A banda desenhada de Fernando Pessoa no Top de 2024
Na Radio Movimento PT Online, o especialista pessoano Ricardo Belo de Morais, jornalista, escritor e bibliotecário na Casa Fernando Pessoa, partilhou o seu top de publicações de livros de e sobre Fernando Pessoa lançados em 2024.
Esta emissão, a primeira de 2025, indicou o ranking de obras favoritas do especialista entre as muitas que foram editadas sobre Pessoa no ano anterior, que sublinham o ininterrupto fenómeno literário à volta do poeta e pensador alfacinha, de quem os editores portugueses continuam a oferecer ano após ano novas obras descobertas, bem como reedições e ensaios.
Os critérios subjetivos de Belo de Morais no seu programa de rádio “Fernando Pessoa Para Todas Pessoas”, favoreceram o valor cultural destas dez obras e as suas “características únicas de originalidade, pioneirismo ou pertinência e clareza de informação, ou até pela novidade trazida nas suas páginas”, agora que estamos prestes a assinalar o 90º aniversário do falecimento de Pessoa, a 30 de Novembro.
Entre os dez livros que o anfitrião destacou constam 3 obras que importam à comunidade de BD portuguesa; por ordem alfabética:
A Mensagem
uma adaptação de Pedro Vieira Moura (arg.) e Susa Monteiro (des.), coeditada por Levoir/RTP e álbum inaugural da coleção Clássicos da Literatura Portuguesa em BD, marca também a primeira vez que este livro – o único publicado em vida pelo poeta – é transporto para banda desenhada. Incluído no programa Ler+ (Plano Nacional de Leitura) no final de 2024, A Mensagem é um sucesso de vendas e de crítica, que é complementado por dossier pedagógico escrito pelo próprio Ricardo Belo de Morais.
A obra, “além da transcrição integral dos 44 poemas (…) é atravessada por delícias inúmeras e até atrevimentos”, em que se cita a presença do próprio Pessoa enquanto personagem ou a figuração de Adamastor com a face de Camões, criando assim uma obra para todas as idades que consegue “democratizar a obra de Fernando Pessoa”, mas sem nunca a vulgarizar, antes a valorizando.
Fernando Pessoa – O Menino que Sonhava
apesar de ser um livro de ilustração infantil e não de banda desenhada, é importante também deixar o destaque a este livro pois é escrito por André Morgado, desenhada pelo brasileiro Tainan Rocha e é publicado pela editora A Seita através da sua colecção Bicho Carpinteiro. Este álbum marca o regresso ao universo pessoano por parte do escritor, que antes já havia escrito A Vida Oculta de Fernando Pessoa (2015).
“Bonito e inteligente”, e dirigido a todas as faixas etárias, foi considerado uma entrada fácil no grupo de melhores obras pessoanas existentes, ao apresentar aos leitores uma introdução no mundo poético de Fernando Pessoa através da “celebração da imaginação, criatividade e poesia”.
Quaresma, o Decifrador – A Morte de Dom João
uma adaptação do homónimo conto policial de Fernando Pessoa, escrito há mais de um século, é transposto para BD por autoria e edição de Mário André, via a chancela Kustom Rats.
Este 3º volume da série que o autor estreou em 2022, feita de álbuns autoconclusivos, adapta pela primeira vez para arte sequencial as investigações policiais do Dr. Abílio Quaresma, “médico sem clínica e ávido decifrador de charadas da vida real”, cujo génio rivaliza Sherlock Homes. Neste conto, investiga-se um assassinato insólito que recupera para a literatura lusitana a figura popular do romântico D. João, e que eleva Mário André ao autor de BD a nível internacional que mais vezes enveredou em obras de cariz pessoano.
Além do prefácio do investigador Nuno Ribeiro, é também referido o posfácio do autor de BD Daniel Maia, que ali publica estudo académico sobre as adaptações da obra de Pessoa e figurações do próprio para banda desenhada, a nível mundial, o qual “dá à obra um inusitado valor acrescentado”. Nesta investigação, o autor aponta por ordem de publicação todos os 14 álbuns produzidos até à data, de edição profissional e independente, de e com Fernando Pessoa, assim como menciona BDs curtas.
Vejam o videocast na integra neste link.
Ricardo Belo de Morais é também tradutor do vindouro O Intranquilo Sr. Pessoa, de Nicolas Barral, que será publicado em Maio pela Levoir.
Dário é um fã de cultura pop em geral mas de banda desenhada e cinema em particular. Orgulha-se de não se ter rendido (ainda) às redes sociais.