Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

Alma Viva: revelado o candidato de Portugal aos Óscares

Alma Viva, da realizadora luso-francesa Cristèle Alves Meira, é o candidato de Portugal a uma nomeação para o Oscar de Melhor Filme Internacional, em 2023, revelou a Academia Portuguesa de Cinema.
A escolha foi o resultado de uma votação entre os membros da Academia Portuguesa de Cinema, onde constavam outros quatro filmes: Lobo e Cão, de Cláudia Varejão, Mal Viver, de João Canijo, Restos do Vento, de Tiago Guedes, e Salgueiro Maia – O Implicado, de Sérgio Graciano.



Com produção da Midas Filmes e em co-produção com França e Bélgica, Alma Viva teve a sua estreia mundial na Competição da Semana da Crítica do Festival de Cannes em 2022. O filme retrata a emigração portuguesa, as famílias que se separam e as complexas diferenças económicas e sociais que daí advêm.

A história do filme centra-se em Salomé, uma menina, filha de emigrantes portugueses em França, que passa o verão numa aldeia com a avó, com quem tem uma forte ligação afetiva e espiritual.



Como todos os anos no Verão, a pequena Salomé regressa à aldeia natal da sua família, nas montanhas de Trás-os-Montes, para passar as férias. É um tempo de festa e de descontração, mas, de repente, a sua adorada avó morre. Enquanto os adultos se disputam por causa do funeral, Salomé é assombrada pelo espírito daquela que na aldeia era vista como uma bruxa, a sua avó.



A história foi completamente inspirada em histórias poderosas e misteriosas que ouvi ao pé da lareira. Essas histórias são quase como a memória arcaica de Portugal, a matriz da nossa cultura e eu queria voltar a essas tradições e contar essas histórias no cinema, para estar nessa transmissão de cultura“, explicou Cristèle Alves Meira à agência Lusa por ocasião da estreia mundial.

Alma Viva conta com as interpretações de Lua Michel, Ana Padrão, Jaqueline Corado, Ester Catalão, Duarte Pina, Arthur Brigas e Catherine Salée.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.