Central Comics

Banda Desenhada, Cinema, Animação, TV, Videojogos

All-Girlz Galore

All-Girlz_Galore_0Apresentado em Maio no V Festival Internacional Banda Desenhada de Beja (FIBDB), este lançamento marca o regresso do projecto All-Girlz às lides editoriais, após a publicação em 2006 do prozine original (All-Girlzine), sendo uma iniciativa que visa destacar os trabalhos das autoras de BD portuguesas, dando também a conhecer algumas estreantes no sector.

Intitulado All-Girlz Galore, este 2º comic reúne novamente uma dezena de artistas, desta feita elegendo as tendências estéticas e temáticas indie como corrente comum às obras, indo de propostas mais plásticas a técnicas (ou tecnológicas) e passando por uma panóplia de estilos gráficos: do ousado lápis e grafite às colagens, até à sofisticada arte digital, com estilização em line-art a preto-e-branco ou a tonings a cinza.
Tematicamente, o leque estende-se por contos intimistas e humorísticos, mas sempre com teor pessoal e sexualidade à mistura, que duma forma mais declarada ou subtil não deixa de reflectir o cunho autoral destas narrativas.

Abrindo a edição, temos a ilustradora Inês Casais (também autora da capa) com “O Mito de Actéon”, que adapta o conto clássico grego (de voyeurismo) em que um caçador é vítima dos próprios cães após espiar a deusa Diana a banhar-se.
As profissionais de ilustração Marta Monteiro e Ana Biscaia contribuem com contos introspectivos onde reafirmam as suas linguagens gráficas próprias, em “Is that all there is” e “Fechou a Loja”, respectivamente.

E a dupla Sara Franco (arte) e Raquel Alves Coelho (texto), com tradução para inglês por Richard Lewis, apresentam a malograda vida amorosa da epónima heroína, em “Code-name: Berta”.
Da arquitecta e também experiente capista Sónia Oliveira, chega “Desencontros”, que contraí numa mesma história dois contos sobre abandonos com os quais a autora participou em concursos no país vizinho.
A polivalente Kati Zambito assina “Múuu!”, um conto absurdista de equívocos de identidade, figurando duas bizarras criaturas e uma vaca.

E doutras autoras, que haviam participado em BDs no prozine original: Andreia Rechena regressa com “Annushka, a Boneca”, onde satíriza o romantismo entre os brinquedos da nossa infância; a designer gráfica e cartoonista Joana Sobrinho narra mais desventuras urbanas via a personagem “Natália”; e por fim, da designer e artista plástica Cláudia Dias, temos dois enamorados numa sequência cujo título “Osmose” diz tudo.

All-Girlz Galore foi recentemente nomeado para o prémio Melhor Fanzine pelos júris dos PNBDs do 20º Amadora.

ALL-GIRLZ GALORE
Arga Warga Edições © (Maio, 2009)
Edição: Daniel Maia | Design: Estéfano Gomes
Ilustração de Capa: Inês Casais e Estéfano Gomes
Autoras: Ana Biscaia, Andreia Rechena, Cláudia Dias, Inês Casais,
Joana Sobrinho, Kati Zambito, Marta Monteiro, Raquel Alves Coelho,
Sara Franco e Sónia Oliveira.
150 exemplares | 32 páginas | Interior a Preto/branco
PVP. 4,00€
Compra Aqui Este Fanzine