Análise – Microsoft Flight Simulator (Xbox Series X|S)
Pouco menos de um ano depois do seu grande lançamento no PC, eis que chega a muito antecipada versão para a Xbox Series X|S de Microsoft Flight Simulator.
Durante o lançamento inicial, fizemos uma viagem de Lisboa para o Porto no nosso jacto privado, enquanto víamos o belíssimo litoral do país.
Um ano de actualizações e desenvolvimentos em Microsoft Flight Simulator oferecem agora o que é a derradeira experiência nas consolas, ainda que com algumas limitações compreensíveis, devido à exigência do próprio. Este continua a ser um dos jogos mais exigentes no PC, mesmo com as especificações de todo a não conseguirem manter os 4K a 60fps de forma constante. Logo assim, a Asobo Studio tinha em mãos uma enorme tarefa, que foi cumprida com honras.
Explorar o mundo nunca foi mais fácil, com o adicional do acesso gratuito aos World Updates, que aumentam a experiência de voar pelos céus e ver as vistas, desde Japão, ao Reino Unido, passando pelos países Nórdicos. Aliado ao sistema em tempo-real da Bing, grande parte daquilo que vemos torna-se na forma mais próxima possível de vermos o mundo sem sairmos de casa. Também existe a possibilidade de descarregar a versão offline, que desliga o streaming em tempo real dos mapas e das texturas, substituindo-as por versões genéricas. Esta troca justa para aqueles que estão offline permite que possam desfrutar do jogo sem comprometer algo de maior.
Graficamente, este corre a uns constantes 30fps, sem nunca baixar por nada, mostrando a beleza do mundo com bastante detalhe, capaz de satisfazer os jogadores que procuram serem ases dos céus. Durante a análise, não notamos grandes compromissos que tirassem o prazer de ver muitas das cidades recriadas com alta fidelidade, aumentando o nosso desejo de ir explorar o mundo na vida real.
No entanto, é nos controlos que as coisas começam a descair um pouco. Microsoft Flight Simulator foi e será sempre um jogo pensado primariamente para o PC. Utilizar o comando da Xbox no PC, junto com apoio de um teclado e rato, facilita muito das partes mais burocráticas do jogo, e aqui o mesmo pode ser atingido, caso tenham espaço para isso. Utilizar somente o comando para controlar os menus, ordem e outras escolhas enquanto são estão a voar pode causar uma ligeira dor de cabeça, necessitando de ser mais simplificado para quem utiliza exclusivamente o periférico de origem da consola.
Felizmente, podemos ajustar o grande leque de assistências, de modo a que as mesmas se adaptam ao nosso nível de jogo, facilitando muitas das tarefas necessárias para descolar e aterrar, podendo nós focar no prazer de viajar.
Assim, a entusiasmante chegada de Microsoft Flight Simulator às consolas da Xbox Series X|S podem ser consideradas um sucesso, tendo em conta tudo o que era necessário para se tornarem pilotos aéreos, dando nos a experiência mais completa e autêntica de voar aviões, como nenhuma outra
Nota Final: 9/10
Fã irrepreensível de cinema de todos os géneros, mas sobretudo terror. Também adora queimar borracha em jogos de carros.