Apple desafia o futuro do entretenimento
A Apple pretende revolucionar a maneira como vemos cinema, ou conteúdos audiovisuais. Com o objectivo de transportar – sem sair do local – o sistema sensorial do espectador, chegam séries e filmes filmados com recurso ao Apple Immersive Video e cuja estreia é uma exclusividade da solução Apple Vision Pro.
O Apple Immersive Video é um formato de narrativa notável que aproveita o vídeo 3D gravado em 8K com um campo de visão de 180 graus e Spatial Audio para transportar os espectadores para o epicentro da ação.
“O Apple Immersive Video é um salto inovador para a narrativa, oferecendo aos utilizadores do Apple Vision Pro experiências marcantes com um senso incomparável de realismo e imersão”, disse Tor Myhren, vice-presidente de Marketing Communications da Apple. “Desde sobrevoar vulcões no Havaí e surfar ondas enormes no Taiti, até apreciar apresentações dos maiores artistas e atletas do mundo de perspectivas totalmente novas, o Apple Immersive Video revoluciona a maneira como as pessoas vivenciam lugares, histórias, desportos e muito mais, fazendo com que os espectadores sintam que estão realmente lá. É a próxima geração de narrativa visual, e estamos animados para levá-la a mais pessoas por todo o mundo.”
Ainda este ano, os utilizadores poderão aproveitar apresentações especiais com os maiores artistas do mundo, começando com uma experiência imersiva de The Weeknd; a primeira curta-metragem Apple Immersive com argumento, Submerged, escrita e realizada pelo vencedor do Oscar Edward Berger; uma visão dos bastidores e do campo de jogo do NBA All-Star Weekend de 2024; e Big-Wave Surfing, a primeira parte de uma nova série desportiva com a Red Bull.
Submerged é ambientado durante a Segunda Guerra Mundial, com a história de acção e aventura a colocar os espectadores a bordo de um submarino enquanto os marinheiros da embarcação lutam para sobreviver a um ataque mortal.
Escrito e realizado pelo vencedor do Oscar Edward Berger (A Oeste Nada de Novo), Submerged mostra os recursos exclusivos de narrativa que só são possíveis com o Apple Immersive Video.
Com Boundless, os espectadores embarcam em viagens com as quais sempre sonharam, enquanto conhecem pessoas inspiradoras em lugares extraordinários. Em “Hot Air Balloons”, os espectadores voam para os céus sobre a paisagem incrível da Capadócia, na Turquia. No próximo episódio, “Arctic Surfing”, os espectadores podem fluir com um grupo de surfistas corajosos que se mudaram para uma região gelada ao norte do Círculo Polar Ártico em busca de ondas de inverno.
A próxima edição de Wild Life , a série de documentários sobre a natureza que aproxima os espectadores de algumas das criaturas mais carismáticas do planeta, e Elevated , uma série de viagens aéreas que leva os espectadores por vistas icónicas de alturas impressionantes.
A Apple e a Blackmagic Design incentivarão cineastas profissionais a dar vida às suas visões criativas com um novo segmento de trabalho de produção para o Apple Immersive Video, incluindo uma câmara Blackmagic totalmente nova — URSA Cine Immersive — e versões atualizadas do DaVinci Resolve Studio e do Apple Compressor. Este kit de ferramentas abrangente, que estará disponível ainda este ano, ajudará a tornar filmes e séries ainda mais imersivos disponíveis para usuários do Apple Vision Pro em todo o mundo.
O Apple Vision Pro está disponível na Austrália, Canadá, China continental, Hong Kong, França, Alemanha, Japão, Singapura, Reino Unido e EUA.
Os vídeos imersivos da Apple estão disponíveis sem custo adicional na Apple TV nos países e regiões indicados anteriormente.
Nesses países e regiões, os curiosos podem aproveitar uma apresentação do Apple Immersive Video e aprender mais sobre a magia do Apple Vision Pro, agendando uma demonstração gratuita de 30 minutos na Apple Store local.
Começou a caminhar nos alicerces de uma sala de cinema, cresceu entre cartazes de filmes e película. E o trabalho no meio audiovisual aconteceu naturalmente, estando presente desde a pré-produção até à exibição.