“Barbenheimer” no streaming
Barbie e Oppenheimer são os filmes do momento nas salas de cinema, e muitos leitores questionam sobre quando podem rever “Barbenheimer” no conforto da sua casa, através das plataformas de streaming.
Os filmes de Christopher Nolan são feitos para ver nas salas de cinema, e Oppenheimer não é excepção! O filme continua a esgotar sessões, e a procura por bilhetes para assistir às projecções em IMAX a partir de película de 70mm já gera comentários como “é mais fácil conseguir bilhete para o concerto da Taylor Swift”. É comum encontrar as sessões de IMAX 70mm com as exibições completamente esgotadas até 16 de agosto, e o prazo de permanência do filme em cartaz acaba de ser alargado em muitas salas espalhadas pelo globo.
Em Portugal, Oppenheimer não tem cópias em película (de 35mm ou 70mm) estando apenas disponível em soluções de cinema digital.
A emocionante biografia gira em torno de Cillian Murphy como J. Robert Oppenheimer e narra desde a sua ascensão à criação da bomba atómica e as consequências da decisão.
A Universal Pictures não antecipa a data exata de lançamento no streaming para Oppenheimer, mas presume-se que o filme de Christopher Nolan chegue primeiro (em Portugal) à plataforma SkyShowtime. A Universal Pictures não recorre a um prazo previamente definido para os seus títulos estarem em exibição nas salas de cinema, no entanto uma das exigências do realizador para trabalhar com o estúdio foi a exclusividade de 100 dias no grande ecrã.
Isso significa que o primeiro lançamento digital de Oppenheimer, nas plataformas de Video On Demand (VOD) em regime de aluguer ou aquisição, aconteça a 30 de outubro de 2023.
Assim sendo, a chegada à plataforma de streaming pode demorar mais ou menos um mês.
No entanto, o prazo de exibição nas salas de cinema pode ser extendido devido ao sucesso de Oppenheimer e à previsão de nomeações aos Oscars.
Barbie é o sucesso das bilheteiras do Verão de 2023 e apresenta um elenco de estrelas encabeçado pela Barbie de Margot Robbie e Ken de Ryan Gosling e afigura-se como um dos maiores sucessos do ano.
Barbie é realizado por Greta Gerwig e segue uma história onde Barbie deixa a Barbie Land para descobrir o mundo real.
É a primeira vez que a icónica boneca da Mattel ganha vida num filme de imagem real.
Com o filme a ser um estrondoso sucesso global, é previsível que a Warner Bros. não ceda ao lançamento do filme na sua plataforma de streaming, a HBO MAX, nos prazos anteriormente utilizados em títulos como Evil Dead Rise ou The Flash, ou seja, cerca de 60 dias. Muito menos, nos prazos que foram utilizados recentemente nos lançamento de VOD, entre 18 a 45 dias após a estreia nas salas de cinema.
Se o filme continuar a render dinheiro nos cinemas, é possível que Barbie chegue ao streaming apenas em Outubro ou até mesmo que sejaa aposta para o feriado norte-americano de Acção de Graças, em novembro.
É expectável, que, a Warner Bros. lance o filme nas plataformas de VOD antes do streaming, sendo previsível apontar a estreia digital no início de setembro de 2023 (especula-se 5 de setembro).
Como este é o título de maior sucesso recente da Warner Bros., a casa mãe da HBO Max, não será fácil encontrar Barbie no extenso catálogo de plataformas como Netflix.
E se falamos dos êxitos do Verão de 2023, saiba que Missão: Impossível – Ajuste de Contas: Parte Um chega às plataformas de VOD a 10 de Outubro (data disponibilizada internacionalmente pela Prime Video). Ou seja, Tom Cruise definiu 90 dias para exibição exclusiva nas salas de cinema.
Quanto a Indiana Jones e o Marcador do Destino é possível prever que no final de agosto chegue às plataformas de Video On Demand e o lançamento na plataforma de streaming Disney+ aconteça a meio do mês de Outubro.
O cinema foi pensado para ser partilhado com uma plateia. Para Ver Cinema, Vá ao Cinema!
Começou a caminhar nos alicerces de uma sala de cinema, cresceu entre cartazes de filmes e película. E o trabalho no meio audiovisual aconteceu naturalmente, estando presente desde a pré-produção até à exibição.