinema, cresceu entre cartazes de filmes e película. E o trabalho no meio audiovisual aconteceu naturalmente, estando presente desde a pré-produção até à exibição.