Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Apresentação do livro: Conger Conger Comix

Poderão (re)visitar a instalação “StoryTellers”, patente no Parque Silva Porto em Benfica, que este domingo 5 de junho às 11h apresenta o livro Conger Conger Comix, na sua primeira edição impressa!
 
 
Desde Agosto do ano passado que o Parque Silva Porto, em Benfica, tem novos habitantes – os Story Tellers! Estas pequenas esculturas da autoria do artista Fulviet – vieram dar uma nova vida ao Parque e proporcionar novas experiências a quem o visita!

Junto a estes simpáticos personagens podem encontrar QR Codes que dão acesso a excertos de Bandas Desenhadas de autores nacionais e internacionais. O principal objectivo desta intervenção é dar a conhecer um pouco da história da banda desenhada, com especial ênfase na portuguesa, e criar novas formas de apreciar o Parque através da cultura interactiva. 
 

No primeiro trimestre do projecto, abrindo o Outono, estiveram patentes oito autores representando as diferentes épocas da BD em Portugal, desde Raphael Bordalo Pinheiro (1846-1905) até Nuno Saraiva, passando por Carlos Botelho (1899-1982), Sérgio Luís (1921-43), Eduardo Teixeira Coelho (1919-2005), José RuyIsabel Lobinho (1947-2021) e Fernando Relvas (1954-2017).
 
No Inverno o tema recaiu sobre a cidade de Lisboa com trabalhos de Relvas – justificado com a reedição de Concerto para Oito Infantes e Um Bastardo -, O Eterno Passageiro de Luís FélixAna de Nuno Artur Silva e António Jorge Gonçalves“Bairro Alto” de Ana Cortesão, as antologias Lisboa 24h00 (Bedeteca de Lisboa; 2000) e Lisboa é very very Typical (Chili Com Carne; 2015) e ainda pela primeira vez em português a BD de José Smith Vargas publicada na revista italiana Internazionale.
 

Para esta Primavera, estação da renovação da vida, aproveitamos para “abrir as portas dos QR” a novos autores em ascensão como Gonçalo DuarteAlexandra Saldanha, a dupla de “Azoresploitation” Francisco Afonso Lopes e Francisco LacerdaRodolfo MarianoDois VêsTiago da Bernarda e Mariana Pita

Conger Conger Comix é uma “BD cadáver esquisito”, isto é uma BD em que começa um autor e que passa para o outro sem poder controlar a direcção da história. Esta experiência narrativa foi realizada entre Junho e Dezembro de 2021, todos os meses com um autor diferente que saía em cada novo número da agenda alternativa Yuzin. A publicação açoreana convidou a Associação Chili com Carne para ter BD nas suas páginas e foi este o resultado. Assim, StoryTellers e Conger Conger Comix, dois projectos criados em 2021 encontram-se agora, nesta Primavera, em que será lançado um livro que compila este “cadáver esquisito”, que tem a capa e design do Gregory Le Lay.
 
 
O livro impresso vai ser lançado este domingo, 5 de junho, às 11h com a presença dos autores,  ao pé dos campos de Padel do Parque Silva Porto, em Benfica.
 
StoryTellers é uma iniciativa promovida pela Junta de Freguesia de Benfica, em parceria com a Bedeteca de Lisboa e a Galeria de Arte Urbana, sendo da autoria do Coletivo Booksonwall, um coletivo artístico multidisciplinar com origem no Uruguai.
 
Conger Conger Comix

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.